Este DIY que fiz é generalista, ou seja, não é somente para os vidros eléctricos de Renaults, mas para todas as marcas, pois todas usam um motor de corrente contÃnua (DC) de escovas. É viável a sua realização para todos os elevadores cujos motores não sejam blindados.
Fi-lo por ter noção que pode poupar umas valentes coroas a quem estiver disposto a fazê-lo e por infelizmente ver que não existe em nenhum fórum/clube português. No meu caso foi a diferença entre dar quase 400€ por um par de elevadores e dar 13.55€ por 2 pares de escovas.
As imagens sairam da net, apesar de eu mesmo ter feito exactamente o mesmo a um VW.
Como cada modelo tem uma forma de desforrar a porta e montagem de elevador dos vidros diferente, e sendo isto um DIY generalista, vou saltar essa parte e vou entrar na parte do motor do elevador.
O paciente em questão tinha como sintomas, apenas uns "clicks" cada vez que se solicitava os vidros, quer fosse para abrir ou fechar, sendo que o vidro nem mexia. Idêntico ao que acontece aos motores de arranque.
As causas:- Escovas nas couves;
- Comutador sujo.
Material necessário:
Um par de escovas novas (para cada elevador), que podem ser adquiridas na net ou numa casa de componentes para ferramentas/maquinaria electrica. Custo varia em geral de 5 a 8€ por par.
Escova de dentes velha (ou equivalente)
Massa de litio
Escova de aço
Esfregão verde, tipo Scotch Brite
Ferro de solda electrico e respectiva liga de solda
Alicate de corte
Dremel ou lixa 220
Após abrir o motor, e retirar o indutor da carcaça eis o que temos:
Um indutor e o comutador todos sujo de pó de grafite e possivelmente alguma ferrugem no indutor como é o caso deste na imagem. Limpar os electromagnetos do indutor com a escova de aço, com o cuidado de não tocar nos fios do comutador.
Limpar bem o comutator com a escova de dentes e o esfregão verde, os restos de grafite deixados nas ranhuras, pois são condutores de electricidade. Limpar os detritos restantes com um pano seco ou através de sopro.
Muito importante, não usar solventes para este processo. Os detritos deixados pelas escovas velhas nas ranhuras são a principal causa do não funcionamento do motor, sendo que se ouvem apenas uns "clicks".
Et voilá, limpo!
Depois substituir as escovas.
O mais provavel é não terem as dimensões necessárias. Aqui o importante é comprar sempre com um tamanho superior às que o motor usa, desta forma podemos reduzir o seu tamanho até ao desejado, com a ajuda um dremel ou mesmo de uma lixa. Ter em conta de deixar a escova justa no seu encaixe e ao mesmo tempo que se mova suavemente, sem atrito ao contactar com o comutador.
Aqui para retirar as velhas terão que cortar o fio que as liga. Depois é colocar a nova no sitio e soldar. Atenção, garantir sempre o comprimento de fio necessário para a união.
Depois é montar tudo no sitio, lubrificando as pontas do veio do indutor com um pouco de massa de litio e ter sempre atenção que se deixa tudo bem limpo.
Após esta intervação temos um elevador em perfeitas condições de funcionamento, pronto para muitos anos de sobe e desce, que na ideia da maior parte do pessoal não entendido, era lixo!
Alguma duvida, estarei por cá.