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[DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Tópico: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras (Lida 20830 vezes)
MaNeL
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[DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
«
em:
07 de Agosto de 2012, 22:06 pm »
Venho apresentar hoje provavelmente um dos mais procurados mas também se calhar um dos mais DIY difÃceis de encontrar na Net...
A cobaia foi o meu
Clio III 1.5 dci de 70 cv
Em primeiro a lista de material necessário:
Martelo
Roquete
bit torx 40
Chave de caixa 13 e 18
Chave de boca 8 e 15
grampo
Chapa de metal pequena resistente (5x5 chega)
Preguiças [facultativo]
Óleo dos travões, Dot 4 no meu caso]
Spray limpeza de travões
Lixa
Tubo de aquário
O antes:
Colocar a frente do carro sobre as preguiças. apesar de facultativo facilita muito o trabalho
Vamos desapertar os 2 parafusos que seguram o disco ao cubo da roda. Antes de desapertar convém colocar o bit torx na cabeça do parafuso e dar-lhe umas marteladas. Isto vai ajudar a soltar o parafuso caso esteja calcinado.
Retirar a maxila. Com a chave de caixa 13 desapertar pela cabeça do parafuso ao mesmo tempo que com a chave de boca 15 segura atrás
Normalmente o pessoal puxa o embolo para trás forçando a pastilha para trás com uma chave de fendas. Usei outro método:
Coloca-se a chapa de metal justa ao embolo e com o grampo prende-se de modo a que ao fechar o grampo ele force o embolo para dentro.
Retira-se a carapuça do parafuso da purga e coloca-se o tubo de aquario. A outra ponta do tubo vai para um recipiente vazio.
Com a chave de bocas 8 abre-se a purga e ao mesmo tempo aperta-se o grampo até o embolo recuar todo.
Fecha-se a purga (mas deixamos o tubo).
(Atenção!!! nunca deixar o óleo dos travões chegar ao minimo. tentar sempre mantê-lo perto do MAX)
Prender com uma abraçadeira a maxila à suspensão para não forçar o tubo.
Retirar as pastilhas velhas, para isso só é necessário deslizadas para o lado:
(na imagem as pastilhas já são novas mas dá para ter uma ideia)
Desapertar o suporte da bomba com a chave de caixa 18.
Retirar o disco. Atenção que este pode estar calcinado e pode não sair facilmente. Nesse caso com o martelo bate-se no disco pela parte de trás, forçando-o a sair. Para verem a dificuldade que tive:
Agora vamos lixar a superfÃcie onde o disco assenta para garantir que a superfÃcie está lisa. Isto vai garantir que o disco assenta na perfeição.
Usar o Spray de limpeza de travões para limpar bem.
Colocar o novo disco. Passar o spray de limpeza na superfÃcie do disco. Ao apertar os parafusos não os apertar demais, se não da próxima vez custarão mais a sair.
Limpar o ferodo do suporte da pinça e se quiserem usem o spray outra vez. Colocar o suporte da bomba no sitio.
Colocar as novas pastilhas:
Limpar a maxila e coloca-la no sÃtio. As pastilhas BREMBO trazem parafusos novos. Usem-os
Verificar que está tudo apertado.
Tudo colocado no sitio, mas como mexemos com o óleo do travões vamos ter que sangrar o circuito hidráulico dos travões. Nos carros com ABS este processo deve ser feito com o carro ao relantin para o bomba de ABS poder trabalhar.
O processo é simples mas são necessárias 2 pessoas. Uma para injetar e outra para abrir a purga.
Resumindo:
Verificar o nÃvel de óleo. Convém estar no máximo
Uma pessoa senta-se ao volante do carro e liga o mesmo. Carrega várias vezes no pedal do travão até ficar duro e depois mantém o pedal no fundo.
Enquanto o pedal está no fundo a segunda pessoa abre a purga de um dos lados. o óleo deve sair isento de bolhas de ar. Deve ser continuo... fechar a purga e a pessoa que está dentro já pode largar o pedal (deve-se evitar que o pedal vá até ao fundo) Repetir se for necessário
(Atenção!!! nunca deixar o óleo dos travões chegar ao mÃnimo. tentar sempre mantê-lo perto do MAX)
Repetir o mesmo para o outro lado
Terminado!! o pedal deve ter o mesmo "tacto" que antes. se tiver "esponjoso" é porque o sistema ainda tem ar...
Espero que este DIY sirva para vocês
qualquer erro que detectem digam-me para evitar que o fórum amanha tenha um membro a menos lool
Quero aproveitar também para mandar um agradecimento especial: Caçoila, és o verdadeiro mestre
Como tive oportunidade para te dizer, quando vieres a Viana eu faço questão de te pagar um copo
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scenick
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #1 em:
07 de Agosto de 2012, 22:14 pm »
Muito bom este DIY , bem explicado e com os pormenores todos , gostei do detalhe do grampo para recolher o embolo , está bem imaginado
Bom trabalho e obrigado pela partilha já que serve para muitos modelos
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #2 em:
07 de Agosto de 2012, 22:58 pm »
Bom DIY, essa técnica da chapinha é inovadora, lol
Mas só uma duvida, não devias ter feito a substituição / purga nos 4 travões?
