Vitória fácil de Vettel em SingapuraSebastian Vettel venceu com facilidade do GP de Singapura de F1 confirmando hoje todo o domínio que exerceu durante o fim de semana, só ‘perdendo’ para Lewis Hamilton a primeira sessão de treinos livres. A partir daí não mais foi batido por qualquer dos seus adversários, dando-se mesmo ao luxo de obter a pole-position para a corrida de hoje a olhar para os monitores de tempos na sua boxe. Neste momento o binómio Vettel/Red Bull RB9 não tem adversários, e agora é só uma questão de tempo e de números até que seja confirmado matematicamente o quarto título mundial seguido do piloto alemão. A partir deste momento Vettel tem 60 pontos de avanço para Fernando Alonso, que fez das tripas coração para ser segundo na corrida. Partindo da sétima posição o piloto espanhol realizou uma fabulosa partida, chegando ao terceiro lugar numa ápice e daí até delinear uma boa estratégia que lhe permitiu ser segundo, foi um pulo. A provar que a Ferrari tem em 2014 uma dupla fantástica, Kimi Raikkonen foi terceiro, depois de ter sido apenas 13º na qualificação, fruto de uma lesão nas costas que o incomodou ao ponto de nem sequer conseguir chegar à fase decisiva da qualificação. Os Mercedes foram quarto e quinto classificados, com Nico Rosberg na frente de Lewis Hamilton. O segundo Red Bull, de Mark Webber, parou na derradeira volta com problemas de caixa de velocidades, algo que a boxe já tinha informado o piloto e uma situação recorrente na equipa. Tendo-se visto obrigado a fazer três paragens nas boxes, Felipe Massa foi sexto, na frente de Jenson Button, Sergio Perez e Nico Hulkenberg, que realizaram muito boas disputas em pista, dando alguma emoção a um Grande Prémio que nos lugares da frente quase não teve história. A estrela da qualificação, Esteban Gutierrez, foi perdendo lugares na corrida, terminando no 12º lugar, não conseguindo sequer igualar o seu melhor resultado, o 11º lugar em Espanha. Classificação 1. Vettel Red Bull-Renault 2. Alonso Ferrari 3. Raikkonen Lotus-Renault 4. Rosberg Mercedes 5. Hamilton Mercedes 6. Massa Ferrari 7. Button McLaren-Mercedes 8. Perez McLaren-Mercedes 9. Hulkenberg Sauber-Ferrari 10. Sutil Force India-Mercedes 11. Maldonado Williams-Renault 12. Gutierrez Sauber-Ferrari 13. Bottas Williams-Renault 14. Vergne Toro Rosso-Ferrari 15. Webber Red Bull-Renault 16. van der Garde Caterham-Renault 17. Chilton Marussia-Cosworth 18. Bianchi Marussia-Cosworth 19. Pic Caterham-Renault DNF Di Resta Force India-Mercedes DNF Grosjean Lotus-Renault DNF Ricciardo Toro Rosso-Ferrari Campeonatos Pilotos 1. Vettel 2472. Alonso 1873. Hamilton 1514. Raikkonen 1495. Webber 130 6. Rosberg 116 7. Massa 87 8. Grosjean 579. Button 54 10. Di Resta 36 11. Sutil 26 12. Perez 22 13. Hulkenberg 19 14. Ricciardo 18 15. Vergne 13 16. Maldonado 1 Construtores 1. Red Bull-Renault 3772. Ferrari 2743. Mercedes 2674. Lotus-Renault 2065. McLaren-Mercedes 766. Force India-Mercedes 627. Toro Rosso-Ferrari 318. Sauber-Ferrari 199. Williams-Renault 1Ler mais: http://autosport.pt/vitoria-facil-de-vettel-em-singapura=f114805#ixzz2fe2waMP2
Felix da Costa muito próximo da Toro RossoPiloto português deve ser anunciado como substituto de Daniel RicciardoNICE - O Brasil pode até não ter um representante na Fórmula 1 em 2014. Mas muito provavelmente piloto de língua portuguesa haverá. Só falta o anúncio oficial, o que deverá ocorrer nos próximos dias. Antonio Felix da Costa, português de Cascais, 21 anos, salvo grande surpresa, será confirmado como o substituto do australiano Daniel Ricciardo na equipe Toro Rosso. Na etapa de Paul Ricard da Fórmula Renault 3.5 World Series, neste fim de semana, categoria similar a GP2, a ante-sala da Fórmula 1, Costa, da equipe Arden, venceu a corrida do sábado e terminou em terceiro neste domingo. "Hoje era um dia importante para mim. Não poderia fazer besteira", disse Costa ao Estado, no circuito francês.Com 160 pontos, ocupa a terceira colocação do campeonato que terá ainda sua última etapa, em Barcelona, dias 19 e 20 de outubro. O vencedor neste domingo foi o dinamarquês Kevin Magnussen, da DAMS, líder da temporada, com 224 pontos, e provável campeão. O filho de Jan Magnussen, ex-piloto da Fórmula 1, com 25 Gps entre 1995 e 1998, venceu a prova do sábado, mas foi desclassificado por irregularidade no flap móvel (DRS). Costa, então segundo, ficou com a vitória.COM PRESTÍGIO, DE NOVO"Recebi uma mensagem de Franz Tost (diretor da Toro Rosso) me cumprimentando pelo resultado", disse o talentoso português, sábado, ao Estado. Costa sabe que Tost e, principalmente, Helmut Marko, ex-piloto de Fórmula 1 dos anos 70 e diretor do programa Júnior da Red Bull, acompanhavam de perto seu trabalho. Sua equipe teve um começo de campeonato difícil, o que lançou alguma dúvida em Marko sobre o verdadeiro potencial de Costa. "Contratamos um novo engenheiro, muito capaz, mas introduziu sistemas muito complexos no time. Foi só quando passamos a usar o modelo de acerto anterior que voltamos a andar na frente de novo", disse o piloto.Tendo vencido quatro etapas no fim do ano passado, recém-chegado à veloz F-Renault 3.5, Costa impressionou Marko. Este ano, em Monza, no começo do mês, porém, o diretor do programa Júnior da Red Bull comentou esperar mais de seu piloto. Agora, com os dois pódios em Paul Ricard e a vitória na corrida do domingo, na Hungria, dia 15, Costa voltou a apresentar a regularidade entre os primeiros exigida por Marko. "Acho que o doutor Marko vai ficar muito feliz por me conduzir à Fórmula 1. O contrato já foi assinado no ano passado, mas ele pode me colocar onde desejar", explicou Costa. "Gosto muito dele. É um homem duro. Mas ele é o que você vê." A forma como tem sido tratado por Tost e Marko são sinais evidentes de, nesse instante, corresponder ao que esperam dele."PILOTO INTELIGENTE"Em entrevista ao Estado, em Monza, Marko comentou apreciar a visão global de Costa, essencial no automobilismo, hoje. "É um piloto inteligente." Por essa razão, provavelmente, Costa tem sido chamado para participar do programa de simulador da Red Bull em Milton Keynes, Inglaterra, sua sede, nos fins de semana de GP de Fórmula 1. "Em Cingapura, lá estava eu, na Red Bull, fazendo a simulação para eles". Os técnicos da Red Bull enviam para a sua sede os dados captados pelas dezenas de sensores instalados nos carros de Sebastian Vettel e Mark Webber. Lá, outros profissionais alimentam os computadores do simulador com todo tipo de informação, do carro, asfalto, ambiente, dos pneus e Costa "disputa" a corrida.A fidelidade às condições do circuito cresce a cada temporada. O resultado final indica ao time como seria sua participação na prova. E a partir daí ratificar o acerto já encontrado, tentar melhorá-lo nos detalhes ou mesmo partir para uma mudança radical se o resultado for desfavorável. "Agora, nas próximas etapas, Coreia e Japão, lá estarei eu de novo na Red Bull, de madrugada, realizando as simulações", disse Costa.O piloto que deverá ser o companheiro de Jean-Eric Vergne na Toro Rosso em 2014 foi terceiro na GP3 no ano passado, 11.º na mesma categoria em 2011, melhor estreante na Fórmula 3 europeia, com três vitórias, em 2010, terceiro no Europeu de Fórmula Renault 2.0, em 2009, sendo que no seu Campeonato Norte Europeu foi campeão. Já testou o carro da Force India e Red Bull de Fórmula 1.Costa reúne velocidade, senso tático de corrida e gosta muito de entender o carro e seus recursos, para poder explorar toda sua potencialidade. Exatamente o que mais será exigido pelo complexo regulamento da Fórmula 1 em 2014. "Sei, no entanto, que os problemas que enfrentei este ano, no começo, ao não repetir o sucesso do fim da temporada passada na F-Renault 3.5, representam quase nada perto do que me aguarda na Fórmula 1. O desafio é muito maior. Mas sinto-me bem preparado."AJUDA PSICOLÓGICAA exemplo de Felipe Massa, Costa foi buscar ajuda profissional para entender melhor como reagir ao difícil momento no começo do campeonato, quando sua carreira poderia terminar ali, por Marko perder a confiança no seu trabalho. "Achei que tudo iria acabar para mim. Desde então mantenho ajuda psicológica e devo confessar estar adorando."O sucesso no automobilismo, nos últimos anos, bem mais que no passado, depende do talento do piloto combinado com a forma como reage à enorme pressão de tudo que o cerca, daí a importância de estruturar-se melhor psicologicamente. Há cobrança de toda natureza associada à elevação exponencial da competitividade. Essa é uma das principais dificuldades de muitos pilotos brasileiros que viajam à Europa a fim de disputar as categoria de formação. Muito jovens e inexperientes, enfrentam adversários que por vezes nem são tão talentosos, porém mais bem preparados para enfrentar a vasta gama de desafios do automobilismo moderno.
Terceira vitória de Vettel na CoreiaSebastian Vettel prossegue a sua senda vitoriosa ao triunfar hoje no GP da Coreia, depois de uma corrida que dominou de fio a pavio. Oitava vitória da temporada para o alemão, que fica desta forma ainda mais perto do titulo mundial, pois soma agora 77 pontos de avanço para Fernando Alonso, que foi sexto na Coreia e 105 para Kimi Raikkonen que terminou este Grande Prémio no segundo lugar. Grande corrida de Kimi Raikkonen que partiu da nona posição para terminar num bom segundo lugar, batendo o seu companheiro de equipa Romain Grosjean, que foi terceiro. Grande quarto posto de Nico Nulkenberg, que logrou manter atrás de si, após diversos ataques, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, com um grupo que incluía ainda Nico Rosberg e Jenson Button. Felipe Massa levou o segundo Ferrari ao nono posto, com Sergio Pérez a assegurar o derradeiro lugar pontuável. Realizando a sua habitual boa partida, Vettel foi-se distanciando, enquanto atrás de si Grosjean passava Lewis Hamilton, envolvendo-se ambos numa boa luta. Nico Rosberg rodava atrás deles e Nico Hulkenberg sustinha Fernando Alonso. Raikkonen passou depois para a frente deste grupo ao rumar às boxes mais cedo. Hamilton começou a ter os seus habituais problemas com os pneus. O Safety Car entrou quando o pneu dianteiro direito do McLaren de Sergio Perez explodiu após a curva 2. Mark Webber, que vinha logo atrás, furou de imediato. Quando o Safety Car saiu, Vettel manteve-se firme no comando e Raikkonen passou Grosjean com uma grande manobra. O Safety Car entrou novamente em pista devido a um incidente entre Sutil e Webber, com o Red Bull a incendiar-se. O carro dos bombeiros entrou em pista entrou em pista antes do Safety-Car causando alguma confusão. Daí até ao final, grande corrida de Hulkenberg, que manteve em sentido Lewis Hamilton na luta pelo quarto lugar. Os Williams terminaram perto do top 10, Paul di Resta bateu e ambos os Toro Rosso ficaram fora da corrida, depois de Daniel Ricciardo ter chegado a andar em sétimo. Com estes resultados, Ferrari e Mercedes estão agora separadas por um ponto com a Lotus-Renault, 44 pontos mais atrás. Com novas prestações deste calibre arrisca-se a chegar ao segundo lugar dos Construtores. A McLaren-Mercedes afastou-se um pouco mais da Force India-Mercedes e a Sauber-Ferrari está agora empatada com a Toro Rosso-Ferrari. Classificação 1. Vettel Red Bull-Renault 1h43:13.7012. Raikkonen Lotus-Renault + 4.2003. Grosjean Lotus-Renault + 4.9004. Hulkenberg Sauber-Ferrari + 24.1005. Hamilton Mercedes + 25.2006. Alonso Ferrari + 26.1007. Rosberg Mercedes + 26.6008. Button McLaren-Mercedes + 32.2009. Massa Ferrari + 34.30010. Perez McLaren-Mercedes + 35.100 11. Gutierrez Sauber-Ferrari + 35.90012. Bottas Williams-Renault + 47.00013. Maldonado Williams-Renault + 50.00014. Pic Caterham-Renault + 1:03.50015. van der Garde Caterham-Renault + 1:04.50016. Bianchi Marussia-Cosworth + 1:07.90017. Chilton Marussia-Cosworth + 1:12.90018. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 2 voltas19. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 3 voltas20. Sutil Force India-Mercedes + 5 voltas Campeonatos 1. Vettel 2722. Alonso 1953. Raikkonen 1674. Hamilton 1615. Webber 1306. Rosberg 1227. Massa 898. Grosjean 729. Button 5810. Hulkenberg 31 11. Di Resta 36 12. Sutil 26 13. Perez 23 14. Ricciardo 18 15. Vergne 13 16. Maldonado 1 1. Red Bull-Renault 4022. Ferrari 2843. Mercedes 2834. Lotus-Renault 2395. McLaren-Mercedes 816. Force India-Mercedes 627. Sauber-Ferrari 318. Toro Rosso-Ferrari 319. Williams-Renault 1Ler mais: http://autosport.pt/terceira-vitoria-de-vettel-na-coreia=f115114#ixzz2gvixUHuG