Autor Tópico: [DIY] Clio III - Instalação de sistema BlueTooth (Parrot CK4160)  (Lida 15570 vezes)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Ora bem. Serve este DIY para explicar como se monta o mesmo no veiculo.

Ora vão necessitar do que vem com o CK4160 mais plástico central de um carro que o tenha ranhurado, neste caso foi usado o do Laguna II, Part No.:8200291313. No meu caso também foi comprado velcro rectangular numa normal loja de Bricolage (Aki).

Bem como há a acrescentar que o meu cabo vinha com o fio de massa danificado, teve de ser substituído (dado ao meu sistema ser usado e não novo).

Este possibilita a abertura do mesmo. Ao abrirem devem remover a tampa preta bem como a ficha que vêm com o mesmo.

Assim ficam com espaço para montar o micro. Retirem a borracha que vem com o mesmo, onde prende o pé dele e apliquem na posição vaga, preso com uma abraçadeira, exactamente na posição indicada.

Apliquem o Velcro na base do modulo bem como na posição a aplicar. No meu caso apliquei o velcro a frente de mais, mas como o mesmo e grande, deu para montar o modulo mais atrás, para não fazer interferência com os interruptores dos 4 piscas e do fecho centralizado. Limpem primeiro as superfícies com álcool e deixem secar, para desengordurar.

Não tenho fotos da desmontagem da frontal, radio e comandos do AC, apresento no final a montagem. É fazer o contrário do que fiz.

Passem o cabo que veio com o modulo na ranhura do lado esquerdo em baixo, em linha com as fichas do auto-radio.

Liguem as fichas da instalação do carro ao cabo que agora adicionaram.

Insiram a abraçadeira especial que veio com o kit, a mesma tem uma base com um grampo em metal que prende ao plástico que se encontra junto ao parafuso de massa. Usem uma chave de caixa de 10 milímetros com extensor e roquete, para ser mais fácil desmontar o mesmo, fazendo menos força. No final prendam os dois cabos à abraçadeira aplicada, deixando folga no cabo que aplicaram para o mesmo vir a frente aquando de ligarem o auto-radio.

Vamos então montar o micro. Abram a tampa do plástico central onde prendem as palas do sol com uma chave e puxem primeiro para os lados para soltarem um lado e depois o outro. Custa a tirar, tenham cuidado para não danificar o espelho retrovisor, porque fica exactamente por debaixo dessa peça, e se a mão fugir devido a força, não partem nada.

Aproveitem e tirem a lateral do pilar A do lado do passageiro. Soltem em baixo e puxem no sentido do pilar, para cima e para a frente.

Passem o cabo do micro entre a forra do carro e o tejadilho do carro, pelo lado direito descendo pelo pilar A. Aproveitem e prendam o encaixe de plástico ao tecto, encaixando o mesmo até ouvirem um estalo de um clip a prender e fechem o clip em plástico.  Prendam o cabo a parte interior dos clips que retêm o plástico do pilar, descendo junto a ficha que lá se encontra desligada (pus uma abraçadeira para fixar esta parte), retirem a capa do interruptor para desligar o airbag do passageiro (e retirar a borracha da porta, puxar por baixo para cima e para fora com cuidado) até abaixo, junto aos pés. Montem o plástico do pilar.

Depois levantem a alcatifa do chão e passem o cabo entre a alcatifa e o isolamento do carro (se possível metam a mão bem para dentro e empurrem o carro o máximo que consigam para baixo), indo até junto do filtro de ar. Ai por detrás tem um corte em 90 graus onde o rebordo da alcatifa desce, é o sitio onde devem passar o cabo, puxando por debaixo da caixa do filtro do habitáculo e para dentro da consola central, saindo por debaixo junto a ficha OBD.

Enrolem o cabo e prendam os 2 cabos, o do micro e o que vem do rádio. Liguem os cabos e arrumem tudo por debaixo.

Aproveitem e montem o sistema AC, não iremos necessitar dele agora mais desmontado. Liguem as fichas laterais, tem uma patilha preta que as tranca. Carreguem a meio da ficha, acima da patilha para a soltar e rodem 90 graus para ela desencaixar. A do meio é igual as normais. Depois atenção ao encaixarem, tem um encaixe em cima que tem de ficar bem instalado, ou a consola fica torta, mais dois pinos laterais abaixo dos parafusos Tork 15.

