(Lada). Não me parece que valha a pena apostar numa fracassada indiana.
O protótipo tem 730cc e é feito com base no atual 1.5 dCi de quatro cilindros. Mais leve, este bloco deverá ser capaz de consumos 15% inferiores. A Renault anunciou um protótipo de um motor a gasóleo de dois cilindros com metade do tamanho do atual bloco de quatro cilindros 1.5 dCi. A unidade com 730cc pesa menos de 100 kg, cerca de 40 kg a menos que o motor de lhe serve de base. Esta opção, que visa ocupar cerca de metade do espaço no compartimento do motor, sem que isso se reflita no aumento do ruÃdo produzido, pretende ser cerca de 15% mais eficiente em termos de consumos quando chegar à fase de produção. A marca francesa ainda não adiantou os nÃveis potência que esta opção deverá debitar. Contudo, vai dizendo que é um motor com turbo e compressor, que produz entre 49 e 69 cv, além de um binário máximo de 145 Nm. Uma fonte da marca disse à Autocar que este motor destina-se sobretudo a mercados emergentes. Os seus custos de produção deverão ser inferiores em comparação com o bloco de quatro cilindros, uma vez que recorre a menos componentes. Nesta altura, o custo do turbo torna ainda o seu fabrico ainda um pouco dispendioso. A sua sonoridade deverá ser idêntica à do dCi convencional. O motor deverá ser ainda sujeito a uma segunda fase de desenvolvimento antes de chegar aos modelos de produção.