Autor Tópico: 3 ou 5 portas  (Lida 8941 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
3 ou 5 portas
« em: 10 de Julho de 2012, 11:10 am »
Na sequência do tópico do Clio IV, muito se falou deste tema pois pelo menos para já não está prevista a variante com menos portas.
Afinal qual o motivo da opção por uma em deterimento da outra?
Quais são as principais vantagens e defeitos de cada uma das opções?

(isto é também aplicável a carros com carroçaria de 3 volumes, sendo que neste caso é considerada a diferença entre 2 e 4 portas)
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #1 em: 10 de Julho de 2012, 12:45 pm »
É uma boa pergunta, um dilema para muitos, apesar de ter a ideia que toda a gente sabe das principais diferenças, sendo elas vantagens e desvantagens.

Pessoalmente sempre preferi carroçarias de 2 volumes, 3 portas, apesar de existirem muitos modelos favoritos disponíveis apenas nas outras configurações.

Falando apenas em numero de portas... 3 portas tem como vantagens meu ver, o facto de proporcionar um design mais bonito, desportivo e muitas vezes mais arrojado (ex. Megane 3), e apesar de hoje em dia a robustez e dinâmica entre as carroçarias de 3 e 5 portas estar muito aproximada, senão igual em vários aspectos, continuo a preferir os 3 portas neste capitulo. (daí que Clio RS 5 portas, tudo bem, mas sem a versão 3 portas disponivel, soa-me mal).

5 portas, traz mais ergonomia, versatilidade e em certos aspectos (dos vidros por exemplo) mais conforto para os lugares traseiros.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #2 em: 10 de Julho de 2012, 13:25 pm »
Boas perguntas.... Eu também não sei porque razão acabam por fazer várias variantes quer em volumes quer em numero de portas, possivelmente para abranger  um maior numero de clientes, mas pessoalmente prefiro veículos com muitas portas.
Nos de passageiros, só com 3 portas, só se for mesmo pela estética, porque de resto é só  incómodos, principalmente com crianças, é verdade que a robustez do veiculo é diferente de um de 5 portas, mas o conforto que se tem com as 5 portas, é muito superior.
Em relação aqueles veículos de 2 volumes, julgo eu, que são aqueles em que a bagageira  é independente do interior do veiculo, aquele estilo mais executivo, também não é para mim, lá por ter uma bagageira enorme, é pouco prática.
Pelo que tenho visto as marcas tem apostado nas chamadas "break" ou lá o nome que têm... O estilo carrinha, para mim acho que é a melhor opção por vários aspectos, acaba por ser um misto das varias versões tirando partido de todas as vantagens, porque tem a comodidade de um carro de 5 portas, uma bagageira grande, quase como um comercial, e associado ao design desportivo, consegue-se um carro que agrada a gregos e a troianos, acho eu....

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #3 em: 10 de Julho de 2012, 14:13 pm »
Eu sempre preferi os 3 portas. Adoro o megane coupé tal como o astra GTC (mesmo o modelo de 2007) e em termos de design são os mais bonitos. Contudo há que pensar um pouco além do design e nunca podemos de facto saber o que o futuro nos reserva, e como tal a opção de um carro de 5 portas é a mais racional, pois a acessibilidade é completamente diferente da de um carro de 3 portas apenas. Podemos transportar um filho pequeno com maior facilidade, se tivermos algum familiar que tenha algum problema e que tenhamos de nos deslocar a algum local e o banco da frente não ser suficiente, é abrir portas e entrar para trás, se está a chover e existem pessoas atrás para sair, quem vai á frente vai apanhar molha pois tem de sair para os outros poderem sair... Foi por este conjunto de factores que preferi um 5 portas em prol de um de 3 portas.
Hoje em dia ponderaria por um Hyundai Veloster, porque sinceramente gosto do carro, e consegue aliar o dinamismo de um coupé com a versatilidade de ter mais uma porta traseira. Atenção que estou apenas a falar de versatilidade e não de marcas, apenas dei este carro como exemplo pois é uma adaptação que a marca fez de modo a abranger um publico com uma perspectiva como a minha, por exemplo :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #4 em: 10 de Julho de 2012, 14:48 pm »
Neps sls, os de 2 volumes são os que a carroçaria é composta por habitáculo e bagageira num só elemento de carroçaria, e capô... 3 volumes o habitáculo é uma parte e a bagageira é outra, portanto temos, capo, habitáculo e bagageira, 3 volumes!

