Autor Tópico: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras  (Lida 20832 vezes)

Offline MaNeL

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Venho apresentar hoje provavelmente um dos mais procurados mas também se calhar um dos mais DIY difíceis de encontrar na Net...
A cobaia foi o meu  Clio III 1.5 dci de 70 cv  :afro:

Em primeiro a lista de material necessário:
  • Martelo  :hammer:
  • Roquete
  • bit torx 40
  • Chave de caixa 13 e 18
  • Chave de boca 8 e 15
  • grampo
  • Chapa de metal pequena resistente (5x5 chega)
  • Preguiças [facultativo]
  • Óleo dos travões, Dot 4 no meu caso]
  • Spray limpeza de travões
  • Lixa
  • Tubo de aquário


O antes:



  • Colocar a frente do carro sobre as preguiças. apesar de facultativo facilita muito o trabalho

  • Vamos desapertar os 2 parafusos que seguram o disco ao cubo da roda. Antes de desapertar convém colocar o bit torx na cabeça do parafuso e dar-lhe umas marteladas. Isto vai ajudar a soltar o parafuso caso esteja calcinado.


  • Retirar a maxila. Com a chave de caixa 13 desapertar pela cabeça do parafuso ao mesmo tempo que com a chave de boca 15 segura atrás


  • Normalmente o pessoal puxa o embolo para trás forçando a pastilha para trás com uma chave de fendas. Usei outro método:
    Coloca-se a chapa de metal justa ao embolo e com o grampo prende-se de modo a que ao fechar o grampo ele force o embolo para dentro.


    Retira-se a carapuça do parafuso da purga e coloca-se o tubo de aquario. A outra ponta do tubo vai para um recipiente vazio.


    Com a chave de bocas 8 abre-se a purga e ao mesmo tempo aperta-se o grampo até o embolo recuar todo.

    Fecha-se a purga (mas deixamos o tubo).
    (Atenção!!!  nunca deixar o óleo dos travões chegar ao minimo. tentar sempre mantê-lo perto do MAX)

  • Prender com uma abraçadeira a maxila à suspensão para não forçar o tubo.


  • Retirar as pastilhas velhas, para isso só é necessário deslizadas para o lado:

    (na imagem as pastilhas já são novas mas dá para ter uma ideia)

  • Desapertar o suporte da bomba com a chave de caixa 18.

  • Retirar o disco. Atenção que este pode estar calcinado e pode não sair facilmente. Nesse caso com o martelo bate-se no disco pela parte de trás, forçando-o a sair. Para verem a dificuldade que tive:


  • Agora vamos lixar a superfície onde o disco assenta para garantir que a superfície está lisa. Isto vai garantir que o disco assenta na perfeição.
    Usar o Spray de limpeza de travões para limpar bem.


  • Colocar o novo disco. Passar o spray de limpeza na superfície do disco. Ao apertar os parafusos não os apertar demais, se não da próxima vez custarão mais a sair.

  • Limpar o ferodo do suporte da pinça e se quiserem usem o spray outra vez. Colocar o suporte da bomba no sitio.

  • Colocar as novas pastilhas:


  • Limpar a maxila e coloca-la no sítio. As pastilhas BREMBO trazem parafusos novos. Usem-os  :azn:

  • Verificar que está tudo apertado.


Tudo colocado no sitio, mas como mexemos com o óleo do travões vamos ter que sangrar o circuito hidráulico dos travões. Nos carros com ABS este processo deve ser feito com o carro ao relantin para o bomba de ABS poder trabalhar.

O processo é simples mas são necessárias 2 pessoas. Uma para injetar e outra para abrir a purga.

Resumindo:
  • Verificar o nível de óleo. Convém estar no máximo
  • Uma pessoa senta-se ao volante do carro e liga o mesmo. Carrega várias vezes no pedal do travão até ficar duro e depois mantém o pedal no fundo.
  • Enquanto o pedal está no fundo a segunda pessoa abre a purga de um dos lados. o óleo deve sair isento de bolhas de ar. Deve ser continuo... fechar a purga e a pessoa que está dentro já pode largar o pedal (deve-se evitar que o pedal vá até ao fundo) Repetir se for necessário
  • (Atenção!!!  nunca deixar o óleo dos travões chegar ao mínimo. tentar sempre mantê-lo perto do MAX)
  • Repetir o mesmo para o outro lado


Terminado!! o pedal deve ter o mesmo "tacto" que antes. se tiver "esponjoso" é porque o sistema ainda tem ar...

Espero que este DIY sirva para vocês :)

qualquer erro que detectem digam-me para evitar que o fórum amanha tenha um membro a menos lool

Quero aproveitar também para mandar um agradecimento especial: Caçoila, és o verdadeiro mestre  :happy: Como tive oportunidade para te dizer, quando vieres a Viana eu faço questão de te pagar um copo  :beer:

Offline scenick

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #1 em: 07 de Agosto de 2012, 22:14 pm »
Muito bom este DIY , bem explicado e com os pormenores todos , gostei do detalhe do grampo para recolher o embolo , está bem imaginado
Bom trabalho e obrigado pela partilha já que serve para muitos modelos

Offline Sls a GPL

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #2 em: 07 de Agosto de 2012, 22:58 pm »
Bom DIY, essa técnica da chapinha é inovadora, lol
Mas só uma duvida, não devias ter feito a substituição / purga nos 4 travões? 

