mferreira, obrigado pela resposta. Já tive resposta da GALP e é mesmo como dizes, estes lubrificantes PERFORMA cumprem os requisitos mÃnimos.
De qualquer forma, deixo aqui o email enviado pela GALP em resposta ao meu pedido de informações, pois sempre é mais completo. As partes a negrito são da minha responsabilidade.
"Acusamos a receção do seu e-mail referente a lubrificantes Galp Performa, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente à sua questão informamos que a Galp Energia coloca no mercado produtos com aprovações dos construtores que cumprem os nÃveis de performance exigidos pelos construtores e entidades certificadoras internacionais.
Tanto os construtores como as entidades internacionais exigem aprovações, aprovações que exigem o cumprimento de todos os requisitos de performance e testes exigidos pelos próprios construtores. Exigem ainda pagamento de royalties para que os mesmos possam ser aprovados. São sempre produtos que têm uma qualidade superior, ultrapassando a qualidade mÃnima dos produtos sem aprovação.
Além destes produtos coloca ainda no mercado produtos que cumprem os requisitos mÃnimos de performance mas não têm qualquer aprovação.
É fundamental que um lubrificante cumpra as exigências da viatura onde vai ser aplicada (manual do construtor informa o nÃvel de exigência do lubrificante ou a especificação do construtor).
Particular atenção a viaturas em garantia porque a maioria dos construtores exigem produtos aprovados por especificações próprias .
Colocamo-nos à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário."