Boas malta!
Então venho hoje mostrar como se monta a barra de estabilização para qualquer Clio I, podendo este DIY servir para tirar conclusões sobre substituições dos casquilhos/sinoblocos desta barra (isto para quem já tenha montada no carro)
Estas barras vêm de série nos Clios I com os motores 1.4 a gasolina e 1.9 diesel, não existindo nos 1.2 a gasolina nem nos 1.1. Tendo eu um 1.2 energy, e aparecendo a oportunidade certa com a aquisição da barra tudo o resto são facilidades
Pois bem, passemos á explicação:
A única coisa a ser desmontada é o braço da manete das mudanças para a caixa. Desapertem-na da caixa (é facilimo. é só desapertar) e podem deixá-la pendurada na zona da manete. Quanto á linha de escape, deixem estar! A barra, com muito jeitinho dá perfeitamente para passar.
Este é um dos sinoblocos dos triângulos, sendo precisos dois, eles desmontam-se em 3 partes: Parafuso, sinobloco central, borracha e porca.
Nesta imagem podem ver apenas o parafuso no triângulo, visto que ainda estava só a apontar a barra. A borracha que está a meio da barra tem de ficar bem encostada ao charriot, sendo a posição dela, assim como se nota nesta foto com o lado arredondado para o gancho e o lado achatado bem encostado ao charriot. Se esta borracha não ficar devidamente encostada, esqueçam que não irão conseguir apertar o gancho ao charriot que isto é mesmo muito justo.
Montagem:Os sinoblocos dos triangulos são facilimos de montar, quase que ensinam por si mesmos, visto de cima para baixo a ordem é, parafuso, triangulo, sinobloco (tem de estar bem apontado com o buraco do triângulo senão quando forem a apertar ficar todo torto, correndo o risco de o danificar a longo prazo), borracha e porca para apertar.
O aperto dos ganchos da barra ao charriot é mais "chato" e requer alguma paciencia. Recomendo o uso de um alicate de pressão para segurar um gancho (que já esteja minimamente acertado) enquanto vocês acertam o outro gancho
Nesta foto, em cima, ainda está o alicate agarrado a um dos ganchos.
É obrigatório, primeiro acertar tudo (sinoblocos de triangulos e sinoblocos do charriot) e só depois de estar tudo acertado é que se pode apertar a fundo.
Força usada para aperto? Não usei chave dinamométrica, tendo em conta as peças usadas (são coisas que têm é de ficar bem apertadas, não estalam, nem entortam. Se estiver tudo nos conformes as peças aguentam o dobro daquilo que vocês conseguem dar de certeza, e usem as barras que quiserem que nem a Lei de Lavoisier vos safa, salvo seja. Vá, nem tanto!
)
Mas para os mais brutos, apertem apenas com um braço, toda a força que consigam dar... Está bom!
Os parafusos e porcas dos sinoblocos dos triângulos vêm logo com a peça em si, se vocês a adquirirem. O parafuso que aperta no charriot, não vale a pena ser muito comprido até porque aquilo tem de ficar devidamente encostado, ferro com ferro!
Medidas de parafusos e isso já não faço a menor ideia... Nah me lembro!
Eram uns que haviam por lá que ficavam justos... Serve!
Só um acrescento, não sei se na original está desta forma, mas quando forem a apertar a porca dos parafuso que fica no charriot, ponham uma anilha... Só por vias, também não custa nada
Deixo aqui as restantes fotos, espero que este DIY tenha sido util (pena não ter tirado mais fotos mas tinha as mãos com tudo menos limpas...)
Recomendações finais: Isto com duas pessoas bem despachadas é trabalho para durar no máximo dos máximos 15/20 minutos. Mas sim, é possivel ser só uma pessoa a fazer isto.
Recomendo o uso de um
elevador. Torna-se muito mais fácil e muito mais eficiente.
Se é possivel fazer com o carro levantado dos dois lados por umas boas preguiças? Sim é possivel... Mas demoram ainda mais. Estes conselhos são a diferença entre demorarem 15 minutos ou demorarem hora e meia
Cumprimentos a todos fica o resto das imagens que tenho