CarÃssimos,
Descrevendo muito sinteticamente o meu problema, espero que me consigam dar uma ajuda / conselho, de forma a que consiga resolver isto sem "escalar" o problema para aq Renault e, portanto, ficar sem carro durante 1 ou 2 dias.
Ora, fui ontem buscar uma Espace Initiale Paris de 12/2015. Poucos kms (nacionais, garantidos e assistidos na marca), 3 anos de garantia total, excelente preço = grande negócio (acho eu).
Papelada tratada, briefing do carro e do showoff das luzes, massagens e tal, tudo fino... até chegar o pairing Bluetooth do telefone. Não experimentei logo as chamadas e o media, mas fez bem a ligação e assumi que estivesse tudo ok. Assino tudo, passou bem e votos de boa sorte, faço-me à estrada. Ligo, arranco, olho para o ecrã... tudo preto. Nem ecrã, nem as luzinhas do comando RLink. Paro, meto em R, volto 5 metros atrás e digo "temos um probleminha". Nem câmara, nem sons de estacionamento... nada
O técnico viu, tentou fazer reset (os tipos da Carnext estão pouco habituados a Espaces) e nada. Fiquei de lá ir hoje. E bem disposto que eu estava
Entretanto, vi na net como fazer o reset (carregar no power uns segundos - se bem que o que parece ter-lhe "dado vida" fosse ficar a carregar no botão do comando?) DESLIGUEI O BLUETOOTH e voilá. Volta à vida.
Ligo o Bluetooth, emparelha, funciona durante uns segundos. Ligo o AC no auto, para experimentar o climatizador, e começa a bombar uma gélida e agradável brisa no máximo (estava bastante calor no parking) e soube-me pela vida. Dito isto, saio do parque do escritório e... o ecrã bloqueia quando tentava por o spotify a tocar. Desta vez não desliga, mas fica bloqueado no relógio e nenhum botão reage. E como devo ter atirado pedras à cruz, não só o AC continua no máximo (sem que o consiga desligar), como fica - acreditem, porque isto nem inventado - o Andre Sardet a tocar a sua musica "gosto de ti" (ou lá como é) sem que eu possa MUDAR o radio. Pior. A seguir vem um grande exito dos igualmente inenarráveis Polo Norte. Deve ser para condizer com o AC no máximo até casa. A RFM dá isto (!)
A julgar por ontem, já sei que deixar o carro no stand vai dar no mesmo. Eventualmente, vão levá-lo à Renault e deixar-me sem carro 1 ou 2 dias.
Vou tentar resolver eu próprio. Descobri que se não ligar o bluetooth, aquilo funciona perfeitamente. Não vos sei agora precisar a versão do Rlink, mas o site da Renault diz - a partir do meu VIN - que não são necessárias atualizações. Mas também diz que o meu telefone, um Nokia 7Plus só tem Android 8.1.
2 + 2 = 4 e o Rlink não se deve estar a emparelhar com o Android 9.0 Pie (a versão mais recente). Será este o problema? Já aconteceu a algum de vós? Há alguma truque para dar a volta à questão? Valerá a pena atualizar para outra versão do Rlink? Não acham um bocado dramático o sistema do carro bloquear completamente (e perder funções importantes) só por causa de um problema de compatibilidade bluetooth?
Desde já o meu obrigado!