Autor Tópico: Manutenção Laguna II  (Lida 17889 vezes)

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
    • ChipCare
Manutenção Laguna II
« em: 16 de Fevereiro de 2010, 16:23 pm »
Boas tardes pessoal.

Tenho um Laguna II Initiale Phase I, 2.2dCi de 10/2002. Comprei-o há pouco tempo e já tem 200600km..

Como quero estar um pouco mais seguro, estou a pensar fazer o seguinte por agora:

- Mudança de Óleo

- Filtro de Óleo

- Filtro de Gasóleo?

- Filtro de Habitáculo?

Precisava de vossa ajuda na escolha de Óleo. Posso por um 5w40 (sintético)? No meu antigo carro (Honda), punha Shell Helix Ultra, que no Jumbo 4L custam 60€, mas como a dimensão do motor era mais pequena, até gastava esse dinheiro no óleo. Agora como este 2.2 leva mais litros (ainda não sei quantos), não me sabem dizer de um óleo equivalente, preço/qualidade?

O filtro de gasóleo, será que vale a pena trocar agora?

No fim-de-semana irei retirar o filtro do habitáculo para confirmar o seu estado, se ainda estiver razoável, deixo-o andar mais uns km.

Arranjei a folha de manutenções/reparações na Renault, mas o antigo dono, apenas ia lá quando o carro ainda tinha garantia... (mais tarde faço scan e posto). E desde aí não sei aonde o carro fazia manutenção, por isso é que estou na dúvida de mais algumas alterações de material...

Desculpem o testamento, e
obrigado desde já!

:)

Offline joao carlos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Torres Vedras
Re: Manutenção Laguna II
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro de 2010, 16:34 pm »
boas,como não sabes o historial completo do carro,acho que devias mudar tudo isso que falas,inclusive o filtro de gasóleo,que muita gente se esquece.e também devias saber se mudou a correia de distribuição,que é uma peça importante para o motor,se partir dás cabo do motor.quanto ao óleo,acho que deves pôr um bom óleo 5w40, da bp,castrol etc,os preços até não são exagerados.cumprimentos

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro de 2010, 18:05 pm »
Sim, em motores turbo não poupar nos óleos - um 5w40 (ou 0w40) 100% sintético será sempre uma boa opção. Já agora, num hipermercado Modelo, vi hoje esse mesmo Shell Helix Ultra 5w40 a 30€ os 4 litros (sem ser aquelas promoções tipo desconto no cartão).

Aproveito para acrescentar nessa mesma lista o filtro de ar (é importante chegar ar em quantidade para a combustão...).

Boa sorte com a compra!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2010, 18:37 pm »
Obrigado pelas dicas pessoal.

Hoje vou dar um saltinho ao Modelo e ver se aqui em faro também há..

O filtro de ar, verifiquei-o noutro dia, estava a ficar um pouco escuro... Vou encomendar um K&N de caixa, que já tive um no Honda e o carro melhorou um pouco no comportamento.

Não me sabem dizer se existe alguma loja online, de onde posso encomendar filtro de habitáculo, filtro de gasóleo e de óleo de marcas de concorrência à preços mais baixos que na Renault? (Se não for permitido postar no tópico, agradecia que me enviassem por mensagem privada).

Tive ainda mais uma ideia, de mudar um pouco as saídas de escape. Por aquilo que ví, depois da panela final tenho duas saídas de escape. O quê estive a pensar, era de colocar uma de cada lado, com umas pequenas ponteiras, que dá um look descomunal :) Mas para isso, teria que soldar mais um pouco de tubo e conduzí-lo até ao lado direito da traseira. Agora a minha grande questão, é, se fizer isso, será que a performance irá piorar? Visto que a panela final encontra-se do lado esquerdo, e numa das saídas teria que dar o tal desvio para o lado direito. E como o percurso para o escape de gases seria maior do lado direito, eles não iam passar mais pela saída esquerda (com tubo muito pequeno) do que pela saída direita(tubo comprido)? E se isso acontecer, não queria que o meu carro ficasse com um aspecto meio-azeiteirado, visto que a ponteira do lado esquerdo ficaria mais preta do que a do lado direito..

Mais uma vez obrigado :)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #4 em: 16 de Fevereiro de 2010, 23:10 pm »
Tudo o que disseste, muda  :wink: inclusivé filtro do ar do motor e filtro do habitáculo  :wink: Porque nao metes oleo da ELF?
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro de 2010, 10:01 am »
... Porque nao metes oleo da ELF?

Talvez por uma questao economica...

"penso eu de que"
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2010, 13:27 pm »
... Porque nao metes oleo da ELF?

Talvez por uma questao economica...

"penso eu de que"
É algo caro, mas nada de por aí além  :wink:

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
« Responder #7 em: 17 de Fevereiro de 2010, 13:45 pm »
eu se fosse a ti mudava tambem  acorreia de distribuiçao  e respectivo kit nao va o diabo tece las

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #8 em: 17 de Fevereiro de 2010, 20:36 pm »
Boas :)

Sobre a questão do elf, eu sempre tive uma ideia de que o shell era superior ao elf e mais apropriado, visto que o shell tem duas versões de óleos (diesel e gasolina) e enquanto o elf, por aquilo que ouvi a dizer, pões o mesmo óleo para os ambos motores.

Como o elf é recomendado pelo fabricante, acho que também não era má ideia de metê-lo :)

Pois, com a correia de distribuição mudada ficava muito mais aliviado.. Não me sabem dizer qual é o custo aproximado da correia + trabalho na Renault?

Cumprimentos.

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro de 2010, 20:49 pm »
na renault deve te ficar ai em 650 euros sem ser na renault eu tenho um orçamento para a minha scenic de 300 euros mais coisa menos coisa

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro de 2010, 20:59 pm »
Boas :)

Sobre a questão do elf, eu sempre tive uma ideia de que o shell era superior ao elf e mais apropriado, visto que o shell tem duas versões de óleos (diesel e gasolina) e enquanto o elf, por aquilo que ouvi a dizer, pões o mesmo óleo para os ambos motores.

Como o elf é recomendado pelo fabricante, acho que também não era má ideia de metê-lo :)

Pois, com a correia de distribuição mudada ficava muito mais aliviado.. Não me sabem dizer qual é o custo aproximado da correia + trabalho na Renault?

Cumprimentos.

Julgo que o oleo aplicado nao é o mesmo, pelo menos pela descrição de 2 bidons de oleo ELF que tenho diz lá que uns é para veiculos diesel, o outro nao sei mas sei que nao diz que é para diesel, logo deve ser para os a gasolina  :wink:

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2010, 21:05 pm »
tenho de ir com a minha a revisao agora mas acho que nao vou por oleo para 30.000 pois so faço 15.000 por ano, nao convem o oleo ficar no motor dois anos pois ganha humidades e impurezas

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro de 2010, 16:17 pm »
Boas tardes.

Consegui contactar com o antigo dono do meu carro, e segundo ele a correia de distribuição foi mudada aos 148 000 km. O carro de momento consta quase 201 000 km, por isso penso que ainda posso andar mais una mil à vontade.

Queria perguntar-vos se sabem quantos em quantos km's é preciso mudar a correia de distribuição no Laguna II.

O quê acham sobre a questão de 2 escapes que escrevi em cima.

Um Abraço!

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #13 em: 18 de Fevereiro de 2010, 16:21 pm »
Quanto aos tubos de escape acho uma grande ideia e da corrente de distribuição deve ser de 150000 em 150000km's não tenho a certeza.

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #14 em: 18 de Fevereiro de 2010, 16:50 pm »
olha que na minha é de 120.000 em 120.000