Caterham's sporting director Steve Nielsen has resigned from the team, AUTOSPORT has learned.Nielsen originally joined the outfit when it was known as Team Lotus at the end of 2011 after several years at the Renault team.It is not clear why he is leaving, but sources suggest that he is moving to another outfit. The Leafield-based team has confirmed he will stop working for it in January.No replacement has yet been lined up, with Caterham using Nielsen's departure to evaluate a possible new structure to the sporting side of the operation.Nielsen is an F1 stalwart, having previously worked at Arrows, Benetton/Renault, Tyrrell and the old Team Lotus, and his experience would be invaluable to any outfit on the grid.Caterham endured a difficult 2012 campaign, when it failed to make the steps forward that it had hoped to.However, it managed to hold on to its crucial 10th place in the constructors' championship after Vitaly Petrov finished 11th in the final race in Brazil to help his team overhaul rival Marussia.
AS últimas peças da defunta HRT F1 foram compradas por uma empresa espanhola de reciclagem o que indicia que a candidatura da Scorpion Racing à Fórmula 1 pode ter terminado. A Scorpion Racing pretendia adquirir a HRT F1 e entrar de imediato na Fórmula 1, mas viu as suas pretensões negadas por Bernie Ecclestone e pela FIA, já que a inscrição no Mundial de F1 teria de ter sido feita em novembro passado, com o patrão da FOM a apontar para 2014. Contudo, de acordo com o jornal espanhol AS, Teo Martin, dono da empresa espanhola de reciclagem terá adquirido dois HRT de 2012, outros tantos de 2011, um túnel de vento, camião, ferramentas e toda a maquinaria e mobiliário da HRT que existiam na Caja Magica, em Madrid. As únicas peças não adquiridas foram os motores Cosworth e as caixas de velocidades da Williams, que regressaram aos fornecedores. O custo desta operação não foi revelado.
Grande Prémio da Austrália de F1 Kimi Raikkonen gela concorrênciaConfirmou-se exatamente o esperado. Os Red Bull são os carros mais rápidos do plantel, mas em corrida, a degradação dos pneus baralhou por completo as contas e foi Kimi Raikkonen e a Lotus a darem muito boa conta de si, com uma estratégia de apenas duas paragens, vencendo com todo o merecimento a prova de abertura do Mundial de F1. A par da Lotus, também a Ferrrari esteve bastante bem, com Fernando Alonso a ser segundo, na frente de Sebastian Vettel, que não conseguiu mais do que defender o terceiro lugar face a Felipe Massa, que esteve igualmente muito bem na corrida, especialmente na primeira metade. A estratégia de duas paragens e uma gestão perfeita dos pneus deu à Lotus a 20º vitória da equipa na F1, e a primeira na Austrália. Lewis Hamilton foi quinto com o Mercedes, na frente de Mark Webber, que voltou a arancar mal, condicionando logo aí o seu resultado final. O australiano partiu mal, caiu para sétimo, e só conseguiu recuperar até ao sexto lugar. O ritmo que a Red Bull sempre mostrou nos treinos e qualificação nunca teve paralelo na corrida, e a razão disse-a Vettel no pódio: “Os pneus 'foram-se' num instante, e são muito difíceis de gerir”. No pólo oposto, a Lotus mostrou que é uma séria concorrente aos lugares cimeiros, pois com um carro tão dócil com os pneus (Alonso ficou a 12s e Vettel a 22s) tem que se contar com os homens de Enstone. Depois de uma boa primeira metade de corrida, Massa terminou em quarto, aqinda que tenha lutado por mais, já não foi capaz. Hamilton tentou uma estratégia de duas paragens, mas cedo percebeu que não o iria conseguir. Nico Rosberg desistiu com problemas elétricos no W04. A corrida da McLaren este nos antípodas do ano passado. Jenson Button saiu há 12 meses vitorioso de Melbourne e hoje quedou-se pelo nono lugar, num começo de Mundial terrível para a equipa. Classificação: 1. Raikkonen Lotus-Renault 1h30:03.2252. Alonso Ferrari a 12.4513. Vettel Red Bull-Renault a 22.3464. Massa Ferrari a 33.5775. Hamilton Mercedes a 45.5616. Webber Red Bull-Renault a 46.8007. Sutil Force India-Mercedes a 1:05.0688. Di Resta Force India-Mercedes a 1:08.4499. Button McLaren-Mercedes a 1:21.63010. Grosjean