Autor Tópico: Óleos de motor GALP  (Lida 16140 vezes)

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
Óleos de motor GALP
« em: 05 de Agosto de 2012, 23:16 pm »
Tenho visto à venda nos hipermercados o óleo GALP PERFORMA, com índices de viscosidade variados.
http://www.continente.pt/Search.aspx?search=GALP%20performa

Acontece que, no site da GALP, não encontro nenhuma referência a esses óleos.
http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Produtos/Lubrificantes/Catalogo/Paginas/Home.aspx?groupID=1&subGroupID=1&familyID=-1&lineID=-1

Alguém me sabe explicar que óleos são estes e são diferentes dos GALP ENERGY ou GALP FORMULA?
Obrigado.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Óleos de motor GALP
« Responder #1 em: 05 de Agosto de 2012, 23:21 pm »
envia um mail a galp e depois coloca aqui a resposta

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #2 em: 05 de Agosto de 2012, 23:49 pm »
Feito.
Se me responderem, colocarei aqui a informação.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2012, 01:06 am »
Bom reparo... Sempre me passou pois não sou comprador de óleos Galp.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline mferreira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém e Coruche.
  • 1.7 TSE a GPL
« Responder #4 em: 07 de Agosto de 2012, 00:00 am »
A razão pela qual os óleos Galp Performa não aparecem no site tem a ver apenas com o facto de ser um oleo "próprio" para supermercado, ou seja, limita-se a cumprir as normas europeias, mas pelos valores mínimos. Daí nem aparecer no site.
Podem não ser maus (por acaso é o que costumo comprar quando há promoções), mas seguramente não são os melhores.

MF

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #5 em: 10 de Agosto de 2012, 16:42 pm »
mferreira, obrigado pela resposta. Já tive resposta da GALP e é mesmo como dizes, estes lubrificantes PERFORMA cumprem os requisitos mínimos.
De qualquer forma, deixo aqui o email enviado pela GALP em resposta ao meu pedido de informações, pois sempre é mais completo. As partes a negrito são da minha responsabilidade.

"Acusamos a receção do seu e-mail referente a lubrificantes Galp Performa, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à sua questão informamos que a Galp Energia coloca no mercado produtos com aprovações dos construtores  que cumprem os níveis de performance exigidos pelos construtores e entidades certificadoras internacionais.

Tanto os construtores como as entidades internacionais exigem aprovações, aprovações que exigem o cumprimento de todos os requisitos de performance e  testes exigidos pelos próprios construtores. Exigem ainda pagamento de royalties para que os mesmos possam ser aprovados. São sempre produtos que têm uma qualidade superior, ultrapassando a qualidade mínima dos produtos sem aprovação.

Além destes produtos coloca ainda no mercado produtos que cumprem os requisitos mínimos de performance mas não têm qualquer aprovação.

É fundamental que um lubrificante cumpra as exigências da viatura onde vai ser aplicada (manual do construtor informa o nível de exigência do lubrificante ou a especificação do construtor).

Particular atenção a viaturas em garantia porque a maioria dos construtores exigem produtos aprovados por especificações próprias .

Colocamo-nos à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário."

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #6 em: 10 de Agosto de 2012, 16:45 pm »
ou seja, basicamente dizem que cumprem os requisitos "minimos" mas se tiveres problemas, limpam se pois não são aprovados pelos fabricantes
por outras palavras, pode ser "argumento de venda" os requisitos minimos e os pagamentos de royalties , apenas o que é certo é " se comprares e usares , estás por tua conta e risco "

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #7 em: 10 de Agosto de 2012, 22:46 pm »
Interessei-me por estes lubrificantes porque vi no manual do meu Super 5 que a Renault Portuguesa recomendava apenas ELF ou GALP. Claro que o nome dos óleos que lá vem mencionado (não tenho aqui comigo o manual...) já nem sequer existe, por isso estou a tentar descobrir quais serão os mais adequados neste momento. Mas nunca usaria o GALP PERFORMA num carro mais recente.