Associação automóvel alemã acusada de forjar votação (do Golf).A suspeita foi levantada pelo entretanto suspenso responsável pela comunicação da ADAC, que admitiu que os votos poderão ter sido inflacionados para um número dez vezes maior. Michael Ramstetter, até agora responsável de comunicação da ADAC (a associação automóvel mais representativa da Alemanha, com 19 milhões de associados), admitiu que o número de votos divulgados, que ajudaram a eleger o VW Golf VII como o Carro do Ano 2014 para este organismo, foi superior ao efetivamente recebido. Estima-se que tenham sido divulgados mais de 34 mil votos, quando, na realidade, terão sido apenas 3400 votos, portanto uma inflação de dez vezes o valor real. A notÃcia foi trazida a público pelo «Süddeutsche Zeitung», que revela algumas das declarações de Ramstetter, nomeadamente quando o também diretor de uma revista de automóveis disse que mentiu deliberadamente sobre o número de votantes para que «o resultado da votação parecesse mais significativo» do que na realidade foi. Após a divulgação da notÃcia, Ramstetter saiu do cargo que ocupava na ADAC e o clube automóvel alemão pediu desculpas pelo sucedido: «a credibilidade e a confiança são as nossas prioridades», disse Karl Obermair, presidente da ADAC, ao mesmo jornal. Já em 2005 a ADAC tinha estado sob forte controvérsia por, alegadamente, ter danificado um automóvel fabricado pela Dacia, para que a apreciação final do teste por si efetuado fosse bastante pior que a realidade do produto merece.
Devia era ser um Trabant o vencedor.