Autor Tópico: Multa por advertência na folha de inspecção automóvel???  (Lida 19535 vezes)

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Boas pessoal...Tenho um dúvida: hoje a minha C2 foi a inspecção e passou...

No entanto, fiquei surpreendido porque passei com uma advertência de desalinhamento da direcção...O gajo alertou-me que devia corrigir isso no prazo de 30 dias para no caso de a policia me mandar parar e ver que tenho a direcção desalinhada nao me passar uma multa...

Alguem sabe de quanto é a multa?

Eu nao sinto nada no carro, porque aquilo deve ser um desvio minimo mas que a máquina da inspecção acusou logo...

Obrigado pela vossa ajuda ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Multa por advertência na folha de inspecção automóvel???
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2012, 18:11 pm »
O mais engraçado disso, é a policia ver que tens a direcção desalinhada  :laugh:
Para isso acontecer tinham que andar com equipamento apropriado, ou então apreender os documentos e mandar-te fazer uma inspecção para se verificar se tens o carro alinhado ou não, são duas situações muito pouco prováveis de acontecer.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2012, 19:05 pm »
Mas eu nao entendo nenhum comprovativo em como corrigi a situação do desalinhamento eles podem me caçar com multa certo?

O meu problema não é eles saberem que tenho a direcção desalinhada porque sei que eles nunca a irao confirmar, agr na folha de inspecção esta la a advertencia e eles nao podem pegar por isso?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2012, 21:05 pm »
Acho que não, procura no código da estrada alguma referencia a isso. Eu já fui mandado parar inúmeras vezes e nunca me disseram nada sobre as deficiências assinaladas na folha. 

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
« Responder #4 em: 05 de Dezembro de 2012, 22:07 pm »
Do pouco que sei, as deficiências que vêm assinaladas na folha mas que permitem a passagem do veículo, têm que ser corrigidas até à próxima inspecção. Nem sei como é que a polícia haveria de verificar isso!

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #5 em: 05 de Dezembro de 2012, 22:27 pm »
Tenho o mesmo entendimento que o carvalhosky, até porque por exemplo imagina que te falta alguma luz. Isso fica anotado na folha, e se te mandam parar, vão verificar se tens a lampada substituida, obviamente que vão implicar se a tiveres fundida, depois podes sempre dizer que já substituiste e voltou a queimar, mas arriscas-te sempre a levar com a multa. Mas isso são coisas que eles verificam que não estão bem, tipo está à vista. Mas direcção desalinhada, como vão comprovar isso?

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #6 em: 05 de Dezembro de 2012, 22:49 pm »
Claro que não precisas de factura. Não podes ter um amigo que te alinhe isso de oferta?

Convém no entanto alinhar, caso realmente esteja desalinhado sob pena de estragares 2 pneus.

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #7 em: 05 de Dezembro de 2012, 23:17 pm »
O scénic tem um furo no silenciador do escape e na altura não disseram nada sobre isso, apenas tem que aparecer arranjado na próxima inspecção.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2012, 10:19 am »
Claro que não precisas de factura. Não podes ter um amigo que te alinhe isso de oferta?

Convém no entanto alinhar, caso realmente esteja desalinhado sob pena de estragares 2 pneus.

Infelizmente henriqe nao tenho nenhuma conhecido que me possa facilitar o alinhamento da direcção...

Portanto, posso estar descansado quanto a uma possivel multa certo?

Sei que tenho de corrigir o problema até a proxima inspecção, mas no entanto ainda vou fazer força para que o gajo que me pos os pneus me volte a alinhar a direcção...Aliás pessoal, eu posso exigir que ele me re-alinhe a direcção? Apenas passaram 2 meses desde que pus os pneus novos, alinhamento e calibração...

Obrigado pela vossa ajuda ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 06 de Dezembro de 2012, 12:35 pm »
Não sei se te safas... normalmente costumam dizer que só dão garantia do alinhamento até saíres da oficina  :assobio: porque qualquer toque , qualquer buraco, ou até mesmo alguma folga na direcção pode fazer com que a direcção fique desalinhada, o ideal é alinhar a direcção e ir directo ao ipo, mesmo que eles lá digam que está desalinhada sempre tens o papel do alinhamento com diferença de minutos em relação à inspecção, e o inspector deixa de ter muitos argumentos para dizer que o carro está desalinhado.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #10 em: 06 de Dezembro de 2012, 14:43 pm »
Obrigado sls...;)

Continuo com algumas dúvidas sobre tudo isto porque tenho receio por um lado de estar a dar cabo de uns pneus que me custaram 320€ e por outro lado por poder ser mandado parar pela policia e levar no pelo com a multa...  :rolleyes:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 06 de Dezembro de 2012, 15:47 pm »
Tens uma solução, quando vires um policia, pergunta, se podes levar uma multa por teres na ficha do ipo essa anotação, e depois explicas aqui ao pessoal   :wink:

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2012, 17:03 pm »
O que me referia do amigo é mesmo isso.. se por ventura (o que nem faria sentido) o policia pedia provas se tiras já re-alinhado, podes simplesmente dizer que um amigo teu ofereceu-te o alinhamento.

No entanto na prática nenhum policia vai te pedir nada. Quanto muito pode perguntar, e a tua resposta é simples: sim, já foi re-alinhado.

No entanto é possivel que o policia examine os pneus da frente de forma a verificar se tens vergas à mostra e multar te por isso. Apenas isso! No entanto nem é o caso.

Quanto ao alinhamento ter sido recente duvido que pegue. Podes dizer é que, desde que saiste da oficina (2 meses) o carro ta sempre a fugir (mesmo que mentira lol) e eles verificam e fazem algum aperto. Mas.. pode nem pegar, porque como o SLS disse podem dizer que foi um buraco por exemplo..

Se for para pagar, eu faria noutra casa especializada pois à muita casa que não sabe alinhar como deve ser. E se essa falhou realmente uma vez, pode tornar a fazer. No entanto, o problema pode ter sido o próprio centro de inspecções.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 06 de Dezembro de 2012, 17:32 pm »
Atenção ao aspecto de ter alinhado bem ou não, porque a marca dá uma margem de erro admissível, a oficina que alinhou a direcção pode ter alinhado dentro dessa margem de erro admissível, mas o IPO quer aquilo a dar menos que 5m/km , ora este valor muitas vezes está dentro da dita margem de erro admissível pela marca. Por isso é que eu digo, alinhar e inspecção logo de seguida.
No meu caso em particular, aconteceu o mesmo fiz o alinhamento na sexta-feira, vim de alenquer para ponte de sor, na segunda feira fui à inspecção e deu esse valor entre 5m/km e 10m/km, e foi à 3ª vez que ele passou com o carro por cima da máquina, e quase que aposto se ele passasse mais vezes o valor baixava. Das 3 vezes que passou deu sempre valores diferentes.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #14 em: 06 de Dezembro de 2012, 18:45 pm »
Alguem aqui do Porto conhece uma boa casa para fazer o alinhamento? de preferencia que seja baratinho porque sem emprego nao estou para entrar em loucuras... :S