Offline MaNeL

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #3 em: 07 de Agosto de 2012, 23:08 pm »
segundo o Caçoila não sls ;) como só mexi nos travões da frente não vale a pena mexer nos de trás ;)

scenick obrigado, esta técnica vi no youtube e adaptei a parte da chapa :P

Offline Caçoilauto

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #4 em: 07 de Agosto de 2012, 23:48 pm »
boa partilha

se fosse para substituir o óleo todo aí sim deveria efectuar o purgamento nas 4rodas

Offline Viagra

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #5 em: 08 de Agosto de 2012, 00:02 am »
Grande DIY! Convém é alertar que nem sempre é fácil.
No meu caso todos os parafusos tinham selante. Não saiam facilmente. Os torx dos discos tiveram de sair com chave de pancada  (penso que é assim o nome). Tenho sorte do meu pai ter essa ferramenta... Senão bem podiam andar a pancada nos parafusos que não saiam e dava-se cabo da cabeça dos parafusos!
Os que seguravam as maxilas e afins também não iam com roquete pequenino. Teve de lá ir o meu pai com uma chave dinamómetra para aí com mais de um metro para ter mais balanço e mesmo assim ainda fez uma força considerável.
Nas oficinas é mais fácil porque têm a chave que penso chamar-se pneumática certo?
Uma coisa é certa: poupa-se uns valentes trocos! Posso dizer que com discos Ferodo e pastilhas Ferodo Premier gastei 121€. E dá outro gosto ver depois o trabalho feito por nós. :dance:



Offline Artur

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #6 em: 08 de Agosto de 2012, 02:36 am »
só tenho um apontamento a fazer ...
essa chave usada para desapertar os parafusos dos discos é pequena demais , deves usar o roquete maior e com acrescento , senão sujeitas te a acontecer o que te aconteceu ;)

de resto , bom diy

Offline MRC

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #7 em: 09 de Agosto de 2012, 13:43 pm »
Bom DIY! :) Essa parte do bater por trás do disco para o mesmo sair, podia custar menos se batesses com o martelo na parte da frente do disco, junto ao centro do mesmo. :P

Por curiosidade, quantos kms tinham os discos quando os trocaste? É que tirando possíveis empenamentos, nem me parecem pelas fotos, estar muito desgastados...
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Offline MaNeL

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #8 em: 10 de Agosto de 2012, 09:37 am »
artur, realmente usei o roquete maior para os tirar depois e até saíram bem, mas convém também referir que tiveram 24h com wd40 lool.
MRC,  eu bati e bem onde dizes mas este estava mesmo preso, o outro já não custou tanto ;) os discos deviam ter o mesmo tempo que as pastilhas, 60 000 kms, mas como não tava da minha mão decidi trocar tudo... Agora já sei como está o material e ao certo à quanto tempo lá está ;)

é importante referir também que a recolha do embolo deve ser feita com uma ferramenta própria. Eu usei este método porque tinha que esperar um mês para ter a minha :P



Offline red46

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #9 em: 11 de Agosto de 2012, 05:39 am »
Boas.

Os torx dos discos tiveram de sair com chave de pancada  (penso que é assim o nome).

Tu é que às vezes devias de levar umas "pancadas" :laugh: :laugh: :laugh:

Chama-se chave de impacto.

Cumprimentos

Offline nelsonjrgomes

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #10 em: 20 de Setembro de 2012, 23:09 pm »
Viva,

Excelente DIY, tudo bem explicadinho. Obrigado antes de mais pela partilha.

No entanto, tenho uma questão quanto ao processo: quando se abre o parafuso de purga para recolher o êmbolo, a outra ponta do tubo, que está num recipiente, não deveria estar submersa por óleo de travões para evitar que o ar seja sugado para o interior quando se abre o parafuso de purga? Julgo que noutros DIY que tenho visto recomendam que seja feito assim - eu sei que por fim purgaste todo o sistema, mas desta forma não se evitaria esse processo?

Pretendo fazer esta operação no meu Suzuki cujo sistema de travagem é igual ao do Clio 3, e gostaria de esclarecer esta dúvida.

Abraço,
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Offline Gonçalo

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2012, 00:20 am »
Nelson, a meu ver isso é desnecessário uma vez que o circuito é purgado em seguida ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline deathophobia

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #12 em: 21 de Setembro de 2012, 09:42 am »
bom diy

agora uma duvida

é mesmo necessário abrir o parafuso da purga para chegar os embolo para traz?

e que já vi mudar pastilhas/discos montes de vezes em vários locais e nunca abriram tal parafuso, ao empurrar o embolo para traz o óleo volta para o copo, depois e só dar umas bombadas no pedal para as pastilhas encostarem no disco.


Offline nelsonjrgomes

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #13 em: 21 de Setembro de 2012, 12:36 pm »
Convém abrir os parafusos para o óleo não ser enviado para trás, o que pode danificar a bomba do abs - o óleo dos travões é suposto circular numa única direção, e ao empurrá-lo para trás pode estragar umas "válvulas" ou lá como se chamam os mecanismos existentes no interior da bomba ABS e que regulam o seu funcionamento (pelo menos foi isto que li por aí). Claro que em muitos "sucateiros" fazem o processo como descreveste (empurrar o êmbolo lentamente para dentro), o que faz inclusivamente com que o nível no depósito do óleo dos travões suba (óleo a ser empurrado novamente para a bomba dos travões). No entanto, e pelo que li, é um processo a evitar.

Mas voltando à minha dúvida (e desculpem ser chato): eu sei que no fim o user MaNel fez a purga do óleo. Mas como eu descrevi (meter a outra ponta do tubo submerso em óleo) não era dispensável a purga no fim?

Abraço,
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Offline MRC

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Re: [DIY] - Clio III dci --> Trocar os discos e as pastilhas de travão dianteiras
« Responder #14 em: 21 de Setembro de 2012, 13:00 pm »
Convém sempre purgar no fim, pois basta esse tubinho não ser 100% estanque, para que entre ar na bomba de travão.
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