Autor Tópico: Renault Sand Jumper  (Lida 2618 vezes)

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Renault Sand Jumper
« em: 04 de Julho de 2012, 18:09 pm »
"Português inventa carro eléctrico que gera a sua própria energia!

Quando percebeu que os preços dos combustíveis não iam baixar e que as preocupações ambientais estavam a cercar cada vez mais os fabricantes automóveis, Luís Pedro Fonseca começou a pensar num projecto que aliasse sustentabilidade e tecnologia.

O resultado é o Renault Sand Jumper, um protótipo construído apenas com materiais reciclados e recicláveis e que viu a luz do dia em 2010.

“A ideia global é a de um veículo que, além de utilizar energia eléctrica, possa gerar a sua própria energia”, explicou ao Green Savers o designer. Através de uma pintura especial, com pequenos nano painéis solares, a carroçaria é, ela própria, um painel fotovoltaico. Ou seja, o veículo carrega por si próprio utilizando uma pintura solar com nanotecnologia e que gera electricidade renovável, que alimenta as baterias a bordo.

Para além da carroçaria, também o interior do veículo foi fabricado a partir de garrafas PET recicladas. Segundo Luís Pedro Fonseca, a bateria demora pouco mais de oito horas para carregar, mas tem um mecanismo de carregamento rápido que pode permitir que elas sejam carregadas em apenas 90 minutos, para uma utilização mais urgente – e um trajecto mais curto.

Como o primeiro protótipo foi apresentado em 2010, o designer prepara-se agora para fazer algumas alterações, para melhorar o veículo. A suspensão será modificada e vai desenhar pneus que possam flutuar sobre a água. Finalmente, terá de criar uma pequena animação que mostre o automóvel.

“A utilização prática deste veículo é para entretenimento e lazer, para pequenos passeios à beira-mar. O seu proprietário podia assim desfrutar de um contacto mais próximo da natureza”, avança o designer. “Há também a possibilidade de este ser um veículo de recreio, a ser utilizado por turistas como meio de transporte ecológico”.

Luís Pedro Fonseca diz que ele pode facilmente ser utilizado em Lisboa, Porto, Aveiro, Sintra e Cascais, como veículo para turistas.

Num futuro próximo, ao ser produzido em massa, o Sand Jumper poderá ser exportado para o Brasil, substituindo os buggys utilizados pelos turistas e residentes. “Outra ideia seria adaptar a estrutura e tecnologia aos carrinhos de golfe, para ser utilizado nos transportes dos jogadores”.

Como está ainda estar na fase de concept car, não existe ainda nenhum poótótipo ou valores específicos para o custo de produção. O designer está disponível, porém, para qualquer tipo de apoios.

“Este projecto poderia servir de rampa de lançamento para diversas empresas nacionais, desde empresas ligadas ao plástico e embalagens que pudessem reciclar e produzir partes do Sand Jumper – Logoplaste, Plásticos Macar, para dizer algumas – empresas ligadas aos alumínios, como a Extrusal e Technal, e a Autoeuropa, na produção e construção do veículo”, continua Luís Pedro Fonseca.

Como muitos outros, o projecto foi elogiado fora de portas mas passou despercebido em Portugal. “Para tristeza minha, a notícia foi publicada em vários sites estrangeiros, mas nenhum português. Sendo um designer português, é algo que me deixa revoltado”.

E apesar do nome utilizado, o projecto não teve o apoio da Renault. “Tentei ter o apoio da marca, mas infelizmente não obtive retorno nem apoios”.

Até lá, o designer continua os seus projectos do dia-a-dia. “Sou um criativo por natureza, tenho diversos projectos em andamento e alguns tiveram lugares de destaque”, conta. Luís Pedro já fez um projecto de redesign no mítico UMM (ver abaixo), teve honras de destaque, em Junho, na National Geographic, por um projecto para a Shell, e na T3 internacional."







Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Renault Sand Jumper
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2012, 18:29 pm »
Mas ele frisa que a renault não o apoiou, logo de alguma forma isto não é a marca renault... é pena, pois ha projectos portugueses que podiam ir mesmo muito longe, mas ninguem dá apoio.
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Renault Sand Jumper
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2012, 18:30 pm »
E o que me desiludiu mais é não ter sido colocado em nenhum site português, infelizmente é uma noticia que não vende e as pessoas só se interessam por noticias que vendam infelizmente.
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 18:32 pm por carlosjcm »

Offline Guess

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Mensagens: 187
  • Garagem : Clio Expression 1.2 75CV 2003
Re: Renault Sand Jumper
« Responder #3 em: 04 de Julho de 2012, 19:26 pm »
Cristovão COlombo também não teve apoio dos Portugueses e foi falar com os Espanhóis.
Depois foi o que se sabe...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Sand Jumper
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2012, 00:23 am »
Nos outros países a cultura  costuma ser o que é nacional é bom, cá em portugal é mais do tipo o que é estrangeiro é que é bom, e este é mais um bom exemplo disso, este é um bom projecto e com rodas para andar, mas é de um português.... mas se for a renault a apresentá-lo o impacto é diferente... são franceses....
Quanto ao carro... também quero um.... gosto bastante do aspecto dele, e o pormenor das rodas com aqueles aros ....