Autor Tópico: Novo 1.6 dci  (Lida 45062 vezes)

Offline nelsonjrgomes

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Novo 1.6 dci
« em: 22 de Março de 2010, 18:08 pm »
Ao mesmo tempo que anuncia o arranque da produção do novo motor 2.3 dCi para uso exclusivo nos veículos comerciais, a Renault também confirmou o início da produção do motor 1.6 dCi para o próximo ano.

Com o nome de código R9M, o novo bloco turbodiesel irá desenvolver 130 cavalos, pelo menos numa primeira fase, e terá o papel de substituir o «antiquado» 1.9 dCi. Está destinado aos modelos do segmento C (Mégane e Scénic) e segmento D (Laguna) e terá como principal curiosidade o facto de cumprir as normas de emissões Euro6.

A marca francesa promete uma redução do consumo na ordem dos 20% face ao 1.9 dCi – 4,1 litros no Mégane ou 4,8 l/100 km no Laguna -, e as emissões até 30 por cento.

(In Autoportal)
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Offline Gonçalo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #1 em: 22 de Março de 2010, 18:10 pm »
Parece ser uma boa aposta  :wink:
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Offline RenaultTurbo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #2 em: 22 de Março de 2010, 18:18 pm »
Eu já á muito tempo que ouvi falar nisso.Esse motor axo que vai ter muito exito pois para ja como tem menos cilindrada que o 1.9 irá ser mais barato para alem disso de certeza que as performances iram ser melhores tambem os consumos etc para alem de preencher o "fosso" entre o 1.5 e o 2.0 por exemplo o megane quem quiser mais potencia mas tambem nao quer gastar muito mais dinheiro esse motor sera a soluçao e para o laguna será tambem muito bom pois a quem queira um laguna mas nao compra por ser caro (pois muita gente poem de parte o 1.5dci dai a irem comprar o 2.0dci) e assim podem ter este mais barato que o 2.0 e que as prestações são melhores que as do 1.5.

Offline nelsonjrgomes

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #3 em: 22 de Março de 2010, 18:22 pm »
Pois, mas também acho estranho manterem um motor 1.5 e um 1.6 dci na mesma gama - acho que li algures que num futuro próximo o 1.5 dci irá desaparecer, e irá surgir um dci de menor volumetria, tipo 1.3, para equipar clios e afins. É verdade que actualmente coexistem em certas gamas o 1.9 e o 2.0 dci (por exemplo na Espace), mas a via é a extinção do 1.9.
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Offline RenaultTurbo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #4 em: 22 de Março de 2010, 19:03 pm »
Agora ja nao se fabricam espaces com o 1.9dci assim que apareceu o 2.0dci o 1.9 passou a historia e por isso que a o 2.0dci de 130cv mas vai deixar de haver pois nao faz sentido ter dois motores com mesma potencia.
Isso de o 1.5dci deixar de existir axo que realmente e possivel talvez eles façam um 1.4dci que axo que ja vi isso em algum lado.
E agora como a vw lançou o 1.2tdi acho que seria possivel desenvolver um 1.2dci ou de menos cilindrada para substituir o 1.5dci de 70cv e ate algum com menos potencia mas para o twingo.
O twingo se tivesse o dci de 70cv é que a renault ganhava com isso porque com o de 85cv já é um dos mais baratos do segmento com motor diesel e entao com o de 70cv era um espetaculo.
Quanto a motores a gasolina um motor 1.0tce seria uma boa aposta pois agora com isto tudo das emissoes e de redução de consumos era o ideal.
 
Visto que isto e sobre o 1.6dci e eu falei de outras coisas desculpem o off topic.

Xmarine

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #5 em: 22 de Março de 2010, 21:10 pm »
RenaultTurbo. o 1.2tdi VAG já existe desde 2000 no audi A2 e no VW Lupo. E ao que parece não teve grande sucesso porque é uma arrastadeira lool

Se o 1.3 da Opel/Fiat faz uns consumos grandes porque tem pouco binário para o peso dos carros que obriga a um grande esforço do motor. Não estou a ver a renault a fazer motores diesel  mais pequenos que 1.5 se quiser manter os baixos consumos já que o peso dos carros é cada vez maior (o clio 3 já tem 1300kg). A meter o 1.6dci deveria ser sim para substituir o 1.5dci....que também já vai ficando obsolento.

Offline RenaultTurbo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #6 em: 22 de Março de 2010, 21:24 pm »
Por exemplo já algumas pessoas se queixam de que o 1.5 nos scenics nao presta.
Quanto ao motor 1.2tdi eu sei que já existia mas agora foi renovado tendo agora 75cv para substituir o 1.4 que muita gente diz que ja era antiquado por ter só três cilindros e o 1.6tdi tambem é para isso (versão de 90cv).

Offline Joao

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #7 em: 22 de Março de 2010, 21:26 pm »
RenaultTurbo. o 1.2tdi VAG já existe desde 2000 no audi A2 e no VW Lupo. E ao que parece não teve grande sucesso porque é uma arrastadeira lool

Se o 1.3 da Opel/Fiat faz uns consumos grandes porque tem pouco binário para o peso dos carros que obriga a um grande esforço do motor. Não estou a ver a renault a fazer motores diesel  mais pequenos que 1.5 se quiser manter os baixos consumos já que o peso dos carros é cada vez maior (o clio 3 já tem 1300kg). A meter o 1.6dci deveria ser sim para substituir o 1.5dci....que também já vai ficando obsolento.

Xmarine, acredita que estes motores sao muito bons, e fazem consumos excelentes.Mas apenas se adaptam bem a carros tipo Punto/Corsa, superior a isso sao uns mancos.

Eu tive um Punto com esse motor (1.3Multijet) e era um autentico pequeno fuguete.


Offline RenaultTurbo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #8 em: 22 de Março de 2010, 21:28 pm »
Só mais uma coisa que me esqueci de dizer aquilo que disseste xmarine está muito correcto á alguns anos atras os carros do segmento do clio pesavam todos */-800kg agora tambem serem mais pesados até é bom pois isso demonstra que as carroçarias estão mais reforçadas e tambem o equipamento que agora trazem tambem pesa. :grin:

Offline RenaultTurbo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #9 em: 22 de Março de 2010, 21:32 pm »
RenaultTurbo. o 1.2tdi VAG já existe desde 2000 no audi A2 e no VW Lupo. E ao que parece não teve grande sucesso porque é uma arrastadeira lool

Se o 1.3 da Opel/Fiat faz uns consumos grandes porque tem pouco binário para o peso dos carros que obriga a um grande esforço do motor. Não estou a ver a renault a fazer motores diesel  mais pequenos que 1.5 se quiser manter os baixos consumos já que o peso dos carros é cada vez maior (o clio 3 já tem 1300kg). A meter o 1.6dci deveria ser sim para substituir o 1.5dci....que também já vai ficando obsolento.

Xmarine, acredita que estes motores sao muito bons, e fazem consumos excelentes.Mas apenas se adaptam bem a carros tipo Punto/Corsa, superior a isso sao uns mancos.

Eu tive um Punto com esse motor (1.3Multijet) e era um autentico pequeno fuguete.
Ele não disse que era um motor mau o que ele queria dizer era que agora esses pequenos motores diesel já têm alguma dificuldade em faze-los andar como deve ser.
E sim acredito que seja um bom motor.

Xmarine

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #10 em: 22 de Março de 2010, 21:59 pm »
Exacto. Eu não disse que não prestavam. A fiat pode ter alguns pontos menos bons mas os motores são muito bons. Um colega meu tem um grande punto com esse motor e quixa-se que em certas subidas de AE ele queixa-se bem e nota-se o esforço do motor nos consumos...e em termos de média de CB, ele faz +- o mesmo tipo de estradas que eu e nunca tem abaixo de 5l/100 enquanto que muito raramente o meu passa dos 4.8l/100 de média  claro que isto é tudo relativo, etc e depende do peso do pé ;)

Offline Joao

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #11 em: 22 de Março de 2010, 23:35 pm »
Tambem não disse que o Xmarine tinha dito que nao prestava!  :wink:

Depende tambem do motor, existe o 1.3Multijet de 70/75/90cv´s , acredito que as versoes mais baixas se queixem mais no que toca a prestaçoes.

Eu tinha a versão de 70cv e os meus consumos andavam sempre a baixo dos 5l.

Para mim aquele carro so tinha um defeito de motor, tinha um poço até as 1700rpm que se tornava irritante.

Em comparação com todos os carros diesel de baixa cilindrada este foi o que sempre mais gostei.

Offline Gonçalo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #12 em: 23 de Março de 2010, 13:14 pm »
Por acaso, agora arrastando o offtopic, em tempos andei com um Stilo da Fiat e sendo sincero, eles em termos de evolução de motores, apostaram unicamente nos a diesel, porque por exemplo a Renault, mesmo em motores a gasolina consegue superar a fiat, igualando cavalagem e ainda cilindrada, os motores fiat's pesa-lhes mais a andar em subida, necessitando de recorrer muito á caixa. Aquele carro só me fez lembrar a tempra, que é uma manca a subir, por isso imaginem bem o desenvolvimento.
Multijet nunca conduzi nenhum creio (talvez até ja tenha conduzido uma combo com esse motor mas nao afirmo nem sim nem sopas...) mas ja ouvi dizer que em termos de consumos tem boas prestações, mas claro, um motor diesel de baixa cavalagem/cilindrada num carro grande, a soma final nao vai resultar muito bem. Talvez no 500 essa relação já seja mais satisfatoria. Recordo-me de um caso que foi o meu tio ter comprado um grande punto com o motor mais fraco a gasolina da gama, e o resultado é desastroso, estando ele agora já a deitar as mãos á cabeça com a escolha que fez, escolha essa que eu na altura o critiquei porque a relação peso/potencia era desproporcional.
Voltando ao 1.6DCi, creio que a aposta será boa e terá vasta adesão, desde que nao ocorram os mesmos erros que ocorrem nos 1.5DCi, com problemas nos bronzes das cambotas, etc etc... Isso é falta de testes e de estudos que analisem criteriosamente as estruturas dos motores, e se cada vez mais apostam em intervalos de manutenções longas, ha que ter em atenção todas as lacunas que podem surgir, porque carros a diesel a fazerem 30mil km's até á revisão, há muitos, e uns quantos deles, até oleo comem, uma pequena percentagem mas comem, pelo que ha que dar a mão á palmatória e perder um pouco mais de tempo para que mais tarde os clientes nao venham a ter dissabores e andem desiludidos com a marca, como muitos que têm 1.5DCi andam  :wink:
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Offline oldmaxx

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #13 em: 25 de Março de 2010, 01:16 am »
Ora tanto quanto sei o 1.5DCI vai continuar...

os motores novos pelo que sei, 1.2 e 1.6DCI são tricilindricos no caso do 1.2 e 4 cilindros no 1.6, sendo que a principal mudança, é a aposta finalmente em 16v, coisa que penso eu que apenas o 2.0DCI tinha até agora.

agora a novidade para mim é o bloco novo, tinha ouvido rumores que iria apenas mudar a cabeça do motor, sendo que o bloco se mantinha, pela numeração á mesmo mudanças.

só acho que a renault está a pecar por não incluir o 1.6 no clio, e desaparecer com o 1.5, já é altura do clio ter motores decentes, pois o 1.5 coitado face aos 1.9tdi

Offline RenaultTurbo

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Re: Novo 1.6 dci
« Responder #14 em: 25 de Março de 2010, 13:53 pm »
o 1.9 tdi ja foi a historia pelo menos com as potencias aproximadas as do dci agora tem o 1.6Tdi com 90 e 105cv.