Gonçalo, o Veloster tem um conceito até válido, e engraçado para muitos, mas acho pessoalmente que em termos de design, é das coisas mais mal paridas em décadas, isto porque a assimetria de laterais num carro, não fica nada bem esticamente. É caso para ver o carro do lado esquerdo e dizer "ah e tal até é um coupe jeitoso" e dar a volta ao lado direito e "mas que raio, juntaram duas metades de carros diferentes?!"  :laugh: looooool

Espero sinceramente que outras marcas não peguem nesse conceito. :S
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #5 em: 10 de Julho de 2012, 15:46 pm »
Realmente nunca percebi essa dos volumes e das portas, foi sempre um conceito que nunca entendi.... 3 ou 5 portas, parte-se do principio que servem para entrar e sair, mas (quase) ninguém entra e sai da bagageira, e chamam porta a bagageira, mas quando, nesse caso é 3 volumes a bagageira deixa de ser porta, possivelmente por não dar directamente para o habitáculo, mas ser um volume independente  :rolleyes:, que raio de conceitos que nunca entendi... e já agora , o que é um mono-volume?? partindo deste principio....
3 volumes o habitáculo é uma parte e a bagageira é outra, portanto temos, capo, habitáculo e bagageira, 3 volumes!
temos o motor e a bagageira dentro do habitáculo ??? :laugh: (a pergunta é feita em tom de brincadeira, mas a duvida é seria, foi coisa que nunca consegui perceber)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #6 em: 10 de Julho de 2012, 16:00 pm »
Monovolume: Carroçaria constituida por um único corpo (Renault Espace)

2 volumes: 1 corpo é o do compartimento do motor e o outro é o resto. Neste caso a porta da bagageira conta como porta mesmo. (Renault Clio, Megane)

3 volumes: 1 corpo é o compartimento do motor, outro o habitáculo e o 3º é a bagageira. Aqui a porta da bagageira não é considerada como tal. (Renault Fluence)

Existe ainda o 2 volumes e meio, que não passa de uma mistura entre um 2 e um 3 volumes. Neste caso o 3º vulome é mais curto e a porta da bagageira tem vidro, sendo assim considerada.
As versões break, sport tourer, ou o que lhe quiserem chamar, são de 2 volumes.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #7 em: 10 de Julho de 2012, 17:08 pm »
rui, obrigado pelo esclarecimento  :wink:, e continuando o que tinha dito antes, até gosto do que as marcas tem andado a fazer em relação aos 3/5 portas, ou seja um carro com 5 portas que à primeira vista parece de 3 portas, mantém o estilo desportivo do 3 portas, mas acrescenta-lhe a comodidade que tem o de 5 portas, mesmo sendo mais pequenas, pelo menos é o que me parece em relação aos modelos anteriores do clio IV.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #8 em: 10 de Julho de 2012, 17:14 pm »
No caso do Clio IV, as portas para os lugares traseiros têm dimensões normais, pelo menos a avaliar pelas fotos.
Essa coisa das portas dos lugares traseiros com o manípulo "escondido", foi massificada pelo designer italiano Walter de Silva. Começou nos Alfa Romeo 156 e 147, e quando ele se transferiu para o Grupo VAG, fez o mesmo no Seat Leon II.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #9 em: 10 de Julho de 2012, 17:41 pm »
Para mim a grande diferença é a estética do carro quando é de 3 ou 5 portas.

O Clio 2 por exemplo a estetica é praticamente igual. Nesse caso preferia um de 5P. Agora se pegares numa Megane o desenho do de 5p e do de 3P já nem parece o mesmo carro.. ai sim, levanta dúvidas no momento da escolha.

Offline Guess

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Mensagens: 187
  • Garagem : Clio Expression 1.2 75CV 2003
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #10 em: 10 de Julho de 2012, 19:11 pm »
Para quem tem filhos é incómodo ter um 3 portas.
Depois de constituir família só tenho tido 5 portas.

Offline resistance23

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 18
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #11 em: 10 de Julho de 2012, 19:55 pm »
Esteticamente e de um modo geral acho as versões 3 portas bem mais bonitas. Ex. Megane III.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2856
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #12 em: 10 de Julho de 2012, 20:23 pm »
Um 3 portas é mais *bonito* mas mais fraco em termos de rigidez torcional da carroçaria , os 5 portas são sempre mais rigidos

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #13 em: 10 de Julho de 2012, 21:35 pm »
Tudo ao contrário Scenick... Como disse, 3 portas é naturalmente mais rígido/robusto que 5... Isso é lógico até! ;)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Re: 3 ou 5 portas
« Responder #14 em: 10 de Julho de 2012, 21:47 pm »
Para mim num dia que for a escolher um carro renault ou outro, escolheria sempre um 5 portas pois para mim tem sempre mais conforto atrás do que um de 3 portas.
Mas existem vários carros que gosto de ver 5 portas e outros que gosto mais de ver de 3 portas.
Com exemplo e muitos referiram o megane seja ele qual for, para mim começando por modelos o megane I se escolhe-se era um de 3 portas, o megane II ia para o 5 portas, já o megane III ficaria pelas 5 portas.
Mas isto não podemos escolher só pela estética, mas sim pela família etc...