Boas
Hoje venho mostrar como se chega ao corpo da borboleta do Clio 2 1.2 16V de 2003.
O primeiro passo, e desligar a bateria.
Depois retirar a tampa do motor (o meu já não tem, por isso não há foto)
Depois começar a desligar as fichas da cablagem que esta presa a tampa da entrada de ar do motor
Depois desligam-se o condensador e a ficha que vai ao sensor que esta junto ao filtro do óleo (não há fotos porque não deu para tirar)
Para isso basta seguir os fios, o fio branco é o do condensador , o preto é o que vai ao sensor junto ao filtro do óleo.
Para tirar o condensador, vamos precisar de uma chave 10.
Aproveitamos para verificar o estado do condensador. O condensador pode estar a ficar degradado, porque como esta montado, na cabeça do motor leva grandes calores. Os electricistas dizem que este condensador só serve para retirar os ruÃdos do auto-radio, mas a verdade é que a electrónica do carro fica toda marada se o condensador estiver estragado. É natural que se acendam algumas luzes no quadrante, como por exemplo a do sÃmbolo do motor e a da resistência, uma ou ate as duas ao mesmo tempo, que o carro ligue mas deixe de acelerar, etc
Caso o condensador esteja estragado, não vale a pena ir a Renault procurar por um, porque vão dizer que só vendem a cablagem completa e que custa 200 e muitos euros, o melhor é passar por um centro de abate de automóveis e ir buscar um que ainda esteja em condições, e de preferência igual. Para substituir o condensador basta cortar o fio branco, soldar e isolar o fio, ao fio do outro condensador.
Depois desligam-se os tubos de vácuo, gases e alimentação
Depois desligam-se as velas, neste caso não há muitas preocupações com as localização de cada uma, porque tem comprimentos diferente e não há possibilidade de enganos, mas em situações diferentes é necessário ter em conta a ordem das velas.
Com a chave E8 desapertam-se os parafusos que apertam a tampa
Depois com a chave 10 desapertam-se os parafusos que apertam as entradas de ar ao corpo do motor. Por cima do motor de arranque, é necessário soltar o clip que segura o fio para se conseguir chegar ao parafuso.
Depois puxa-se a tampa. O corpo da borboleta encontra-se montado na própria tampa. Depois desapertam-se os parafusos que apertam o corpo da borboleta à tampa.
Soltam-se as fichas.
O antes e o depois da limpeza do corpo da borboleta
Depois limpa-se a superfÃcie do corpo do motor, das entradas de ar e aproveita-se para verificar se os vedantes estão em condições.
Por fim, volta-se a montar tudo nos seus devidos lugares.
Convém passados alguns km verificar se os parafusos da tampa e os das entradas de ar, estão
bem apertados.
E como eu não sei se acertei com os nomes das coisas se houver quem queira corrigir estão à vontade lol