Aqui como deve ficar encaixado em cima.

Montem os botões de 4 piscas bem como a ficha. Atenção ao montar com a distancia do CK4160.

Encaixem em baixo a frontal e em cima. A mesma tem 3 encaixes em baixo mais 4 molas, duas entre o radio e a consola do AC mais duas em cima entre a consola e o tablier. Para retirar, é remover o radio e puxar com alguma força de um lado e de outro para soltarem as mesmas.

Liguem as fichas ao rádio, e ponham o rádio no sitio. Para o retirarem, existe já um DIY neste fórum, mas eu tirei com 4 chaves de precisão inseridas nos orifícios, depois é puxar para fora o radio ao mesmo tempo de empurram as chaves para fora do eixo que ficam quando inseridas, de forma a soltar as molas. Não esquecer que quando ligarem o radio o mesmo vai pedir o respectivo código. Sem ele nada funciona, incluindo o modulo.

Por fim, dado que o meu modulo era usado, tive de actualizar o mesmo (vinha com a versão 2.02, a mais recente é a 3.50). Para actualização existe um site especifico, necessitam de um portátil equipado com Bluetooth. O manual de actualização encontra-se num dos links, sendo o seguinte o programa para instalação do firmware e o ultimo o firmware em questão.

O site em questão é http://www.parrotoem.com/download/renault_ck4160

Link para o ficheiro de compatibilidade de equipamentos: http://www.parrotoem.com/download/renault_ck4160/renault-parrot_bluetooth-compatibility-2009-02.pdf
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, 11:29 am por Black Phoenix »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [DIY] Clio III - Instalação de sistema BlueTooth (Parrot CK4160)
« Responder #1 em: 26 de Agosto de 2012, 00:25 am »
bom DIY ! obrigado pela partilha !

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
« Responder #2 em: 26 de Agosto de 2012, 00:43 am »
Optimo Trabalho Márcio, Estás de Parabens, demorou mas conseguistes.

Abraço
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #3 em: 26 de Agosto de 2012, 01:07 am »
Bom DIY, parabéns e obrigado pela partilha!!!!!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #4 em: 26 de Agosto de 2012, 01:27 am »
deixa me apenas acrescentar algo em falta, convem ter o codigo do rádio ;)
de resto, apenas passava o cabo atrás do porta luvas junto as cablagens do carro e não no chão
E já agora, bom diy

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #5 em: 26 de Agosto de 2012, 01:45 am »
Passei o cabo pelo chão porque foi a solução para evitar estar a desmontar mais. Quero ver se um dia, depois passo o cabo por cima do porta-luvas sim. Obrigado pela correcção, da falta do código de rádio.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #6 em: 26 de Agosto de 2012, 05:35 am »
Bom diy

O meu carro já tem a tal peça com os orifícios do micro :p
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #7 em: 27 de Agosto de 2012, 10:30 am »
Grande trabalho sim senhor... Belo DIY..

Quando montar o meu, e se houver tempo para tal, tiro umas fotos ao que for diferente do Megane para o Clio para completar aqui...

Offline Ricardo

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
« Responder #8 em: 27 de Agosto de 2012, 10:42 am »
Grande DIY! Obrigado pela partilha :smiley:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #9 em: 27 de Agosto de 2012, 11:17 am »
Finalmente o gajo deitou mãos à obra.
Bem explicado e com bastantes fotos. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #10 em: 27 de Agosto de 2012, 11:45 am »
O marcio é daqueles que só trabalha quando é picado :laugh:

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2012, 12:00 pm »
O tão esperado DIY :) Parabéns pelo trabalho ;)
E que tal umas fotos disso a funcionar? (se não for pedir muito...)
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2012, 12:07 pm »
Fotos disso a funcionar?
Fotos não!
O que a malta quer é um video.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #13 em: 27 de Agosto de 2012, 12:12 pm »
O funcionamento é igual ao que já foi publicado no meu Diário de Bordo por parte da gclio:

Parrot CK 4160

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #14 em: 27 de Agosto de 2012, 12:14 pm »
Tanto trabalho e agora dá-te a preguiça na hora de fazer o video?!?!? O pessoal quer um video novo... Se possível a ouvir a menina a dizer que estás a conduzir e tudo...  :laugh: :laugh: