Autor Tópico: Incêndio Megane Break 2004  (Lida 27294 vezes)

Offline Vitor Melo

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Incêndio Megane Break 2004
« em: 24 de Dezembro de 2012, 00:18 am »
Boa noite.


Infelizmente o assunto que me trás cá não é agradável.


Na sexta feira cheguei a casa por volta das 19h e, como habitualmente, estacionei a carrinha em frente a minha casa e não mais olhei para ela até à manhã de sábado. Achei estranho, pois os vidros estavam todos embaciados e em brincadeira com a minha esposa, disse-lhe que alguém dormiu no carro durante a noite. E pronto, continuei com a minha vida. As horas passaram e o embaciado permanecia. Achei estranho e fui ver o que se passava. Pois bem, o carro tinha ardido, ainda que parcialmente. Como ilustram as fotos, o foco deu-se, penso eu, no botão do vidro eléctrico e foi queimar o que conseguiu... O mais estranho de tudo, é que o fogo apagou sozinho, para minha grande sorte e felicidade... TUDO o resto funciona, inclusivamente a lâmpada da referida porta e os fusíveis estão todos bem. A porta já se encontra desligada e o interior está completamente castanho do fumo.

O resto, podem imaginar!

Aquilo que me trás cá prende-se com a tentativa de perceber se alguém tem conhecimento de algum caso similar a este e se alguém tem alguma explicação para este facto.










Cumprimentos e obrigado,
Vitor Melo


Offline Artur

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #1 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:20 am »
que coisa mais estranha, não tenho conhecimento de mais nenhum caso desses

Offline carlosjcm

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #2 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:24 am »
Nem eu, é a primeira vez que vejo tal coisa!!!! Apesar do azar ainda não foi assim tão grande. Se tivesse sido o carro todo era bem pior :S

Offline Sls a GPL

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #3 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:26 am »
O estranho é os fusíveis não terem ido à vida. Não há a possibilidade de um cigarro ou  outra fonte de calor tenha ficado na porta e que tenha provocado esse incêndio?

Offline Vitor Melo

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #4 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:34 am »
Uma das coisas que acho estranho é que para cada uma das portas da frente há um fusível de 25A e para as duas de trás tem apenas um de 40A, portanto, menos sensível...

Quanto à fonte de calor, nenhum de nós fuma e temos uma bebé pequena, portanto, não temos nada do género no carro.

A hipótese de vandalismo parece-me descartada porque exteriormente, está intacto!!

Outra coisa estranha é que o fogo apagou-se sozinho, imagino que por ausência de oxigénio... Em todo o caso, o espelho que tenho no encosto de cabeça atrás do lado direito para ver a bebé, está derretido, logo, atingiu temperaturas altas...


Não percebo!!!

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, 00:36 am por carlosjcm »

Offline Sls a GPL

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #5 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:42 am »
A questão do fusível é simples, na porta do condutor tens mais equipamento, mas no entanto um só fusível para as duas portas de trás, quando para a frente é um para cada porta, é que não é lá muito compreensível.

Tens seguro que cubra esse dano? Vai ser complicado essa reparação mesmo recorrendo a peças em 2ª mão , ainda vai ser um pouco complicado €€€.

Offline Vitor Melo

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #6 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:48 am »
Nop, não tenho seguro contra todos os riscos. Já fui encontrando algumas meganes para venda de peças e uma ou outra tem estes interiores. A época não ajuda, está tudo fechado, mas mesmo em segunda mão, acho que não me livro de uns 750 a 1000€, mínimo.

Aqui a questão fundamental é que nunca mais vou dormir descansado... Provavelmente o melhor mesmo é trocar de carro. :(


Obrigado a todos pela ajuda.

Offline Sls a GPL

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #7 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:58 am »
ah... a causa desse incêndio pode ter sido no botão do vidro ou no motor deste. Ou então na luz de cortesia da porta, mas se esta está a funcionar, não me parece que seja dai.
O mais estranho é que se trancaste o carro, era suposto ter cortado a energia para as portas e periféricos.
Tens que ver se a uch não foi à vida também, ou se não foi a causadora do incêndio.
 Se a uch avariou e mandou informação ao motor do vidro para o fechar e por alguma razão bloqueou e continuou a mandar essa informação, o motor entrou em sobreaquecimento por o vidro já se encontrar fechado.
Atenção que estou especular, pois já tive um problema na minha uch que me abria o vidro do condutor quando ela bem entendia, por isso não me admirava nada que se em vez de fazer abrir, fizesse fechar o vidro.

Offline Viagra

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #8 em: 24 de Dezembro de 2012, 00:58 am »
Que cena macabra e estranha. O que importa é não ter sido o carro todo e que nenhum ocupante ficou ferido.
Trocar de carro por causa disso? Se de resto está bom mantém e vai arranjando aos poucos senão estava tudo lixado quando os carros têm um problema... Falo por mim que agora á primeira vista triângulos vou ter de meter fora o resto que não valem o carro possivelmente.
Boa sorte para a decisão que tomares e ânimo.

Offline carlosjcm

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #9 em: 24 de Dezembro de 2012, 09:31 am »
Vitor Melo tens as revisões em dia na marca?? Tenta ir à marca eles ai puderam-te dizer melhor! Eu também pensei no mesmo que o rodinhas, o motor dos vidros estar a trabalhar (recebeu informação errada) e dado o aquecimento do mesmo provocou isso.

Offline Blurr

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #10 em: 24 de Dezembro de 2012, 10:42 am »
Muito estranho.... Concordo com o rodinhas e com o carlos de certeza terá sido o motor do vidro eléctrico. Dificilmente uma luz de cortesia conseguia fazer tanto e o motor do vidro eléctrico se usares continuadamente aquece muito. E já vi carros a pegarem fogo por isso.

Verifica o estado do motor. Se foi esse a causa do incêndio, deverá notar-se no mesmo... A forma como o fogo propagou no carro irá dizer-te o ponto de origem.

Offline luisnogueira

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #11 em: 24 de Dezembro de 2012, 11:27 am »
Que grande cena...
Também vou mais por aí pelo motor do elevador, com a tranca que faz subir os vidros, pode ter bloqueado esse elevador e provocar sobreaquecimento. Até porque assim de repente pelas fotografias dá mais a ideia que isso tenha sido por um aquecimento extremo e que praticamente não terá havido sequer chama.
Boa sorte com a reparação. Assim pelas fotografias, parece-me que terá de levar interior de porta completo, assento do banco, forra do tejadilho, e o vidro está com uma cor esquisita, resta saber se é só sujo da fumarada, ou se perdeu resistência também.

Offline Kovinha

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #12 em: 24 de Dezembro de 2012, 11:37 am »
Em primeiro força ai com a reparação que nao vai ser nada meiga para a tua carteira...

Agora uma dúvida: como nao ardeu o resto do carro, ou pelo menos as guardelas da porta por completo? Todos os plásticos que envolvem as portas sao inflámaveis, incluindo os proprios estofos, por isso acho estranho isso nao ter acontecido, e ainda bem que assim foi, pois já chega o estrago que está feito...

Eu tambem vou para a hipotese do carlos e do rodinhas: sobreaquecimento de algum componente que nao recebeu o sinal de corte de corrente da centralina...

Offline carlosjcm

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #13 em: 24 de Dezembro de 2012, 12:05 pm »
luisnogueira mas para chegar ao forro deve ter havido chamada....é algo esquisito mesmo. Mas olhando para a porta a parte mais derretida é na zona do motor de fechar os vidros, quase de certeza que foi sobre-aquecimento.

Offline Vitor Melo

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Re: Incêndio Megane Break 2004
« Responder #14 em: 24 de Dezembro de 2012, 12:51 pm »
Boa tarde a todos e a todos muito obrigado pelas Vossas opiniões.


Desculpem a minha ignorância, mas a uch é o quê? A centralina?

Quanto às revisões, não as faço na marca.

O carro esta semana já me deu alguns problemas, nomeadamente, ter tido que colocar 2 bobines porque queimaram. Uma num dia, outra no outro...

Normalmente tenho as portas de trás bloqueadas nos comandos do condutor, por causa dos assaltos, para que ninguém possa abrir a porta de trás pelo vidro pequeno, portanto, em teoria, a energia também não chegava ao botão.

Aquele vidro deu-me alguns problemas há uns 2 anos, aproximadamente, mas o electricista desfardou a porta, colocou spray e ficou novo e a funcionar.

Acredito que o foco tenha sido do botão ou do motor, no entanto, parece-me que se o fogo tivesse começado no interior da porta teria apagado por falta de oxigénio.

As dúvidas são muitas e o medo de que volte a acontecer outro problema eléctrico também, daí não ter confiança no carro. Gosto muito da carrinha, gosta da Renault, tive Renault a vida toda, mas saber que podia ter ficado sem carro é demasiado grave...

Provavelmente irei arranjá-la com peças em segunda mão, mas depois disso, não sei. Assim como nunca saberei porque é que o fogo apagou. Talvez tenha uma estrelinha da sorte maior que a estrelinha do azar!!!


Um abraço e obrigado,
Vitor