Tinha na família, sem saber um clássico que passou para as minhas mãos nos últimos tempos, uma Nikon F3. A F3 é uma máquina lançada pelo fabricante japonês em Março de 1980, maquina esta que veio substituir a muito aclamada e sucedida F2, a ultima maquina totalmente mecânica fabricada pela Nikon. Só para verem o quão sucedida foi a F3, em 1996 com o lançamento da F5, a F3 ainda se encontrava em produção, mesmo sendo uma máquina que em termos de custos de produção e inventário de peças só trazia problemas, no entanto a Nikon nunca parou a produção da mesma até 2001. O design da mesma foi idealizado por um designer famoso, Girogetto GIUGIARO
A F3 foi a última máquina de focagem manual produzida pela Nikon, apesar de já ter alguns automatismos e tecnologia para a altura. É uma máquina que usa pela primeira vez um obturador magneto-electrónico. A vantagem do uso de um obturador magneto-electrónico em vez de mecânico é notada nas seguintes situações:
1 – Controlo da Auto Exposição (tempo que o obturador fica aberto, sendo classificado por 1/xx s em que o xx são as divisões por 1 segundo);
2 – Capacidade de aguentar exposições longas com precisão (3s/10s/30min por exemplo).
A cortina do obturador é fabricada em titânio, movendo-se horizontalmente em vez de verticalmente como as maquinas mais recentes.
Apesar de ser uma máquina virada para os profissionais, o facto de ter automatismos não foi bem recebida pela maioria dos amantes “hardcore” da fotografia, habituados a fazer cálculos de cabeça tendo em conta a abertura da lente, tempo de exposição, tipo de filme montado na câmara, etc.
No entanto foi uma máquina com grande sucesso entre amadores e profissionais, nomeadamente o modelo F3P, produzido especialmente para os Jornalistas (Press) tendo existido também uma versão produzida pela Nikon para a Nasa, tendo sido utilizada no espaço durante muitos anos.
A que eu tenho é uma Nikon F3HP, sendo o prisma igual as P, no entanto o prisma HP possibilita a visibilidade do elemento focado sem necessidade de encostar o olho ao visor óptico, especialmente para quem usa óculos. Difere também da F3P no tipo de botões de selecção, mais subidos que os da F3HP.
Foi também a primeira maquina a ter um ecrã LCD no interior do prisma, com iluminação através de um botão, bem como um visor que captura as inscrições de abertura da lente e as projecta no visor óptico. Esse LCD indica o tempo de exposição bem como dois sinais: - e + para indicar se existe sub ou sob exposição. Quando ambos os símbolos apareciam, a fotografia iria sair correctamente exposta.
Sendo uma máquina modular, totalmente construída em metal, tem a possibilidade de trocar o prisma por vários tipos diferentes bem como os ecrãs de focagem. O mais comum, no modelo que tenho é o tipo K, este que tem a seguinte imagem:
Este ecrã de focagem classifica-se por no centro ter um círculo dividido em 2, circulo esse que caso a lente não esteja focada é o único sitio onde se consegue ver nitidez, sendo que conforme focam, no resto do visor começa a aparecer o que vai ser fotografado. Para se ter a certeza de se ter o elemento focado correctamente, esse meio circulo também ajuda porque divide esse elemento em 2, sendo que o de cima é deslocado para o lado direito e o de baixo para o lado esquerdo. Ao rodar o anel de focagem da lente, ambas as imagens começam a mover-se para o centro, sendo que quando o elemento está focado, a imagem e continua, e o resto do visor fica nítido.
A F3 tem contactos metálicos para utilização de Flash com sincronismo do obturador, no entanto esses contactos encontram-se sobre o manípulo de recolher o filme para dentro do cartucho bem como na roda de selecção de sob/sub exposição e selecção do índice ASA de filme (O chamado ISO nas máquinas novas).
O facto da mesma máquina usar pilhas para alimentar o LCD não impossibilita que a mesma dispare sem pilhas, sendo que a velocidade de obturador fica bloqueada a 1/60s.
Tinha a possibilidade de levar com vários tipos de filme, quer fosse o sistema motorizado de avanço de filme quer com diferentes "back covers", sendo as mais conhecidas as "Databack" que possibilitavam a impressão de data/hora nas fotografias:
Bem como a "backcover" que aceitava rolos de 100 metros, 750 exposições:
Basicamente era uma máquina preparada para o futuro, sendo ainda muito apreciada por muitos fotógrafos pelo mundo.
Pretendo com isto deixar aqui uma pequena historia, possível de ser ainda mais aprofundada. Para quem estiver interessado, recomendo este site onde encontram toda a historia, com detalhes curiosos bem como comparações com a concorrência da altura:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikonf3ver2/htmls/index.htmQuando a mim, pretendo por esta máquina a uso, apenas para filme a B&W, ASA 400 fabricado pela Ilford, pelo tipo de grão que o mesmo tem, dando um aspecto "Vintage" as fotografias.
No entanto dado que a minha máquina tem algumas marcas de uso, normais para a idade que tem, pretendo num futuro restaura-la para o seu estado imaculado como se acabada de sair da caixa. Actualmente encontro-me em limpezas da mesma, de forma a verificar se tudo se encontra bem, principalmente as espumas protectoras que a mesma tem em vários sítios, principalmente na zona do filme e espelho para evitar que entre luz, esponjas essas que se deterioram com muita facilidade.
Num futuro irei publicar as fotos que tire com ela, possivelmente neste tópico. Até lá!