Lotus-Renault a 1:22.75911. Perez McLaren-Mercedes a 1:23.36712. Vergne Toro Rosso-Ferrari a 1:23.85713. Gutierrez Sauber-Ferrari a 1 Volta14. Bottas Williams-Renault a 1 Volta15. Bianchi Marussia-Cosworth a 1 Volta16. Pic Caterham-Renault a 2 Voltas17. Chilton Marussia-Cosworth a 2 Voltas18. van der Garde Caterham-Renault a 2 Voltas Abandonos Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 40ªRosberg Mercedes 26ª Maldonado Williams-Renault 25ªHulkenberg Sauber-Ferrari 1ª Campeonato Pilotos 1. Raikkonen 252. Alonso 183. Vettel 154. Massa 125. Hamilton 106. Webber 87. Sutil 6 8. Di Resta 4 9. Button 2 10. Grosjean 1 Construtores 1. Ferrari 302. Lotus-Renault 263. Red Bull-Renault 234. Mercedes 105. Force India-Mercedes 106. McLaren-Mercedes 2Ler mais: http://autosport.sapo.pt/kimi-raikkonen-gela-concorrencia=f111176#ixzz2P9Zl34W8
Grande Prémio da Malásia de F1Vettel vence grande luta com WebberSebastian Vettel venceu o Grande Prémio da Malásia de F1, após uma grande luta com Mark Webber, que levou até aos limites a sua tentativa de bater o companheiro de equipa, ao ponto de Christian Horner e Adrian Newey porem as mãos na cabeça. Das boxes para a pista ouviu-se “Isto é uma parvoíce, Seb, então?” tal foi a luta entre Vettel e Webber. Tudo correu bem, não houve problemas, e o alemão venceu a sua primeira corrida do ano, passando para o comando do Mundial, já que Kimi Raikkonen foi apenas sétimo classificado. Dobradinha para a Red Bull, e terceiro e quarto lugar para os dois Mercedes, com Lewis Hamilton na frente de Nico Rosberg, que várias vezes disse via rádio que estava a ser mais rápido que Hamilton, pedindo autorização para passar para a frente do companheiro de equipa, mas Ross Brawn explicou que também Hamilton estava a ser 'acalmado' de maneira a que a equipa levasse os dois monolugares até ao fim, o que aconteceu. Felipe Massa foi quinto classificado, numa corrida de trás para a frente, chegando a esta posição já na fase final da contenda. Fernando Alonso ficou de fora logo no início da corrida depois de um toque na traseira do monolugar de Vettel, já que danificou a asa dianteira, que acabou por se soltar, levando o espanhol a sair de pista, abandonando. Romain Grosjean (Lotus) foi sexto na frente do seu colega de equipa Kimi Raikkonen, que desta feita cometeu vários pequenos erros, que não lhe permitiram chegar mais à frente. Nico Hulkenberg (Sauber) foi oitavo e o top 10 ficou completo com Sergio Pérez (McLaren) e Jean Eric Vergne (Toro Rosso). Valtteri Bottas (Williams) foi 11º e o melhor 'rookie'. Jenson Button (McLaren) foi apenas 17º. Classificação 1. Vettel Red Bull-Renault 2. Webber Red Bull-Renault a 4.298s3. Hamilton Mercedes a 12.1s4. Rosberg Mercedes a 12.640s5. Massa Ferrari a 25.6s6. Grosjean Lotus-Renault a 35.5s7. Raikkonen Lotus-Renault a 48.4s8. Hulkenberg Sauber-Ferrari a 53.0s9. Perez McLaren-Mercedes a 1m12.3s10. Vergne Toro Rosso-Ferrari a 1m27.1s11. Bottas Williams-Renault a 1m28.6s12. Gutierrez Sauber-Ferrari a 1 volta 13. Bianchi Marussia-Cosworth a 1 volta14. Pic Caterham-Renault a 1 volta15. van der Garde Caterham-Renault a 1 volta16. Chilton Marussia-Cosworth a 2 voltas17. Button McLaren-Mercedes NT 18. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari NT 19. Maldonado Williams-Renault NT 20. Sutil Force India-Mercedes NT 21. Di Resta Force India-Mercedes NT 22. Alonso Ferrari NT Pilotos 1. Vettel 40 pontos2. Raikkonen 313. Webber 264. Hamilton 255. Massa 226. Alonso 187. Rosberg 128. Grosjean 9 9. Sutil 6 10. Di Resta 4 11. Hulkenberg 4 12. Button 2 13. Perez 2 14. Vergne 1 Construtores1. Red Bull-Renault 66 pontos2. Lotus-Renault 403. Ferrari 404. Mercedes 375. Force India-Mercedes 106. McLaren-Mercedes 47. Sauber-Ferrari 48. Toro Rosso-Ferrari 1Ler mais: http://autosport.sapo.pt/vettel-vence-grande-luta-com-webber=f111326#ixzz2P9Z5gSe6
Fernando Alonso domina GP da ChinaFernando Alonso conquistou a sua primeira vitória do ano no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, dominando quase toda a corrida. O piloto espanhol passou para a frente na quinta volta, ultrapassando Lewis Hamilton, e a partir daí ficou o resto da prova no comando (exceto nas paragens para troca de pneus). Kimi Raikkonen assegurou a segunda posição nas últimas voltas, quando Sebastian Vettel teve que fazer mais uma paragem para utilizar os pneus macios. Esta paragem custou um pódio a Vettel, que estava muito rápido na fase final, obrigando o alemão da Red Bull a fazer um ataque final, tentando pressionar Hamilton, que conseguiu segurar a terceira posição nas curvas finais. Jenson Button também só usou os pneus macios na fase final e conseguiu recuperar até ao quinto lugar, batendo Felipe Massa e Daniel Ricciardo. Classificação:1º Fernando Alonso (Ferrari) 56 voltas2º Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) a 10,1s 3º Lewis Hamilton (Mercedes) a 12,3s4º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) a 12,5s5º Jenson Button (McLaren-Mercedes) a 35,2s6º Felipe Massa (Ferrari) a 40,8s7º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) a 42,6s8º Paul di Resta (Force India-Mercedes) a 51,0s9º Romain Grosjean (Lotus-Renault) a 53,4 s10º Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) a 56,5s11º Sergio Pérez (McLaren-Mercedes) 1m03,8s12º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) a 1m12,6s13º Valtteri Bottas (Williams-Renault) a 1m33,8s14º Pastor Maldonado (Williams-Renault) a 1m35,4s15º Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) a 1 volta16º Charles Pic (Caterham-Renault) a 1 volta17º Max Chilton (Marussia-Cosworth) a 1 volta18º Giedo van der Garde (Caterham-Renault) a 1 voltaAb. Nico Rosberg (Mercedes) a 35 voltasAb. Mark Webber (Red Bull-Renault) a 41 voltasAb. Adrian Sutil (Force India-Mercedes) a 51 voltasAb. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari) a 52 voltasLer mais: http://autosport.sapo.pt/fernando-alonso-domina-gp-da-china=f111758#ixzz2QSGu1XhX
Sebastian Vettel vence GP do Bahrein Sebastian Vettel venceu de forma categórica o GP do Bahrein, onde raramente perdeu a liderança, mesmo quando foi às boxes para trocar de pneus. Atrás de si classificou-se a dupla da Lotus, com Kimi Raikkonen à frente do seu colega Romain Grosjean, que desta feita fez uma corrida sempre em constante luta e sem cometer erros. Paul di Resta esteve muito competitivo todo o fim de semana e falhou por pouco o seu primeiro pódio, após uma corrida em que optou por apenas duas paragens nas boxes, ao contrário da generalidade dos seus rivais. Lewis Hamilton acabou por assegurar nas últimas voltas o quinto lugar, com uma ultrapassagem final a Mark Webber. O australiano acabou por perder ainda mais um lugar na última volta para Sergio Pérez, que esteve em grande destaque no Bahrein. Fernando Alonso foi apenas oitavo, muito graças a uma avaria na asa traseira que impediu o espanhol de usar o DRS ao longo de maior parte da corrida e que ainda o obrigou a uma paragem extra. Já Nico Rosberg, que foi o primeiro líder da prova, não conseguiu conter o ritmo mais forte dos seus adversários e foi perdendo lugares até terminar em nono. Jenson Button não esteve muito melhor, e após diversas lutas com o seu companheiro de equipa - que envolveram toques e apertos para fora de pista -, o inglês acabou por capitular, vindo-se prejudicado pela sua estratégia de boxes para terminar em décimo. Análise completa na próxima edição do AutoSport Classificação GP do Bahrein1. Vettel Red Bull-Renault 57 voltas2. Raikkonen Lotus-Renault + 9.1s3. Grosjean Lotus-Renault + 19.5s4. Di Resta Force India-Mercedes + 21.7s5. Hamilton Mercedes + 35.2s6. Perez McLaren-Mercedes + 35.9s7. Webber Red Bull-Renault + 37.2s8. Alonso Ferrari + 37.5s9. Rosberg Mercedes + 41.1s10. Button McLaren-Mercedes + 46.6s11. Maldonado Williams-Renault + 1m06.4s12. Hulkenberg Sauber-Ferrari + 1m12.9s13. Sutil Force India-Mercedes + 1m16.7s14. Bottas Williams-Renault + 1m21.5s15. Massa Ferrari + 1m26.3s16. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1 volta17. Pic Caterham-Renault + 1 volta18. Gutierrez Sauber-Ferrari + 1 volta19. Bianchi Marussia-Cosworth + 1 volta20. Chilton Marussia-Cosworth + 1 volta21. van der Garde Caterham-Renault + 2 voltasLer mais: http://autosport.sapo.pt/sebastian-vettel-vence-gp-do-bahrein=f111899#ixzz2R8Kh5dKs