Neste tópico esperamos conseguir explicar práticas correntes para lavar correctamente os carros , sem infligir swirls á pintura .
Errado usar uma esponja?Milhões de pessoas em todo o mundo lavam o carro com uma esponja, se lerem os diversos tópicos existentes no
www.CarPremium.net, não vão ver nenhum membro a lavar com uma esponja...porque será?? Tudo vem dar à superfÃcie plana da esponja :
Imaginem a pintura automóvel com a sujidade normal, partÃculas de terra agarradas na superfÃcie da pintura, que vocês querem lavar para mostrar o brilho do carro.
Algumas dessas partÃculas são afiadas :
Agora, se colocarem a esponja em cima dessas partÃculas, como fariam se fossem lavar o carro com uma esponja, as partÃculas de sujidade ficavam entre a mesma e a pintura - Não teriam lugar nenhum para sair a não ser para dentro da esponja.
Quando limpamos a esponja pela pintura estamos a esfregar as partÃculas, enquanto elas se movem em cima do verniz, deixam um leve risco no acabamento:
Estes pequenos riscos são muito visÃveis com uma luz mais forte, e é isto que mostra os terrÃveis swirls que roubam o brilho e cor da pintura, destruindo o aspecto do carro.
Uma imagem de swirls severos resultantes da lavagem com esponja:
Luvas de lavagemLuvas de pelo de ovelha/carneiro foram desenvolvidas, para contornar o problema das esponjas que agarram as partÃculas de sujidade, através da superfÃcie plana.
Se passarem os vossos dedos através de uma destas luvas de pelo de ovelha
conseguem ver que é densa e profunda , e não plana.
Voltando à s partÃculas na pintura, quando a luva pelo de ovelha é colocada sobre elas, a sujidade ( partÃculas ) é absorvida para dentro da luva - estando por isso fora do acesso da pintura e assim não riscam :
Então , deslocando a luva através da pintura não espalha as partÃculas sobre a mesma , e não acontecem os normais swirls.
Nota: Apesar das luvas serem muito superiores ás esponjas , é impossÃvel não causar alguns swirls de vez em quando . O resto do tópico vai ajudar a que os swirls sejam os mÃnimos possÃveisQue luva escolher?Existem diversos tipos de luvas de lavagem no mercado , desde pelo de ovelha/carneiro até à s de microfibra e algodão.
Na minha opinião as melhores são as de luva de pelo de ovelha e carneiro, quando escolherem uma luva, tenham cuidado para ver se é profunda e suave para á pintura, 2 luvas excelentes são :
Meguiars Lambswool Wash MittEurow Sheepskin Wash MittE existem outras também...
Tantos Shampoos! Qual escolher?A escolha do shampoo para o vosso carro vai depender apenas do vosso gosto pessoal. Mas existem imensos tipos no mercado e é difÃcil de saber qual escolher, alguns pontos a ter em consideração para a escolha são:
1. Lubrificação na solução do shampoo - queremos um shampoo que torne a lavagem agradável e lubrificada , para as partÃculas de sujidade serem "absorvidas" pelo lubrificante e as que o não são, ficam absorvidas pela luva de lavagem que será passada por água limpa.
A espuma é agradável na lavagem, mas o que interessa mesmo é o poder de lubrificação!
2. Um shampoo não deve conter detergentes agressivos, se estiverem a lavar um carro já detalhado esses agentes vão limpar toda a cera, polish, selantes deixando a pintura completamente desprotegida e seca.
Os detergentes da loiça não são recomendados para lavar os carros, vejam o que acontece à vossa pele depois de uso prolongado com os mesmos, fica seca, dura e envelhecida e vai fazer o mesmo á pintura, borrachas, plásticos, etc.
Com isto em mente existe um numero enorme de shampoos para carro, que encaixam nesta linha de pensamento acima descrita - os que usei e aconselho são os seguintes :
Einszett Exclusiv GlanzShampoor (meu favorito para o dia a dia)
Zaino Z7P21s Bodywork Shampoo Poorboys Super Slick & SudsPinnacle Bodywork Shampoo & ConditionerEinszett Raindance (Para mim um dos melhores para carros detalhados)
Poorboys Super Slick & Suds Chemical Guys Maxi-Suds IIEm que consiste "Método dos 2 baldes"?Mais uma vez, milhões de pessoas usam apenas um balde para lavar com shampoo, se lerem os tópicos no CarPremium vão ver que os membros lavam os carros com "Método dos 2 baldes" - Mas que é isso???
Como o nome sugere , o método consiste em ter 2 baldes (ou um balde com 2 secções separadas) onde num deles tem o shampoo e o outro água limpa.
Primeiro encharcamos a luva no shampoo e começamos a lavar o carro (como descrito abaixo). Antes de por a luva novamente no balde com o shampoo, passamos no balde com água limpa para tirar a sujidade para não voltarem á chapa e corrermos o risco de causar swirls...assim reduzimos em muito o seu aparecimento.
Um grit guard é um investimento excelente e fica no fundo do balde.
Quando enfiamos a luva no balde de água limpa, esfregamos no grit guard para aumentar o numero de partÃculas removidas da luva.
Além disso ficam presas no fundo e não sobem para ficar na luva novamente, menos possibilidades ainda de estragarem a pintura e aparecerem mais swirls.
LavagemAqui vou descrever o processo geral de lavagem...
Jantes , Cavas , Interior das portasComecem assim , quando lavam as jantes usem uma escova própria, shampoo (ou wheel cleaner).
Abram todas as portas e bagageira para limpar o interior das portas (sem passarem shampoo nos mecanismos internos das fechaduras) - Estas zonas apanham muita porcaria e quando estão limpas é um prazer
.
Pré LavagemEsta operação liberta a sujidade e deixa a pintura molhada para ser facilmente lavável, usando uma mangueira sem muita pressão com um ângulo diferente de 90º, senão vamos estar a forçar a sujidade a percorrer a pintura e em última análise a riscar.
ShampooEsta é fase mais importante do processo de lavagem , e é nesta altura que se faz a maior quantidade de riscos se não tomarmos cuidado.
Este processo remove toda a porcaria de cima do carro, poeira, lama, sujidades, etc .. adicionem a quantidade correcta de shampoo (conforme o estado do carro e a diluição referida pelo fabricante) ao vosso balde e encham com água para produzir espuma e lubrificação necessária para a solução de lavagem:
Agora para o método dos 2 baldes, usem 2 luvas de pelo de ovelha - uma para as zonas altas do carro (tejadilho, capot, guarda lamas (zona superior) e a outra para as zonas baixas (abaixo do da roda), usem um movimento leve paralelo quando lavam, sem aplicar muita pressão ou vão causar swirls..
Se uma marca é teimosa em sair com movimentos suaves da lavagem, vai requerer de certeza um No-Tar ou mesmo Claybar. Comecem do tejadilho e vão avançando para baixo, assim as quantidades de sujidade grandes, que costumam estar nas zonas baixas, não vão ser transferidas para cima.
Tentem não deixar o shampoo secar na pintura, já que pode causar manchas, dai ser essencial não lavar directamente sob o sol. Se o fizerem tem de ser lavado e molhado um painel de cada vez, continuem até o carro estar completo.
EnxaguamentoUma vez lavado o próximo passo é passar por água o carro todo , para tirar os restos do shampoo. Existem várias técnicas e uma delas, em carros já detalhados, é deixar um fio de agua corrente passar ao longo da chapa, que esta vai ficar seca quase de imediato.
SecagemOutro factor grande de risco, no que diz respeito aos swirls, primeiro se usarem uma toalha waffleweave é imensamente mais seguro e eficaz que usar uma camurça, 2 exemplos de toalhas de qualidade são:
Premium Toalha WaffleWeavePoorboys WaffleweaveDevemos usar as toalhas para remover a maioria da água que fica em cima com movimentos MUITO suaves e sem pressão, tipo toureiro.
Os restos de água, com um bom pano microfibras conseguimos tirar o restante, se tiverem compressor de ar, melhor ainda.
E pronto tem aqui um tutorial sobre lavagem onde a possibilidade do aparecimento de swirls vai ser mÃnimo.
Agradeço a autorização do DAVE KG , o autor do tutoria, e ao Racer pela tradução para poder adaptar á nossa realidade!