Autor TĂłpico: [DIY] Trocar ou pintar mascaras das opticas clio RS/V6 de cinza para preto  (Lida 10406 vezes)

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
boas pessoal como todos sabem as opticas da depo rs\v6 so sao vendidas com o fundo (mascaras) em cinza e como eu sempre gostei mais de fundo preto decidi fazer este diy para se quiserem trocar as mascaras ou no caso de nao as conseguirem arranjar pintar as mesmas, as fotos nao estao grande coisa mas espero que ajude bastante, qualquer duvida e so perguntar ;)

material necessario:
-pistola de ar quente.
-sikaflex preto ou silicone preto.
-chave de fendas com a ponta o mais larga possivel.
-chave phlips ( as mascaras da depo no interior tem dois parafusos philips).
-luvas de algodao.

a primeira foto da pistola de ar quente e da optica pronta a ser aberta:

depois começam por começar a dar ar quente sempre no bico da optica e depois vao andando com a pistola na direcçao do pisca sem nunca parar no mesmo sitio durante muito tempo e sempre da parte de tras da optica nunca a frente ;)

com uma chave de fendas começem a abrir no bico da optica em direcçao ao pisca tambem na parte de cima e em baixo (as opticas da depo abrem com muita facilidade de pois de levar com ar quente) :-)

a medida que forem abrindo a optica na direcçao que expliquei vao alternando com ar quente e sempre assim sucessivamente ate chegar ao fim da mesma :-), podem ver na imagem com ela vai abrindo ;)

a optica ja aberta e pronta a trocar mascaras :D

depois e so tirar os dois parafusos philips que vem na foto e a mascara sai com facilidade ;)

depois e o seguinte, se conseguirem arranjar umas mascaras pretas de umas opticas normais melhor pois as mesmas sao iguais as rs apesar de muita gente pensar que nao eu garanto que sao ;), se nao conseguirem arranjar podem pintar num preto a vossa escolha, eu pessoalmente prefiro mate :-), fica ai a foto a comprovar que as mascaras sao identicas ( a mascara cinza da depo e a outra preta de umas opticas normais em preto)

trocam a mascara depois de pintada ou mesmo a original em preto apertam no sitio e depois e so voltar a fechar a optica, convem voltar a dar ar quente para amolecer de novo o mastik e depois e pressionar bem a optica em todo o seu redor ate encostar bem, no fim aplicam um pouco de sikaflex ou silicone preto todo a volta  os restos de cola que ficam depois de abrir a optica continuam a colar na mesma nao se preocupem ;)

feito isto e so encaixar aquelas peças metalicas que as depo trazem ( nao tirei foto mas sao tres em cada optica e ajudam bastante para segurar enquanto seca o vedante), e depois de acabarem podem voltar a colocar as mesmas no sitio o resultado final sera este:

e uma operaçao relativamente facil de fazer eu proprio tambem tive algum receio na primeira vez que o fiz mas com paciencia e dedicaçao faz se bem e fica bem bonito o resultado final para quem e fa das opticas rs\v6 de fundo preto, qualquer duvida que tenham em relaçao a como o fazer nao hesitem em perguntar terei todo o prazer em ajudar ;)

cumprimentos a todos :-)

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: trocar ou pintar mascaras das opticas clio RS/V6 de cinza para preto
« Responder #1 em: 25 de Setembro de 2012, 12:46 pm »
Bom DIY e obrigado pela partilha.

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 25 de Setembro de 2012, 12:51 pm »
obrigado carlos espero ter colocado no sitio certo, antes de fazer isto pesquisei bastante e como nao encontrei nada de concreto decidi ser eu mesmo a fazer o trabalho e correu excelentemente bem :smiley:

cumprimentos :wink:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #3 em: 25 de Setembro de 2012, 12:59 pm »
Porreiro. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 25 de Setembro de 2012, 13:01 pm »
obrigado rui :wink:

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #5 em: 25 de Setembro de 2012, 13:21 pm »
Ficou muito louco! Realmente visto assim até parece facil :P
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 25 de Setembro de 2012, 13:28 pm »
eu ja fiz isto em 2 pares de opticas e digo ja que abrir as opticas da depo e bem mais facil que abrir umas de origem renault, na primeira vez que o fiz pintei as mascaras de preto mate mas um amigo meu adorou o trabalho e quis ficar com elas conclusao comprei um segundo par mas dessa vez arranjei umas mascaras de umas opticas normais de origem e troquei pelas cinza da depo pois afinal elas sao iguais :wink:, se alguem o quiser fazer e precisar de ajuda estou disponivel :smiley:

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #7 em: 25 de Setembro de 2012, 13:41 pm »
Estava com muito medo de fazer isso mas parece mesmo facil.. Muito obrigado colega... Era mesmo o que precisava..

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 25 de Setembro de 2012, 13:52 pm »
se precisares de ajuda nao hesites :wink:

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #9 em: 25 de Setembro de 2012, 22:31 pm »
A Ăşnica coisa que noto Ă© que a barra cinzenta fica nĂŁo Ă©? Na lateral do farol?

Offline red46

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II.III Dynamique 1.2 16v 75cv 2004
Re: [DIY] Trocar ou pintar mascaras das opticas clio RS/V6 de cinza para preto
« Responder #10 em: 26 de Setembro de 2012, 04:22 am »
Boas.

O trabalho ficou muito bom! Bom DIY :cool:

E o Xmarine já tinha feito o mesmo nas ópticas do Clio dele :wink:

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=291.525

Cumprimentos

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 26 de Setembro de 2012, 09:00 am »
sim blurr fica com aquela barra cinzenta de lado mas da para pintar t :wink:que na altura ja nao estava com tempo mas na proxima vez vou pintar :wink:, red 46 obrigado mas nunca tinha visto que o x marine tinha feito o mesmo as dele mas como sei que e uma modificaçao bem desejada decidi postar aqui como o fazer :wink:

cumprimentos a todos :smiley:

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 26 de Setembro de 2012, 09:18 am »
ja agora esquecime de referir que ao abrirem as opticas aproveitem para reforçar a parte interior nos casquinhos dos piscas pois estes nas opticas da depo soltam se com facilidade e depois so mesmo abrindo e que conseguem fixar, deixo ai uma foto e no meu caso usei cola de pvc primeiro depois deixei secar m pouco e em seguida coloquei cola quente por cima.

Offline Rui_Arsenio

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Quinta do Conde, SetĂşbal
  • Garagem : Renault MĂ©gane RS Dci
« Responder #13 em: 04 de Outubro de 2012, 20:07 pm »
Excelente DIY...
No mégane 3 também é uma boa ideia, para ficar com o look do gt-line. desculpa o off-topic

Quero reforçar o excelente trabalho que dá um outro look ao carro! Abraço e boa continuação!
PROJECTO  MÉGANE III Coupe 1.5dci 110cv Cinza -> <- 01/2010 COM KIT MÉGANE RS

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 25 de Outubro de 2012, 15:20 pm »
obrigado rui :wink:, penso que no megane o procedimento seja o mesmo, eu no inicio tive receio de o fazer mas depois de muita pesquisa decidi avançar e correu mesmo muito bem ate a data de hoje nem infiltraçoes nem nada :smiley: