Autor Tópico: Mods – O porquê de se alterar e em muitos casos sem saber o que se está a fazer  (Lida 23187 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Isto é apenas uma pequena reflexão e não um ataque a quem faz mods num carro. Portanto não pensem que “olha, lá vem o artista que tem um carro 100% stock e não altera nada”. Em tempos também fiz mods em carros meus, hoje é coisa que me passa ao lado, principalmente por falta de tempo e pachorra para tal a que junto o facto de ter melhor destinho para o dinheiro do que para o enterrar num monte de plástico e metal que desvaloriza todos os dias.

Começando aqui no RenaultPT e passando por outros fóruns monomarca e até multimarca, há um sem número de mods que os donos fazem carros, sejam na estética, electrónica ou mecânica.

Começando na estética, pinturas de jantes, de capas de espelhos, troca de ailerons ou mesmo para choques, é coisa que não me choca minimamente. Aqui falamos de aspectos subjectivos que têm a ver com os gostos de cada um e na maioria dos casos não influenciam o funcionamento dos carros, sendo que até já vi muitas mods de bom gosto.

Ao nível da electrónica (deixando para já a questão repro de lado), não vejo nenhum problema em trocar por exemplo a cor da iluminação do quadrante, troca do sistema de som, etc. Voltamos novamente à questão do gosto de cada um e ponto final. No entanto continuo a ver situações de pessoal que tem ecrã de vídeo no carro e vê filmes enquanto conduz. Se um tipo apenas a conduzir pode cometer erros, imagine-se a conduzir e a ver um filme ao mesmo tempo. Claro que poderia também focar o assunto dos telemóveis, com muita malta a gastar dinheiro em smartfones topo de gama mas que depois nem um reles auricular usa, quanto mais o Bluetooth…

O que mais confusão me faz são as mods na mecânica. Há uma grande tendência para quando alguém apresenta um carro, aparecer logo quem comente “isso rebaixado é que era” ou “mete isso com rebaixamento à homem”. Rebaixar um carro não me choca, o que me faz ficar passado são os rebaixamentos feitos sem nexo nenhum. Para começar para muitos o rebaixamento é por motivos estéticos, logo como o que interessa é rebaixar, recorre-se a material de qualidade duvidosa. Há casos de pessoal a fazer as coisas como devem ser feitas, recorrendo a material de qualidade como as molas Eibach com amortecedores Bilstein B4, B6, etc. Se fazendo com material de qualidade e com pouca dureza as perdas no conforto já são notórias, como serão nestes casos feitos com material manhoso? Normalmente, falamos de carros usados no dia-a-dia, por isso imagino como será andar nestes carros.

Depois aparecem as jantes. O que interessa é montar jantes enormes e depois ter uma medida de pneu que vai adulterar por completo o comportamento do conta km. Como devem (ou deviam) saber, passar de jante de 14 para 16 ou 17 implica um gasto muito maior de dinheiro quando se troca de pneus. Por isso mesmo vê-se muita gente a montar pneus Federal, Marshal, Nankang, etc em jantes grandes.
Monta-se umas jantes grandes, mas depois não há dinheiro para por pneus como deve ser?
Onde é que fica a segurança? Será que estas pessoas percebem alguma coisa de automóveis?
Juntar aqueles rebaixamentos a jantes destas dimensões deverá dar um belo resultado. Isto para não falar de rebaixamentos apenas em um dos eixos…

Falando agora das repros, não sou contra elas, mas faz-me imensa confusão que depois se postem, orgulhosamente, vídeos e fotos de carros que fazem imenso fumo. Será que não lhes pesa na consciência?
Claro que também há gajos inteligentes e que têm carros a andar bem sem muito fumo, mas parece que uma das formas de se “mostrarem” é justamente ter a traseira toda preta. Ainda há pouco mais de uma semana passei no paquiderme azul, para tirar o pó á minha sucata e na cabine do lado estava um orgulhoso proprietário de um desses “nalga negra” que lavou muito bem e com todos os cuidados o carro todo excepto a traseira, tendo esta sido apenas brindada com uma passagem de água a grande distância para que não saísse nada…
Mas o pior são as repro sem pensar no resto. O carro vai supostamente andar mais, mas o que interessa é andar a direito, pois curvar, travar e parar é que se fo**…


Já desabafei, agora podem bater à vontade.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Diogo Araujo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Mensagens: 33
  • Clio II fase II 1.5 80CV
Bem dito. Gostei do desabafo  :grin:

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
You're right!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
A minha opinião também é parecida. Se mexer no carro só para coisas com utilidade, por exemplo colocar um conversor 12v/220v, colocar uns ecrãs para ter os miúdos entretidos durante as viagens, colocar umas luzes extras no habitáculo ou na bagageira, tudo bem, ou até mesmo alguma alteração mecânica/electrónica que reduzisse os consumos do carro. Agora, discotecas ambulantes, ou a fazerem barulho que mais parecem tractores agrícolas, ou carros-palhaço que depois não podem andar nas estradas portuguesas, porque tem que ir devagarinho para se desviarem do pouco asfalto que há ou com medo de ficarem presos nas lombas .... vai lá vai... mas como se costuma dizer, gostos não se discutem, mas há melhores formas de se gastar o dinheiro, principalmente se for investido em segurança, como por exemplo em pastilhas de travão de qualidade, pneus de marca confiáveis, etc. Quanto ao conforto, também é uma boa aposta,, se calhar em trocar os bancos por uns mais confortáveis ou por umas cortinas tapa sol, como trazem alguns modelos.
Agora pensando noutro aspecto, a legalidade de algumas modificações que se fazem por ai, acabam por precisar de inspecções extraordinárias, despesas acrescidas, etc. se calhar compensa mais fazer um pé de meia e depois comprar um carrito  melhor e já com os extras que pretendemos, penso eu....ah! e depois há quem diga que há extras que não vem de fabrica.... mas não se pode ter tudo na vida, principalmente quando no fim o que fica em causa é a segurança das pessoas, que acaba por ficar descorada por causa de certos caprichos.....

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Boas.

Gostei do desabafo :wink:
Eu gosto de ver algumas modificações nos carros e à outras que não.
Gosto também de ver alguns rebaixamentos em alguns carros e existem outros que não gosto, pois são demasiado exagerados, mas não criticando ninguém, pois cada um sabe de si e do seu carro e o que interessa é estar sempre ao gosto do seu dono.

Cumps!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
(...) e o que interessa é estar sempre ao gosto do seu dono.(...)

Os exemplos que referi, certamente estão ao gosto dos donos...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Exactamente!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Então gostas de apanhar com uma nuvem negra de diesel mal queimado?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Pessoalmente partilho em muito da tua opinião Rui.
No meu caso as mods têm normalmente a intenção de acrescentar melhorias estéticas bem como tornar mais prática e confortavel a utilização do carro.
No caso da estética há sempre a ponderação entre a melhoria estética e o custo que implica\conforto. Por exemplo... se podia rebaixar o meu carro para esteticamente(sim, o Meg II é um bocado jipe) ficar mais bonito? Podia, mas das duas uma... ou gastava pouco e perdia conforto, ou mantinha conforto e gastava mais algum dinheiro. Tendo em conta que o conforto já o tenho, não vale a pena gastar o dinheiro(é apenas a minha opinião, não me batam).
Depois a as alterações que facilitam o uso do automovel, como foi a instalação de um kit maos livres para o telemovel, o cruise control(sem duvida torna as viagens mais confortaveis e menos stressantes). Som!!! Bagageiras cheias de caixas para fazer "barulho"... não obrigado, chegam as colunas de origem para a musica que oiço, filmes... não faço uso do carro para sala de cinema, mas compreendo quem investe nisso para por exemplo entreter as crianças em viagens longas.
O fumo a sair das traseiras!!! Já me chega os autocarros que andam por Lisboa e alguns parecem chaminés a queimar borracha!!! Não percebo a lógica de quanto mais fumo melhor :S repros, acho que sim, mas para melhorar o desempenho e o andamento do carro, agora só para fazer barulho e fumo!!! Pra isso arranja-se um CD com os roncos gravados e uma máquina como aquelas dos espectaculos para "produzir" fumo...

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Boas.

Não, detesto carros com a traseira arder, mas gosto de carros com bom andamento  :smiley:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Esqueci-me do meu ódio de estimação: o xénon da treta.
Quero lá saber se o carro tem xénon ilegal, para mim desde que esteja bem focado e não me encandeie, tudo bem.
Agora aqueles que usam xénon merdoso em ópticas abertas, com reflexos para todo lado e que cegam todos os que andam na estrada...
Mais, agora virou moda também entre alguns motards...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
esta questão de mod´s é sempre muito subjectiva, mas vou tentar resumi la a uma coisa, a liberdade de cada um acaba quando começa a do proximo , e quero com isto dizer principalmente em relação ao xenon, espero que depressa se aplique e multe como deve ser pois estou farto de ir a levar com luzes que quase nem consigo abrir os olhos . Em relação a conversa das mod´s e pegando nisso como tema central , há gostos para tudo e sinceramente vejo por ai muita coisa que não gosto , mas lá está é ao gosto de cada um . Se gasto dinheiro em mod´s ? gasto , naquilo que acho que posso melhorar mas nunca na vida irei colocar material de qualidade duvidosa , prefiro não ter ou não fazer do que colocar algo que pode por em risco a minha segurança e a segurança de quem comigo anda no carro . E vejo por ai tanto pessoal a poupar em coisas que sinceramente era onde deveriam gastar mais ....

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Bem dito Artur.

Começando por pneus que a malta põem ah e tal, foi barato o homem disse que era de qualidade e tal.
Depois dá no que dá

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Eu poderia fazer imensas mods ao meu carro... rebaixar, alargar vias, etc etc.
Mas teria de ser algo feito com pés e cabeça, investindo em bom material e sabendo todos os contras dessas mods.

As mods que fiz até hoje foram apenas para o meu conforto, visibilidade e uma ou outra estética.

Xénon ilegal... uso sim e apenas 4300k, tenho ópticas "olho de boi" devidamente focadas em que não recebo qualquer queixa de outros condutores. Não o coloquei por estética mas sim pela iluminação deficiente dos Clios III fase 1 com este tipo de ópticas. Xénon em ópticas abertas nem pensar...
no entanto com isto acabei por colocar o lava faróis um pouco para evitar olhares por parte dos amigos de azul :)

No entanto sou mais apologista de mods de conforto como o a do cruise control...

Agora claro, cada um sabe de si e cada um tem o seu gosto, mas há coisas que é ao gosto de algumas pessoas e só põe em causa a sua própria segurança e principalmente a segurança dos outros.


 
 

Offline carvalhovsky

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1243
  • Garagem : Super 5 TL 1987
Falando apenas do fumo, detesto! E acho que era tão fácil à polícia multar esses tipos... bastava olhar para a traseira do carro. :police: