Bem pessoal depois de muito se falar sobre isto decidi colocar uma fotos e informação do que sei sobre autoradios.
Desde já aviso que estou a falar do que sei por isso se alguem sabe mais que eu por favor acrescente ao que estou a fazer aqui
No clio 2 existem 2 tipos de rádios
Os primeiros da plilips de 98 até 99/2000
Os segundos que a maioria é tunerlist de 2000 para a frente
Os primeiros radios com e sem CD
Uploaded with
ImageShack.usUploaded with
ImageShack.usAinda existe um sem visor mas é a maior bosta que há por isso não coloquei
Os visores deste rádios. De notar que nos mesmos existem 2 opções:
Sem horas no mesmo visor e com horas no mesmo visor:
Sem horas no mesmo (ou não existe as horas ou está num visor ao lado)
Uploaded with
ImageShack.usEsta é do meu branco antes de passar a visor moderno
Uploaded with
ImageShack.usO modelo com horas no visor é semelhante aos modernos mas apenas funciona com os rádios antigos ou seja ambos possuem este formato
Uploaded with
ImageShack.usEsta segunda foto acho que é um visor dos novos. Porque? Acho que o novo visor (para os rádios tuner list) apareceu quando o simbolo do cinto e portas passou para junto ao rádio como estão a ver abaixo. Mas não tenho a certeza
Uploaded with
ImageShack.usNeste caso até as fichas são iguais mas não funcionam um no outro. Apenas funciona nos rádios especificos
Os rádios mordernos temos estes (os que possuem ficha amarela na parte de trás)
Uploaded with
ImageShack.usou com cd
Uploaded with
ImageShack.usAtenção às arestas. Nos modelos até 2001 as arestas eram lisas. Mas nos modelos a partir de 2001 as arestas eram na diagonal. Servem no modelo antigo mas não encaixam na perfeição (foi o meu caso visto ter montado o que era do meu vermelho de 2004 no de 98).
Uploaded with
ImageShack.usExistem tambem um modelo sem visor no topo do tablier
Os visores são iguais ao último mas, pelo que descobri no carro do Henrique existem com 2 fichas e com uma ficha apenas (nos de 2000 antes da actualização são sempre de 2 fichas e continua até 2005, só ai aparecem os de uma ficha apenas).
Uploaded with
ImageShack.usPassagem de um radio para o outro:
1 - Comprar radio e visor equivalente senão esqueçam.
2 - Alterar fios. Aqui existem alguma hipoteses de fazer. Se for nos de 98 a 2001 o fio é possive de se comprar sem chatear, visto ele tem um encaixe no topo do tablier. Se não o querem fazer terão que cortar fios e emendar pela ordem correcta.. Eu no meu fiz isso comparando com o meu azul de 2000, cortei os fios e fui emendando um a um. São 6 ou 7 fios e tá pronto.
3 - Não se esqueçam do plástico que, como podem ver na foto do meu branco é mais pequeno no visor antigo. Terão que arranjar um que sirva no visor maior ou então cortar mas ai acho que vai ficar feio
Radios de outros Renault servem? Sim mas não todos.. Na foto abaixo tem um clio de 2000 com um rádio original com leitor mp3. Desde que use o mesmo visor e o mesmo comando serve na perfeição. Não se esqueçam que os rádios renault possuem todos as mesmas 2 fichas básicas uma para colunas outra para energia e isso não muda muito...
Ah e não se esqueçam que os 2 comandos no volante funcionam em qualquer dos modelos de rádio acima apenas muda o desenho. A exclusão a esta regra é no modelo de visor com uma ficha.. Ai o comando funciona diferente e não conheço como funciona
Uploaded with
ImageShack.usQuem precisar da ordem dos fios é só dizer que posso ver como fiz no meu..
Quem souber mais ou vir algo errado por favor avisem que peço a algum dos admins para corrigir a informação