Autor Tópico: O que fazem para poupar em casa?  (Lida 15812 vezes)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
O que fazem para poupar em casa?
« em: 17 de Janeiro de 2013, 01:04 am »
Estamos numa altura de crise, como tal temos de começar a poupar no nosso dia a dia em nossas casas.

Quais as vossas estratégias para não pagarem tanto de luz, gás, água?

Vamos lá partilhar aqui uns truques para todos conseguirmos economizar ao maximo :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
Re: O que fazem para poupar em casa?
« Responder #1 em: 17 de Janeiro de 2013, 01:05 am »
E começo eu já com um que estou neste momento a usar. Para estudar e fazer de iluminação ambiente no quarto para ver tv por exemplo, tenho uma lampada de led que consome 1,3w e que me chega perfeitamente para ver :) ou seja, passei de uma lampada de 20w para 1,3w :)

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #2 em: 17 de Janeiro de 2013, 01:12 am »
Olha eu tenho a minha casa toda com lâmpadas de foco que dão tanta ou mais luz que uma de halogéneo.. E só consomem 4w. Alem disso preparei as escadas junto ao patim com lampadas LED de baixo consumo e intensidade para, à noite acendo as mesma e usa a casa quase toda sem acender mais nada...

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #3 em: 17 de Janeiro de 2013, 01:23 am »
Passei a desligar os aparelhos (TV's, BOX, PC, Wirless, maq. café) na ficha, estou na fase de troca de lâmpadas de halogeno para led

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #4 em: 17 de Janeiro de 2013, 01:43 am »
Desligo também muito mais coisas, transformadores, box's, tv's directamente da ficha.

Passei a fazer uma outra coisa, os meus dois telemóveis, carrego-os no trabalho :D

Também ando a pensar em trocar as lâmpadas, pelo menos do meu quarto, por umas de Led. Se bem que já uso aquelas económicas...

Offline andretdi

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gandarela de Basto
  • Garagem : Clio III 1.5dci
« Responder #5 em: 17 de Janeiro de 2013, 02:13 am »
fiz a dia um teste aquelas lampadas que dizem gastar 15W e iluminar como uma de 80W

medindo aquilo elas começam nos 15w mas quando aquecem gastam mais testei 3 minutos depois e o consumo era de 25w
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline andretdi

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gandarela de Basto
  • Garagem : Clio III 1.5dci
« Responder #6 em: 17 de Janeiro de 2013, 02:18 am »
as lampadas Led de 4w e 6w não da luz nenhuma pois nao?? xD

em relção ao teste podem testar de outra forma ligam uma lampada no casquilho, e um fio fase na tomada e o neutro a terra e consoante a lampada vai aquecendo passado um pouco, visto o diferencial da terra so disparar acima dos 25w vem quando ele dispara :P
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline rik19

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2013, 02:33 am »
Eu tenho a instalação da casa toda em led, focos de 3,5W e dão boa luz, as fichas estão sempre desligadas, como estou a encher agora a casa estou a comprar tudo A+++

Gaz pouco vou gastar é só para banhos.

Na agua pode-se poupar colocando redutores de caudal nas torneiras, no chuveiro não aconselho, pelo menos eu não gosto.

Cumps

Offline fabiokuaresma

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Quinta do Conde
  • 1.9 dci
  • Garagem : LagunaI-I 1.8/Megane classic 1.4/LagunaII-I 1.9dci
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2013, 03:02 am »
boas,
eu deixei de uzar gas em casa uso termoculadores

na luz tenho dimer na sala quarto e cozinha pa baixar o consumo

no telefone acabei com uma pormoçoes que la estavam (-10e)

na zon baixei o pacote (-15e)

maquinas de lavar e secar so uzo a noite, 

os banhos sao controlados ao tempo xD

todo isto por causa da crise!!!
By. pOwer laGuna!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #9 em: 17 de Janeiro de 2013, 08:38 am »
Alem de evitar ter luzes acesas e são todas lâmpadas de baixo consumo temos um gerador eólico que alimenta a iluminação de  uma secção  da casa.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2013, 08:48 am »
em relção ao teste podem testar de outra forma ligam uma lampada no casquilho, e um fio fase na tomada e o neutro a terra e consoante a lampada vai aquecendo passado um pouco, visto o diferencial da terra so disparar acima dos 25w vem quando ele dispara :P

Mas o que é isto?
Brincadeiras com um diferencial?
Ligar uma lâmpada na Terra?

E que tal pensar um pouco antes de escrever estas tretas, não?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2013, 09:13 am »
Melhor forma de poupar é voltar para casa dos pais  :laugh: :laugh: :laugh:

Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #12 em: 17 de Janeiro de 2013, 11:03 am »
Desgraçado de mim:

1 Servidor IBM x3650 2Us a funcionar 24/7 (Duas fontes de 835W, 1 a trabalhar a outra redundante - Servidor FTP pessoal, Backup on the Go);
2 Switch Cisco 3750G 48Portas;
1 Router Cisco 2821
2 Portáteis ligados via Wireless (8 Horas dia);
1 PC de Secretaria;
1 PC a fazer de Home Cinema (5 Horas dia);
1 Fentocell Huawei ligada 24 Horas dia para ter 3G com qualidade em casa.

Isto é só o material que tenho em casa actualmente devido a testes/trabalho/pessoal tanto meu como da minha maria.

E nem vou para as maquinas de lavar. No entanto tenho bi-horário e ponho as maquinas a lavar (loiça e roupa) à noite.

Frigorífico ligado 24h dia (Classe A++)

Agua quente uso pouco gás porque tenho painel solar com apoio a gás;

Na cozinha tenho forno eléctrico (raramente usado), micro-ondas e placa vitrocerâmica e aproveito o calor residual.

No entanto preocupei-me em trocar todos os Spots de Halogéneo de 40W por Spots equivalentes de 13W em LED (IKEA), tenho uma armação na cozinha com balastro e arrancador electrónico de duas lâmpadas de 18W tubulares e o resto da casa está corrida a lâmpadas economizadoras de 22W (Equivalente a 100W). Evito ter na tomada coisas ligadas que não esteja a usar e tive o cuidado de escolher equipamentos que tenham botão de Power OFF (fontes de alimentação de PCs, Televisões, etc) para não estar a desligar e ligar tomadas. Nos que não tinham, tenho tomadas com botão incorporado.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 17 de Janeiro de 2013, 11:32 am »
Eu ja tinha economizadoras pela casa toda, contudo vou ainda trocá-las por led's. Em relação a maquinas, apenas a da loiça sofre de antiguidade, contudo o consumo não é relevante o suficiente para agravar em demasia a factura. A da roupa que tinha era muito antiga e essa sim, disparava com os consumos que era uma brutalidade, agora está tudo bastante controlado :)

Ainda há aqui uma questão que hei-de resolver em breve, que passa pela substituição de janelas por umas que tenham melhor calafetação, de modo a que no inverno e verão a temperatura se mantenha constante e não haja necessidade de recorrer a aquecimentos, ventoinhas, ou o que quer que seja :)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #14 em: 17 de Janeiro de 2013, 12:27 pm »
Além das já mais que batidas fluorescentes na cozinha, toda a restante iluminação é á custa de lâmpadas economizadoras.
Apenas na pequena mesa onde tenho o PC, existe um pequeno candeeiro com uma de halogenio, da qual não me recordo a potência. No entanto tem pouco uso, quase que se pode dizer que é uma peça de decoração. :laugh:
Apenas a TV da sala está em stand by, pois devido á avançada idade, cada vez que se desliga no botão, fica com grandes dificuldades para ligar. De resto outros aparelhos estão ligados a tomadas com interruptor (PC, router, impressora, gravador DVD, stereo Ai -Fai, etc.).
Por acaso o isolamento até é porreiro e no verão o máximo que se faz é nos dias de muito calor mesmo, ligar uma ventoinha. De inverno é muito raro ligar um aquecedor.
Máquinas: louça A+, roupa A++ e secar roupa de classe B, mas gasta mesmo. No Inverno quando é usada, é responsável pelo aumento de consumo em casa.
O frigorifico é de classe desconhecida (quase 17 anos) e suspeito que vai ser substituido em breve. Gasta á bruta mesmo.
A pequena arca congeladora é de classe A, mas na altura da compra, o consumo anual estimado era inferior a uma classe B, estupidamente mais cara e com uma capacidade superior apenas em 10 litros... :lipsrsealed:
Quando saimos de casa por mais de uma noite, desligam-se todos os disjuntores, excepto os dos equipamentos de frio.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: