Viva. mais um DIY de revisões. Sei que já existem alguns mas como para o motor M9R não existe nenhum e o pessoal (eu incluido) gosta de ter a papinha toda feita aqui vai:
atenção não sou mecânico por isso a probabilidade de os métodos que eu usei terem falhas existe. para mim para já resultou usem à vossa responsabilidade ferramenta necessária:
Luvas
chave torx tx20
chave torx tx27
chave 10mm
chave 27mm
chave de fendas
chave de bujão de 8mm
material que eu usei:
2x 5l ELF Evolution SXR 5W40
Filtro de ar do habitáculo BOSCH 1 987 432 380
Filtro de combustÃvel MANN-FILTER P 733/1 x
Filtro de óleo MANN-FILTER HU 618 x
Filtro de ar MANN-FILTER C 24 123/2
anilha de cobre 16mm
custo: 117.24€
o motor a servir de cobaia:
vamos começar por retirar a proteção inferior do motor. São 2 parafusos à frente, 2 de cada lado e 2 atrás.
de seguida colocamos um recipiente de baixo do cárter, retiramos a tampa/vareta do óleo e desapertamos o parafuso do bujão. Atenção que como é óbvio temos que estar preparados que o óleo vai correr de uma só vez. Um "truque" que eu tenho é desenroscar o bujão à mão fazendo pressão para dentro até ao ultimo momento, sujando assim o mÃnimo possÃvel.
(não tirei foto mas julgo que saibam qual é o bujão do motor
)
Enquanto o oleo escorre vamos trocar os outros filtros, a começar pelo do ar.
desapertamos os 4 parafusos com a chave tx20
Não há necessidade de retirar a tampa toda. levantamos o lado que está virado para o guarda lamas retiramos o velho e colocamos o novo. espreitar a toda a volta da caixa se o filtro ficou bem colocado e fechar a caixa do filtro.
old vs new:
Vamos ao filtro de habitáculo. Abrimos o porta luvas e retiramos o parafuso que se encontra no fundo ao meio. de seguida com a chave de fendas soltamos os quatro encaixes que a forra do porta-luvas tem. 2 em cima e 2 em baixo.
para ganhar acesso ao filtro é só retirar a tampa que tapa o mesmo:
É só tirar um e por o outro. Ao colocar o novo atenção ao sentido do ar. O ar vai de cima para baixo.
old vs new:
de seguida vamos tratar do filtro de gasóleo.
Atenção. Penso que existe uma maneira correta para trocar este filtro. mais uma vez digo, comigo esta resultou mesmo podendo não ser a melhor maneira.colocamos vários desperdÃcios ou material absorvente de volta do corpo do filtro para evitar o derrame de gasóleo.
Retiramos a ficha que vai ao filtro e soltamos os dois tubos de gasóleo. para retirar os tubos pressionar os encaixes coloridos até soltar.
com a chave tx27 retiramos a tampa do corpo do filtro.
Atenção à saÃda de gasóleo.Com o filtro novo deve ter vindo 2 vedantes. trocamos o que vem no parafuso do corpo do filtro e o que faz a vedação da tampa.
colocamos o filtro novo, fechamos, apertamos e colocamos as ligações todas no sitio. se repararem na tampa tem o binário que podem dar ao fechar 6nm.
fazemos a purga ao filtro. eu apertei a bomba de gasóleo manual (a "pêra" que está num dos tubos do gasóleo que vão ao filtro) e fui abrindo o parafuso de purga presente na tampa do filtro até não ver ar nos tubos. convém colocar um tubo na saÃda do parafuso de purga direccionando o gasóleo que possa sair para um recipiente.
agora que o óleo já deve ter escorrido todo vamos tratar de trocar o filtro e voltar a encher o coração da máquina.
localizamos o corpo do filtro que se encontra junto ao carter. o acesso ao mesmo é feito por debaixo do carro.
com a chave 27mm desapertamos o corpo do filtro. devido ao sitio onde ele está colocado contem sujar as mãos outra vez.
deitamos o filtro velho fora e trocamos o vedante presente no corpo do filtro pelo o-ring que veio com o filtro novo. Aproveitar para lubrificar um pouco o novo o-ring com óleo novo para facilitar ao colocar o corpo do filtro no sitio
colocamos o filtro no sitio, o bujão com a anilha nova e limpamos a sujidade toda.
Este motor segundo o manual leva 6.6L de óleo.
Sendo assim eu enchi com pouco mais de 6l, coloquei o motor a trabalhar uns minutos para o óleo circular bem e desligar.
verificar se ficou tudo sem fugas, colocar a protecção inferior deixar o óleo escorrer bem e acertar o nÃvel.
fazer o reset à contagem para a próxima revisão. para isso colocar o CB no menu que avisa quantos kms faltam para a próxima revisão e pressionar o botão da manete até os 20000 kms ficarem fixos
qualquer erro apontem para que se possa melhorar