Autor Tópico: ar condicionado  (Lida 31098 vezes)

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Queluz
ar condicionado
« em: 21 de Fevereiro de 2010, 11:46 am »
Não vi nenhum tópico dedicado ao ar condicionado e como é uma peça mecânica agarrada ao motor, cá vai.  :angel:

De quanto em quanto tempo há que fazer a revisão ao aparelho (e filtros) e como saber quando há que recarregar de gás?

Abraços

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: ar condicionado
« Responder #1 em: 21 de Fevereiro de 2010, 11:58 am »
Recarregas quando o gajo deixa de mandar fresquinho looool
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
« Responder #2 em: 21 de Fevereiro de 2010, 12:08 pm »
e se recarregas é pq existira fuga, ou então não tem muito uso pensou eu de que....... lol

Offline Joao

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Portimão
« Responder #3 em: 21 de Fevereiro de 2010, 12:53 pm »
Mesmo com muito uso é normal o Gás ir á vida, leva tempo mas acaba.
Se ter fuga ai sim acaba com um curto espaço de tempo.

Filtro convem ser mudado de ano a ano,  o filtro do habitaculo!

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 21 de Fevereiro de 2010, 13:19 pm »
Pois fresquinho não faz, mas faz quentinho  :evil:
Acho que fugas também não tem, pelo menos isso foi visto na revisão antes de me ser entregue.
Mas como já é um carro antigo não me custa nada saber como estas coisas funcionam, né?

Abraços

Offline acadilhe

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
« Responder #5 em: 21 de Fevereiro de 2010, 14:22 pm »
Queria mandar verificar o meu sistema de ar condicionado. O filtro eu mudo, se o ar sair como normal o que mais há a fazer?. Já li que nos locais onde fazem assistencia ao ar condicionado fazem "reciclagem do ar", verdade?

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #6 em: 21 de Fevereiro de 2010, 16:03 pm »
Existem muitos sitios onde já se pode recarregar o A/C. O ano passado levei o meu 206 a Norauto e passado um mês já estava na mesma. Levei-o a Peugeot para fazerem o teste e ver se existia alguma fuga.
Como não foi encontrado nada, foi novamente recarregado e durou o verão todo, quando o vendi ainda deitava fresquinho como quando foi acabado de recarregar, logo, presumi que a Norauto não fez o trabalho como devia ou o gás que utiliza é de má qualidade.

Abraço!

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
« Responder #7 em: 21 de Fevereiro de 2010, 19:31 pm »
se custar a fazer fresquinho tb pode ser o filtro a precisar de ser substituido

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #8 em: 21 de Fevereiro de 2010, 19:59 pm »
O meu Clio está quase a chegar aos 10 anos de idade e o AC continua rigorosamente de origem. Nunca foi carregado e continua OK  :cool:.
Ando com ele quase sempre ligado, sempre gerou frio e ar seco em condições. O unico cuidado que tenho é mudar todos os anos o filtro da habitáculo.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 22 de Fevereiro de 2010, 10:41 am »
O meu Clio está quase a chegar aos 10 anos de idade e o AC continua rigorosamente de origem. Nunca foi carregado e continua OK  :cool:.
Ando com ele quase sempre ligado, sempre gerou frio e ar seco em condições. O unico cuidado que tenho é mudar todos os anos o filtro da habitáculo.

Pois, o meu vai na mesma.
A minha pergunta é mais uma questão de precaução do que de necessidade.
Já agora, com o tempo humido, é melhor usar a recirculação do ar ou puxar o ar da rua?

Abraços

Offline el_pibe

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gaia
« Responder #10 em: 22 de Fevereiro de 2010, 16:27 pm »
É preciso saber carregarem o ar condicionado, se for mal carregado ele não menda fresco...

Eu já tive uma fuga no meu, por isso tive de carrega-lo, mas tive alguns anos sem o carregar...mas filtro mudo sempre...

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #11 em: 22 de Fevereiro de 2010, 17:52 pm »
O melhor que se pode fazer por um AC é usá-lo fequentemente! O próprio gás que é usado tem substâncias vedantes, pelo que se for utilizado frequentemente as microfissuras que se vão criando com a idade e com a vibração do motor vão sendo repadaras, não permitindo depois a fuga do gás. Se lerem nos manuais de proprietário, geralmente aconselham que o AC seja colocado em funcionamento pelo menos dez/quinze minutos por mês.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
« Responder #12 em: 22 de Fevereiro de 2010, 18:09 pm »
tb ja ouvi dizer isso que quanto mais usares menos precisas de carregar com gas, é pena isso nao funcionar com o motor do carro e o gasoleo lol

Offline johnnygt

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #13 em: 23 de Fevereiro de 2010, 20:35 pm »
Existem pelo menos dois tipos de gas frigorigeno nos sistemas de A/C dos automoveis.
O antigo R12 que passou a ser proibido utilizar por afectar gravemente a camada de ozono.
Os sistemas com o gas R12 duram anos e anos, e comum encontrar supercincos, clios,18, 19, 21, 25 e outros Renault com este gas a funcionar perfeitamente ainda de fabrica.
Uma das grandes razoes para este gas durar tanto tempo sao as tubagens e radiador em cobre porque o cobre nao e tao poroso como o aluminio por isso o gas nao se perde ao longo dos anos, e como os frigorificos velhos, nunca avariam hahahaha.

Com o fim do gas R12 surgiu o gas  R134a mais amigo do ambiente e para ser mais eficaz tem de funcionar em sistemas em aluminio, por isso e que os radiadores e tubos agora sao em aluminio.
So que o raio do aluminio e um metal mais poroso que o cobre por isso o gas R134a dissipa-se mais rapido dai o frio ir embora ao poucos hehehehe...

Na Renault os sistemas de A/C com R134a devem ser recarregados de 4 em 4 anos independentemente de o sistema fazer frio ou nao.

Outra coisa, quanto menos se usa o A/C mais depressa o sistema fica sem gas por isso nao poupem o sistema a pensar que vai durar mais tempo.

Offline cardona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 23 de Fevereiro de 2010, 20:46 pm »
Pois, mas também me faz aumentar os consumos :/
Quente eu sei que faz, agora frio...
Já pus aquilo no máximo do frio, no máximo da velocidade e fazer frio, fez.
Mas estavamos em Dezembro, frio já eu tinha lol
4 em 4 anos? Amanhã tenho de ir à Motor Técnica ver duns papeis e falo nisso, a ver quando foi recarregado a ultima vez.
Já agora, é coisa cara?

Volto a perguntar, com tempo humido/chuva, uso recirculação do ar+a/c ou a/c a puxar o ar da rua? Não estarei a puxar humidade para dentro do carro?

Abraços
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 20:49 pm por cardona »