Autor Tópico: Para saber escolher colunas de som.  (Lida 42920 vezes)

Offline Gallone

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
Para saber escolher colunas de som.
« em: 19 de Março de 2010, 10:58 am »
Boas!
Para quem não sabe bem como avaliar a qualidade de uma coluna de som, aqui vão alguns factores e valores que e necessário ter em atenção na sua escolha.
Pode ser útil a alguém.
Exemplo de colunas linha comercial:
Sony xs-f1326se

- 91 DB (decibéis, quanto mais elevado for este valor melhor, este valor é responsável pela sensibilidade, influência o esforço do amplificador para obter determinado volume de som, ajuda a reduzir o nível de distrução .) 

- 35 - 25 Hz (resposta de frequências, o 1º valor baixas frequências o 2º altas frequências, quanto mais baixo forem os 2 valores melhor, a sua resposta a um determinado timbre de baixa frequência ou alta é correspondido a diferença entre os dois valores deve ser equilibrada.)

- 4 OHM (impedância nominal, quanto mais alto o valor melhor, valores mais altos exigem menos potência do amplificador)

- 150 W ,pico de W40 (potência sonora em watts, valores elevados não são sinonimo de qualidade de som, influência directamente o valor SPL, sound pressure level, valores elevados conseguem um som mais potente, atenção muito importante ver o valor de pico de Watts, factor determinante na potência de umas colunas, quanto mais alto esse valor melhor)

- 2 vias (numero de vias em que o som é distribuído, se for de 3 vias melhor, melhor a percepção/qualidade de sons, graves, médios e agudos são distribuídos de forma independente)

Atenção: estes valores não significam obrigatoriamente uma grande qualidade de som, não é assim tão "taxativo" é sempre relativo, a qualidade de som depende de imensos factores e dos mais importantes são a construção e os materiais das colunas, mas estes valores são para ter em consideração e muito importantes, para o utilizador comum, na escolha de umas colunas. 

« Última modificação: 19 de Março de 2010, 11:10 am por Gallone »

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
Re: Para saber escolher colunas de som.
« Responder #1 em: 20 de Março de 2010, 01:41 am »
bom post!!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #2 em: 20 de Março de 2010, 23:46 pm »

- 35 - 25 Hz

Apenas uma correcção. Deve ser 35 Hz - 25 kHz.
No entante na minha opinião esses 25 Khz não servem de nada porque acima dos 20 kHz o ouvido humano já não "capta" grande coisa ou nada. Cheguei a ver colunas de som com resposta em frequência de 10 Hz a 40 Khz. E para quê? Para a malta pensar que aquilo é bom. Tangas...
Concluindo, bom post.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

MRC

• Visitante
« Responder #3 em: 21 de Março de 2010, 00:41 am »
Bom post!  :cool:

Essa da impedância é uma das características que leva ao fumo de muitos amp, pois abaixo de 4 OHM é raro o que resiste.

Offline Gallone

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
« Responder #4 em: 21 de Março de 2010, 02:56 am »

- 35 - 25 Hz

Apenas uma correcção. Deve ser 35 Hz - 25 kHz.
No entante na minha opinião esses 25 Khz não servem de nada porque acima dos 20 kHz o ouvido humano já não "capta" grande coisa ou nada. Cheguei a ver colunas de som com resposta em frequência de 10 Hz a 40 Khz. E para quê? Para a malta pensar que aquilo é bom. Tangas...
Concluindo, bom post.

Exacto, distracção minha. Ora nem mais, acima de os 20khz nem um sonoplasta, mas muita gente se deixa levar por isso...

Offline XSDigital

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #5 em: 22 de Março de 2010, 03:01 am »
Não ouves mas sentes e acredita que fazem diferenças.

Já tive o prazer de "ouvir" um Sub nos 20Hz um JBL GTI realmente não se ouvia nada mas sentiam-se os 20Hz.

Abraços....

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2010, 02:04 am »

Já tive o prazer de "ouvir" um Sub nos 20Hz um JBL GTI realmente não se ouvia nada mas sentiam-se os 20Hz.

Abraços....

eu vou pegar neste post, mas és só o crucificado de tanta asneira k já vi por aki.

o que viste do PP era uma música que se analisares o espectro são 10hz....

20hz sente-se e alguns ouvidos conseguem ouvir, sentir, todos sentem.

90% dos ouvidos do pessoal acima de 18khz não ouvem, colunas que dão 40khz, epá, será k isso interessa, não.

Quantos amplificadores estáveis a 1ohm de impedância kerem???? quantos a 2ohm's????

potência máxima é a que interessa????? os meus woofers nem têm indicação de potência máxima como é k avalias???? a potência que realmente interessa é a RMS, e a potência RMS é apenas o valor RMS do conjunto/componente que o fabricante garante que elas não queimam.

em relação ás colunas e valores que deram como exemplo, eu estou para conhecer o sub da sony que consegue tocar em condições 35hz, colunas garanto que só a velhinha gama XES talvêz chegue na realidade a esses valores.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2010, 02:06 am »

Abraços....

eu vou pegar neste post, mas és só o crucificado de tanta asneira k já vi por aki.

90% dos ouvidos do pessoal acima de 18khz não ouvem, colunas que dão 40khz, epá, será k isso interessa, não.

Quantos amplificadores estáveis a 1ohm de impedância kerem???? quantos a 2ohm's????

potência máxima é a que interessa????? os meus woofers nem têm indicação de potência máxima como é k avalias???? a potência que realmente interessa é a RMS, e a potência RMS é apenas o valor RMS do conjunto/componente que o fabricante garante que elas não queimam.

em relação ás colunas e valores que deram como exemplo, eu estou para conhecer o sub da sony que consegue tocar em condições 35hz, colunas garanto que só a velhinha gama XES talvêz chegue na realidade a esses valores.

Fisica caro Watson! A sério! Bem vista a gama audivel  :cool: tu partes-me todo old xD

Atenção, não entendo nada de colunas, apenas esta despertou-me o interesse  :grin:

Modera nos k's pah! Mania que tens tu  :tongue:
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 02:25 am por coolwater »
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

MRC

• Visitante
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2010, 02:34 am »

Os que conseguires novos, dentro da linha comercial acessível, se é que me faço entender!

Ai esse português...

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #9 em: 02 de Junho de 2010, 22:26 pm »
ahhh, eles existirem existem... regra geral mono's e regra geral com 300€ em segunda mão já compras um.... novos rondam sempre os 600/700

mas arranjas estáveis a 2ohms já bem acessíveis...

MRC

• Visitante
« Responder #10 em: 03 de Junho de 2010, 02:48 am »
Isso é tudo menos acessível... A não ser que ganhasse 5000 por mês. :S

Offline vmps

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Don't dream t... Be it
« Responder #11 em: 03 de Junho de 2010, 07:24 am »

Abraços....

E tá dito, potência de pico o que não falta é disso agora bons "rms's", é preciso procurar e ter sorte em encontrar por um preço acessível.

A sony desde sempre exagerou nas capacidades do seu material sonoro.

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #12 em: 05 de Junho de 2010, 21:14 pm »
queres mais marcas que exageram??? pioneer e alpine....

á excepção das gamas ODR ( linha de competição no valor de um megane ) ou da extinta gama alpine F#1 status que também era 3mil€ o autorádio, esqueçam-nas...

actualmente as marcas gastam mais em martking k no material.

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 05 de Junho de 2010, 21:40 pm »
queres mais marcas que exageram??? pioneer e alpine....

á excepção das gamas ODR ( linha de competição no valor de um megane ) ou da extinta gama alpine F#1 status que também era 3mil€ o autorádio, esqueçam-nas...

actualmente as marcas gastam mais em martking k no material.

Oh Oldmaxx mas também tens de pensar que nem todos somos exigentes a´nível de qualidade sonora como tu. E 99% das pessoas que querem meter umas colunas num carro pretendem apenas melhorar um pouco o som e não participar em competições. E muito menos gastar 3000€ numas colunas ou num rádio. Não percebo muito de colunas nem de som. Mas penso que para a grande maioria das pessoas, já é satisfatório umas colunas alpine ou pioneer de 50€. Podem não ser marcas de super hiper topo nem com qualidade sonora para pessoas exigentes, mas a grande maioria das pessoas não tem exigências superiores a isso.

Estar a dizer que colunas que custem menos de 200€ são lixo, se fosse assim, tinhamos de ter um orçamento para colunas maior que o valor do carro.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #14 em: 06 de Junho de 2010, 00:12 am »
Hoje vou intervir neste tópico um pouco mais a sério... Como sabem tenho uma tempra... Na altura descontente com a qualidade sonora que a carrinha possuia de origem, adquiri um radio blaupunkt (se forem ao projecto conseguem visualizar o mesmo) e ainda 4 colunas de 2 vias com 120W da blaupunkt, nao me perguntem mais caracteristicas das mesmas que nao as sei.. Sinceramente? Adoro! Nem mais, nem menos, para mim está optico, para ouvir algo a sério, oiço no home cinema de casa que até faz partir os copos da vitrine, isso sim! Agora no carro, quero umas boas dentro do acessivel... Posso dizer que montei tudo no carro (radio e colunas) com 200€... Agora gastei mais uns 20€ em cabo para as mesmas, e acredito que melhore ainda um pouco mais o som, contudo eu adoro o poder das mesmas e nao gastei nenhuma fortuna... Um bocado diferente de ti oldmaxx, tu tens isso pra competiçao e nao sei que, eu tenho para ouvir uma boa musica com uma qualidade "decente", nao "divina", tal como muitos dos que aqui passam a dar a sua opiniao ou a pedir   :tongue:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...