Autor Tópico: Clio III Barulho dianteiro - Travões?!  (Lida 13341 vezes)

Offline hetfield

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
Clio III Barulho dianteiro - Travões?!
« em: 27 de Julho de 2012, 13:13 pm »
Boas pessoal,

Ando aborrecido mas ao mesmo tempo preocupado com um barulho que me apareceu vindo da frente do carro. O ruido é exactamente igual ao bater de plasticos soltos vindo do parachoques, farois ou até resguardo por baixo do motor. Este barulho so se ouve ao passar em buracos ou, o auge do barulho, em paralelos. Agora o mais estranho, e é aqui que peço uma opinião vossa, ao encostar o pé ao pedal do travão, por mais suave que encoste o pé, o barulho desaparece por completo, o que me deixa duvidas em ser plasticos soltos nos sitios que referi em cima. Sera algo solto junto das pastilhas. O que poderá fazer tanto barulho que um simples encosto no pedal do travão o cale...

Sorry pelo testamento...

Cumprimentos.
Clio dCi 105

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Clio III Barulho dianteiro - Travões?!
« Responder #1 em: 27 de Julho de 2012, 14:00 pm »
Pode ser as pastilhas que não estão bem presas, e ao andar por não estarem em contacto com nada fazem esse barulho.

Assim que travas, elas por estarem em contacto com o disco deixam de estar soltas, logo o barulho desaparece.

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #2 em: 27 de Julho de 2012, 14:04 pm »
Isso é normal acontecer, todos os clios que tenho (ao fim de algum tempo) fazem esse barulho.
Faz uma pesquisa que há alguns tópicos aqui do forum relacionados com isso e com possiveis soluções.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #3 em: 27 de Julho de 2012, 22:15 pm »
Se colares as pastilhas ás bombas deixa de fazer esse barulho. As que puz de origem vinham com um adesivo e desde ai nunca mais fez
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #4 em: 27 de Julho de 2012, 23:28 pm »
Mudas as pastilha e desaparece... Quase sempre são as molas metálicas que leva nas pastilhas que perdem pressão.. Se as pastilhas são piratas então não trazem molas...

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #5 em: 28 de Julho de 2012, 00:07 am »
Não são as molas!

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #6 em: 28 de Julho de 2012, 00:10 am »
Se o dizes colega.....

Offline hetfield

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #7 em: 28 de Julho de 2012, 11:55 am »
As pastilhas foram mudadas a cerca de 3 meses, fui à Renault trocar, aproveitar uma promoção que existia na altura e as pastilhas são as mesmas de origem. Para conseguir resolver isto vou ter de abrir o "garfo" onde estão as pastilhas certo? É que no sitio onde é prefiro não ser eu a ir lá inventar caso não seja simples... Fiz uma pesquisa pelo forum e também li que poderia ser os parafusos que apertam o "garfo" onde estão as pastilhas, podem estar mal apertados ou com falta de lubrificação...

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9992.msg175413#msg175413

Obrigado pelas dicas até agora!
Clio dCi 105

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #8 em: 28 de Julho de 2012, 13:14 pm »
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8512.msg154304#msg154304

já foi falado aqui muito sobre isso, mas acho que não se chegou a nenhuma conclusão definitiva. entre a cola nas pastilhas para fixar, e folga nos estribos já muito foi dito.
Já referiram até que existe um kit de reparação da Renault que no fundo é massa consistente para colocar no estribos ou lá como se chama...
num concessionário Renault chegaram-me a falar disso e também de maquinar um suporte extra para não ter folga, mas que já era uma solução mais dificil de fazer...

o post tá um pouco confuso, mas qualquer coisa perguntem :P

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #9 em: 28 de Julho de 2012, 19:21 pm »
Se for a tal folga nas pastilhas, isso não tem nada  que enganar, tens uns DIY que explicam como mexer nos travões, depois há umas fitas que colam dos dois lados próprias para esse fim, é só afastar as pinças com a ajuda de uma chaves de fendas e depois colocas a fita nas costas das pastilhas e "tá feito!"

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #10 em: 28 de Julho de 2012, 21:10 pm »
As minhas pastilhas de origem vinham com tipo uma fita cola dupla face, apos retirar cola á bomba e ja nao chocalham..desde ai nunca mais fez esse barulho. Ja as do meu pai (clio 3 ) são de origem tambem e fazem.. há modelos diferentes com referencias diferentes

Aqui estão as minhas

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #11 em: 28 de Julho de 2012, 22:49 pm »
Mudas as pastilha e desaparece... Quase sempre são as molas metálicas que leva nas pastilhas que perdem pressão.. Se as pastilhas são piratas então não trazem molas...

Eu fui a Midas colocar pastilhas da Ferodo e sofro exactamente do mesmo mal...Por isso não é por ai...Tudo está ligado ao adesivo que se tem de colocar, ou entao a tal massa consistente para agarrar a pastilha ao embolo...

Agora que esse barulho é muito incomodativo, lá isso é... :angry:

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #12 em: 29 de Julho de 2012, 18:04 pm »

Salvo o erro é isto que ganha folga e onde se coloca a tal massa do kit de reparação da Renault ;) mas ao fim de 10 000 kms volta ao mesmo  :lipsrsealed:

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #13 em: 29 de Julho de 2012, 19:06 pm »
Nem ao fim de 10000kms...o meu carro da primeira vez que começou o barulho, apenas passou 1 semana (cerca de 500kms feitos) depois de os calços terem sido postos...infelizmente o tempo nao abunda e deixei andar tempo demais...

Offline hetfield

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #14 em: 20 de Outubro de 2012, 11:59 am »
Desenterrar o tópico...   :tongue:

Depois disto fui à Renault Telheiras na altura que abri este tópico e a resposta foi "isso é normal, podemos por massa mas vai ficar igual daqui a uns tempos provavelmente..." Não argumentei e como o tempo não abunda acabei por não querer fazer nada.
Acontece que ultimamente tenho andado pelos paralelos de Alcantara e cheguei ao limite da paciencia. Tendo em conta ter ido a um concessionário Renault trocar as pastilhas, que dá garantia sobre as peças aplicadas, hoje acabei por voltar à dita oficina em Telheiras reclamar novamente.
O mecanico foi ao carro comigo e mostrei-lhe o barulho (descobri a pouco tempo que afinal não é so em andamento que faz barulho. Se der dois murros no pneu ouço as pastilhas a achincalhar que é uma coisa parva...). Posto isto a resposta foi a mesma, "isso é normal acontecer em alguns clios e kangoos" e que "provavelmente já fazia antes de trocar as pastilhas e voce é que nunca reparou..."  :shocked:
Falei-lhe também sobre as pastilhas de origem que trazem a tal fita adesiva, que segundo ele já só as de trás é que trazem isso, as da frente de origem novas não trazem fita nenhuma.
Posto isto vou lá novamente hoje às 14h para me desmontarem e lubrificarem tudo, para ver se o barulho desaparece...
Caso isto não resolva que é o mais certo, tou a pensar fazer uma reclamação à Renault Portugal pelo menos para mostrar o meu desagrado... Ainda só troquei as pastilhas ao carro e já tenho problemas, lol, já começo a ter medo do resto que vai ter de ser trocado pelo desgaste normal das peças.   :assobio:

Cumprimentos.

Clio dCi 105