À semelhança do site
ClientsFromHell decidi abrir este tópico para partilharmos aquelas belas situações por que passamos com certos e determinados clientes, digamos, mais obtusos...
Começo então por exemplificar com um exemplo bem recente que tive com um cliente ao telefone no inicio de um dia da ultima semana (foi pra abrir a pestana logo de manhã, e ainda pra mais seguiu-se outro telefonema igualmente alucinante...)
CLIENTE: Estou aqui com um problema na vossa aplicação que não funciona desde há uns dias, à pouco liguei-a mas continuo sem dados actualizados...
EU: Ok, então mas diga-me, tem a aplicação aberta, certo?
CLIENTE: Ai eu não percebo nada disto...
EU: Muito bem, então veja se junto ao relógio não tem um Ãcone (não fosse ela não saber o que era um icone ainda disse também, um desenho) de determinada forma...
CLIENTE: .....Silencio.....
EU: Sim?! Junto ao relógio, no canto inferior direito não tem uns Ãcones? Algum deles é de determinada forma?
CLIENTE: Junto ao relógio?!
EU: Sim, no canto inferior direito.... Em baixo...
CLIENTE: Ora eu tenho: Iniciar; Mostrar ambiente de trabalho.....
EU: Ok, isso é do lado esquerdo, exactamente do outro lado tem o relogio e uns icones, certo?
CLIENTE: Ah!!! Aqui onde diz as horas?!
Por aqui já estava suficientemente bom, mas continuou a melhorar...
EU: (Respirei fundo....) Exacto... Ai ao lado deve ter vários Ãcones, tem algum com determinado aspecto?
CLIENTE: Não tenho nada...
EU: Não tem nada?!?!
CLIENTE: Ah, tenho aqui dois computadores azuis a piscar...
EU: (percebi que seria o Ãcone de rede do XP) ok, e ao lado não tem outros? Ou uma seta para abrir mais essa parte e aparecerem mais?
CLIENTE: Não não tenho mais nada...
EU: Ok, então fazemos uma coisa, deixe-me aceder remotamente que será mais fácil... (Lá expliquei o que teria de abrir para eu poder entrar....)
Acabo de entrar remotamente e a barra de tarefas não tinha apenas uma linha como é normal mas três, então a system tray (a tal área de Ãcones junto ao relógio ou aquela coisa que diz as horas...) não só estava carregada com 3 linhas de Ãcones como ainda tinha a tal seta para abrir e ver ainda mais Ãcones... Mas de facto o da aplicação que pretendia não estava...
EU: ok, de facto a aplicação não está aberta, vamos lá abrir...
Procuro o Ãcone da aplicação no ambiente de trabalho, nada. Procuro no menu iniciar, nada.... Vou à pasta onde é instalada e nem sequer existia...
EU: Mas a aplicação não está instalada nesta maquina...
CLIENTE: Não não... Isso nunca esteve aqui....
Digam lá que não é de um gajo se mandar da primeira ponte que lhe aparecer à frente?
O outro telefonema fica para mais tarde mas também é muito bom.... Logo no mesmo dia e pouco depois das 9 da manhã pra abrir bem a pestana...