Dacia poderá avançar com modelo elĂ©tricoA venda de carros elĂ©tricos low cost poderá desempenhar um papel importante da estratĂ©gia da aliança Renault-Nissan e o “senhor que se segue” poderá ser um Sandero “eletrificado”. A Renault-Nissan reafirmou o compromisso com os carros elĂ©tricos, apesar de reconhecer que as metas de vendas deste tipo de viaturas estarem aquĂ©m do esperado na Europa. Contudo, Carlos Ghosn deixou em aberto a possibilidade de lançar uma alternativa de baixo custo que poderá atenuar as possĂveis perdas financeiras do grupo neste segmento. No SalĂŁo de Frankfurt, o responsável máximo pela Renault-Nissan disse que a procura justificará a redução do preço, lembrando que em poucos anos o valor de aquisição destes modelos baixou de 40 para menos de 20 mil euros. Este cenário deixa em aberto um Dacia elĂ©trico, “caso a procura assim o justifique”. O modelo em questĂŁo poderá ser um Sandero modificado, que poderia custar menos de 10 mil euros em França, onde beneficia do valor de incentivo do Governo, tal como acontece com o Renault Zoe. Ghosn acredita que a assinatura de acordos com municĂpios tambĂ©m poderá ajudar ao crescimento deste segmento. No Ăşltimo SalĂŁo de Frankfurt foram apresentadas algumas propostas elĂ©tricas, com destaque para as da BMW e Volkswagen, facto valorizado pelo “nĂşmero 1” da Renault-Nissan, que considera que estas apostas contribuirĂŁo para o aumento do interesse, melhoria das infraestruturas e, consequentemente, das vendas. Contudo, ressalvou: “somos o nĂşmero 1 em carros elĂ©tricos e continuaremos a sĂŞ-lo”. A aliança prevĂŞ que em 2020 10% do mercado europeu seja composto por modelos elĂ©tricos e hĂbridos plug-in.