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MaNeL
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #3 em:
07 de Agosto de 2012, 23:08 pm »
segundo o Caçoila não sls
como só mexi nos travões da frente não vale a pena mexer nos de trás
scenick obrigado, esta técnica vi no youtube e adaptei a parte da chapa
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #4 em:
07 de Agosto de 2012, 23:48 pm »
boa partilha
se fosse para substituir o óleo todo aà sim deveria efectuar o purgamento nas 4rodas
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Viagra
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #5 em:
08 de Agosto de 2012, 00:02 am »
Grande DIY! Convém é alertar que nem sempre é fácil.
No meu caso todos os parafusos tinham selante. Não saiam facilmente. Os torx dos discos tiveram de sair com chave de pancada (penso que é assim o nome). Tenho sorte do meu pai ter essa ferramenta... Senão bem podiam andar a pancada nos parafusos que não saiam e dava-se cabo da cabeça dos parafusos!
Os que seguravam as maxilas e afins também não iam com roquete pequenino. Teve de lá ir o meu pai com uma chave dinamómetra para aà com mais de um metro para ter mais balanço e mesmo assim ainda fez uma força considerável.
Nas oficinas é mais fácil porque têm a chave que penso chamar-se pneumática certo?
Uma coisa é certa: poupa-se uns valentes trocos! Posso dizer que com discos Ferodo e pastilhas Ferodo Premier gastei 121€. E dá outro gosto ver depois o trabalho feito por nós.
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Artur
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #6 em:
08 de Agosto de 2012, 02:36 am »
só tenho um apontamento a fazer ...
essa chave usada para desapertar os parafusos dos discos é pequena demais , deves usar o roquete maior e com acrescento , senão sujeitas te a acontecer o que te aconteceu
de resto , bom diy
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MRC
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #7 em:
09 de Agosto de 2012, 13:43 pm »
Bom DIY!
Essa parte do bater por trás do disco para o mesmo sair, podia custar menos se batesses com o martelo na parte da frente do disco, junto ao centro do mesmo.
Por curiosidade, quantos kms tinham os discos quando os trocaste? É que tirando possÃveis empenamentos, nem me parecem pelas fotos, estar muito desgastados...
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MaNeL
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #8 em:
10 de Agosto de 2012, 09:37 am »
artur, realmente usei o roquete maior para os tirar depois e até saÃram bem, mas convém também referir que tiveram 24h com wd40 lool.
MRC, eu bati e bem onde dizes mas este estava mesmo preso, o outro já não custou tanto
os discos deviam ter o mesmo tempo que as pastilhas, 60 000 kms, mas como não tava da minha mão decidi trocar tudo... Agora já sei como está o material e ao certo à quanto tempo lá está
é importante referir também que a recolha do embolo deve ser feita com uma ferramenta própria. Eu usei este método porque tinha que esperar um mês para ter a minha
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #9 em:
11 de Agosto de 2012, 05:39 am »
Boas.
Citação de: nribeiro em 08 de Agosto de 2012, 00:02 am
Os torx dos discos tiveram de sair com chave de pancada (penso que é assim o nome).
Tu é que às vezes devias de levar umas "pancadas"
Chama-se chave de impacto.
Cumprimentos
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #10 em:
20 de Setembro de 2012, 23:09 pm »
Viva,
Excelente DIY, tudo bem explicadinho. Obrigado antes de mais pela partilha.
No entanto, tenho uma questão quanto ao processo: quando se abre o parafuso de purga para recolher o êmbolo, a outra ponta do tubo, que está num recipiente, não deveria estar submersa por óleo de travões para evitar que o ar seja sugado para o interior quando se abre o parafuso de purga? Julgo que noutros DIY que tenho visto recomendam que seja feito assim - eu sei que por fim purgaste todo o sistema, mas desta forma não se evitaria esse processo?
Pretendo fazer esta operação no meu Suzuki cujo sistema de travagem é igual ao do Clio 3, e gostaria de esclarecer esta dúvida.
Abraço,
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #11 em:
21 de Setembro de 2012, 00:20 am »
Nelson, a meu ver isso é desnecessário uma vez que o circuito é purgado em seguida
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #12 em:
21 de Setembro de 2012, 09:42 am »
bom diy
agora uma duvida
é mesmo necessário abrir o parafuso da purga para chegar os embolo para traz?
e que já vi mudar pastilhas/discos montes de vezes em vários locais e nunca abriram tal parafuso, ao empurrar o embolo para traz o óleo volta para o copo, depois e só dar umas bombadas no pedal para as pastilhas encostarem no disco.
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nelsonjrgomes
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
«
Responder #13 em:
21 de Setembro de 2012, 12:36 pm »
Convém abrir os parafusos para o óleo não ser enviado para trás, o que pode danificar a bomba do abs - o óleo dos travões é suposto circular numa única direção, e ao empurrá-lo para trás pode estragar umas "válvulas" ou lá como se chamam os mecanismos existentes no interior da bomba ABS e que regulam o seu funcionamento (pelo menos foi isto que li por aÃ). Claro que em muitos "sucateiros" fazem o processo como descreveste (empurrar o êmbolo lentamente para dentro), o que faz inclusivamente com que o nÃvel no depósito do óleo dos travões suba (óleo a ser empurrado novamente para a bomba dos travões). No entanto, e pelo que li, é um processo a evitar.
Mas voltando à minha dúvida (e desculpem ser chato): eu sei que no fim o user MaNel fez a purga do óleo. Mas como eu descrevi (meter a outra ponta do tubo submerso em óleo) não era dispensável a purga no fim?
Abraço,
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MRC
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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
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Responder #14 em:
21 de Setembro de 2012, 13:00 pm »
Convém sempre purgar no fim, pois basta esse tubinho não ser 100% estanque, para que entre ar na bomba de travão.
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