Autor Tópico: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2  (Lida 32012 vezes)

Offline MEg-LitU

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #15 em: 09 de Abril de 2010, 14:20 pm »
Excelente report Meg_LITU
Não fui eu que fiz  :grin:
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Offline vit77

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #16 em: 09 de Abril de 2010, 18:59 pm »
São mesmo esses vídeos!

Foi à esses gajos que comprei no youtube :)


Offline lineti2008

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #17 em: 09 de Junho de 2010, 00:33 am »
esperimentei fazer isso no meu Laguna..rodei um pouco o punho e depois puxeis..retirei o fole para colocar um novo..ate aqi tudo ok..agora ao voltar a encaixar..tem dias em ke vou a conduxir e o punho salta..quando vou meter 1ª..entra é a marcha atras..ja apanhei imensos sustos ate mesmo em auto estrada..Ha por ai algum mod de como se coloca todas akelas pecas incluido molas e aqueles apliques de plastico...nao sei..como faxer..se alguem puder ajudar..caixa de 6 velocidades 1.9 dci....obrigado

Offline nelsonjrgomes

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #18 em: 09 de Junho de 2010, 15:42 pm »
A  mim também me aconteceu quando mudei a minha, e andei bastante tempo a apanhar esses sustos até me dar ao trabalho de, na semana passada, pôr tudo no sítio.

Agora não tenho fotos, porque já puz tudo no sítio e colei o punho. Mas, em traços gerais, isto é o que acontece:

Quando retiras o punho da manete, por baixo existe uma peça plástica preta, que quando se retira o dito punho da peça metálica tem o triste hábito de rodar sobre si própria. Isso faz com que, ao engatar a marcha-atrás e depois a passar para ponto morto, na realidade continue engatada a marcha-atrás (eu quando tentei montar tudo começou a embraiagem a cheirar a queimado, pois quando, para experimentar, tentei engatar uma 2ª, a caixa estava presa em marcha-atrás... valente susto, mas não houve nenhum estrago de maior). Essa peça tem que estar bem alinhada com a dita manete, logo roda-a com um alicate de pontas, até estar centrada - a peça tem reentrâncias laterais que devem estar alinhadas com as laterais da manete, às 3 horas e às 9 horas. Essas reentrâncias são onde entram os encaixes de plástico, da anilha que se puxa para cima quando se engata a marcha-atrás, que depois serão rodados um quarto de volta até estarem "escondidos" pela dita peça plástica .

Depois de teres a dita peça centrada, coloca a mola dentro da manete, e encaixa a manete na peça metálica, de forma a que as reentrâncias da peça preta coincidam com os encaixes da dita anilha, para de seguida rodares a manete um quarto de volta, até ficar na posição certa (inicialmente colocas a manete a "apontar" para o volante, para ao rodares um quarto de volta no sentido dos ponteiros do relógio ficar na posição certa).

Depois de tudo no sítio, experimenta uma série de vezes engatar a marcha-atrás e desengatar, para confirmar que ao engatar a 1ª não engata a marcha-atrás novamente. É provável que tenhas que fazer pequenos reajustes na dita peça preta que fica por baixo da manete, rodando-a com o alicate de pontas, até que fique no sítio (ainda tenho a ferida no indicador esquerdo de ter espetado o c@brão do alicate de pontas quando tentava rodar a peça, porque eu tinha inadvertidamente colado a mesma quando colei a dita cobertura).

Depois de garantires que a peça está bem encaixada e que a marcha-atrás engata e desengata sem problemas, voltas a desencaixar a manete com cuidado (para não rodar a peça) e colocas cola de contacto onde a manete fixa na peça metálica, para que a manete não volte a rodar e não volte a acontecer o mesmo.

O testamento está grande e pode parecer confuso, mas se ainda tiveres dúvidas "posta" aí as fotos da manete desencaixada, e eu faço umas anotações nas fotos para perceberes melhor as ideias.

Bom trabalho!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline rruuii_

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #19 em: 06 de Abril de 2011, 19:11 pm »
Boas

Resolvi desenterrar este tópico, pois vou precisar de trocar quer a pele junto aos nº da manete que a outra que acompanha a própria manete, e aproveito para mudar também a do travão de mão.

Ao que li neste post... vou ter tourada pela certa, lol.  :lipsrsealed:

Mas obrigado pelas dicas, pelo video e ao mesmo tempo pelo fornecedor ;)

Já só falta confirmar o valor de tudo com portes e tudo.

Cumprimentos ;)

 Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline BlackMiau

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #20 em: 04 de Maio de 2011, 12:51 pm »
Estou a ver que tenho tourada semelhante pela frente...
Não gostas da maneira como conduzo? Então sai do passeio!!

Offline rruuii_

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #21 em: 04 de Maio de 2011, 12:56 pm »
Estou a ver que tenho tourada semelhante pela frente...

É pacifico, logo dou-te os valores que paguei ;) O que mais custou foi mesmo o "fole", pois está agrafado ao plástico que encaixa em baixo

 Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline rruuii_

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #22 em: 04 de Maio de 2011, 18:35 pm »
Gata Preta

paguei por:
- Pedaço de pele da ponta da manete ( onde leva a chapa com as velocidades )
- "Fole" ou "Forra" em Pele da manete de velocidades
- "Fole" ou "Forra" da manete do travão de mão

+ os portes da terra de sua majestade pra cá...........
24.34€

A montagem do pequeno pedaço de pele da ponta da manete, o que pensaria que ia dar mais trabalho, foi bastante fácil. Sobre os foles ou forras, vi-me um cadinho mais aflito, pois como tinha dito aquilo gasta na ponta do fole um aro plastico que é o que prende, e o fole estava agrafado com agrafos jeitosos. Tive te tirar um a um, e depois tipo, ficou um pouco "de qualquer maneira" consegui voltar a agrafar ( à mão,lol ) uns 3 ou 4 agrafos, o resto foi à pressão.

Comprei na casa que aparece no video do youtube

Cump

Rui

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Offline rruuii_

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #23 em: 04 de Maio de 2011, 18:37 pm »
Ps.... Eles apenas trabalham com PayPal, ou pelo menos.... forçam para ser assim !!!

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Offline BlackMiau

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #24 em: 04 de Maio de 2011, 18:59 pm »
Então terá de ficar para outras núpcias.

Deram-me uma manete aqui há uns tempos (versão chinoca) que terá de servir para o desenrasca. Ou então salta-me a chapa :laugh:
Não gostas da maneira como conduzo? Então sai do passeio!!

Offline rruuii_

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #25 em: 04 de Maio de 2011, 19:02 pm »
Ou então salta-me a chapa :laugh:

Tubo de super cola 3 nessa chapa e voilá tá como novo  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline BlackMiau

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #26 em: 12 de Maio de 2011, 17:15 pm »
Já está trocada a manete. Foi mais rápido do que estava a pensar.

Quando encontrar o cabo do Nokia, meto aqui as fotos.
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Offline BlackMiau

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #27 em: 27 de Maio de 2011, 18:56 pm »
Viva as manetes dos chineses :P

Derreteu com o calor e saltou fora. Lá vou eu voltar a colocar a de origem, lol.
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Offline Artur

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #28 em: 27 de Maio de 2011, 18:56 pm »
lol

Offline Rui

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Re: Troca da manete da alavanca das velocidades - Laguna 2
« Responder #29 em: 27 de Maio de 2011, 19:25 pm »
Viva as manetes dos chineses :P

Derreteu com o calor e saltou fora. Lá vou eu voltar a colocar a de origem, lol.

mega lol
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: