Autor Tópico: Novo 1.6 dci  (Lida 45066 vezes)

Offline cesarperry

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 397
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #45 em: 26 de Abril de 2011, 02:18 am »
qualquer dia temos motores com 500cc e com 220cv ;) mais vale termos o que temos heheheh. Sempre ouvi dizer que baixa cilindrada e muito cavalo o motor nao ta preparado para fiabilidade.

Twingo GT Clio 3

Offline St3wie

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Torre da Marinha - Seixal
  • Mensagens: 622
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #46 em: 28 de Abril de 2011, 09:51 am »
O problema desses motores de baixa cilindrada é o fraco binário a baixa rotação, e para darem a volta a isso não é fácil. E ainda há que juntar juntar a isso as cabeças com 4 válvulas por cilindro que têm um efeito semelhante.
O multiair da FIAT resolve parte do problema.

Sim Lipe, um 0.9 TCe com 90 a 100cv..

Se bem que, segundo consta, os multiair de 2 cilindros da Fiat gastam gasolina como motores grandes  :shocked:
Clio III Dynamique Luxe 1.2 16v
Citroen Saxo 1.0 Chrono

Offline bm_pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 67
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #47 em: 03 de Maio de 2011, 01:34 am »
Tarda nada estamos é no verão e nada de 1.6 DCI... em Espanha e França já lá estão nos configuradores. Em Portugal demora mais... 1.600 já deve ser um luxo  :grin:

Abraço,

Bruno.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #48 em: 17 de Maio de 2011, 16:38 pm »
Presentation - Renault Energy dCi 130 engine
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #49 em: 17 de Maio de 2011, 19:03 pm »
Excelente!

Offline bm_pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 67
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #50 em: 02 de Junho de 2011, 13:32 pm »
No configurador da Scenic e Grand Scénic já lá está!

Custa mais 1200 Euros que a versão 1.5dci Luxe. :cry:

Não refere o sistema stop-start nem as luzes diurnas...


Offline Jonhy

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 75
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #51 em: 02 de Junho de 2011, 18:04 pm »
Os sistemas stop-start a mim é que não me convencem.
Para além de provocarem mais desgaste ao motor, também são bons para darem cabo dos motores de arranque e das baterias.

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #52 em: 02 de Junho de 2011, 18:06 pm »
Os sistemas stop-start a mim é que não me convencem.
Para além de provocarem mais desgaste ao motor, também são bons para darem cabo dos motores de arranque e das baterias.

Mas são bons para diminuírem os consumos e a poluição! Que por sua vez diminui os impostos sobre os veículos, juntamente com o downsizing para as marcas faturarem mais. É tudo uma questão de €€€€s...

Offline luism_monteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 74
    • http://carrosusadosparavenda.blogspot.com/
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #53 em: 02 de Junho de 2011, 19:38 pm »
Mas com esses sistemas Start/Stop o motor de arranque e a bateria são adaptados e reforçados, para que se mantenham as caracteristicas de fiabilidade dos tradicionais. E depois há, pelo menos nos que conheço, a possibilidade de desligar esse sistema e já não há start/stop.

Offline bm_pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 67
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #54 em: 02 de Junho de 2011, 20:20 pm »
Só uma pequena precisão...

O sistema Start-Stop da Renault, é o botão de arranque.

O sistema Stop-Start é feito por outro dispositivo que desliga o motor nos períodos de paragem e o volta a ligar quando é accionada a embraiagem.

Abraço,

Bruno Pereira.

Offline Jonhy

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 75
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #55 em: 02 de Junho de 2011, 21:42 pm »
Mas com esses sistemas Start/Stop o motor de arranque e a bateria são adaptados e reforçados, para que se mantenham as caracteristicas de fiabilidade dos tradicionais. E depois há, pelo menos nos que conheço, a possibilidade de desligar esse sistema e já não há start/stop.

Os motores de arranque são do tipo de excitação série, tem o induzido ligado em série com indutor. Isso faz com que tenham mesmo muita força mas pouca velocidade de rotação, são motores que de natureza tem um desgaste muito mais prematuro quando comparado com outros tipos de motores elétricos, mas para rodarem um motor de combustão interna para este arrancar são excelentes, por isso é que atualmente são só utilizados praticamente para esse fim, nem mesmo para fins industriais estes motores são utilizados devido á sua elevada manutenção e desgaste.

Isto para dizer o quê, por melhor que seja a construção do motor, garanto-te que se fizeres mais de 20 arranques por dia, o motor de arranque pouco tempo te vai durar.
Para atenuar o desgaste de bateria podem colocar uma de maior amperagem mas isso vai exigir um alternador com um débito muito superior que por sua vez provoca mais inércia ao motor térmico, logo mais consumo.

E ainda temos o motor térmico, que posso-te assegurar que quantas menos vezes ele ligar e desligar mais te dura, pergunta a qualquer mecânico.

Em relação a essas novas tecnologias tipo; egr´s, filtros de particulas e stop/start, estou muito com a perna atráz. Podem ser muito amigas do ambiente mas prejudicam muito a fiabilidade dos motores e olhem que as marcas sabem disso.

Não vou referir quais há muitas marcas que colocam juntas cegas nas egr´s de modo a estas não fazerem a recirculação.

Xmarine

  • Visitante
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #56 em: 02 de Junho de 2011, 23:33 pm »
Mas EGR não é propriamente uma tecnologia nova. já tem pelo menos uma década...

E é um principio de operação muito simples. Solenoide...

È peça que se for limpa com regularidade, dura a vida do carro salvo algumas excepções.

Offline Jonhy

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 75
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #57 em: 03 de Junho de 2011, 15:22 pm »
Sim, não é novo e é simples o funcionamento mas se funcionar mal pode provocar danos no motor.

E quantas pessoas é que sabem que tem de ser limpa com regularidade, por norma até as marcas só o fazem quando começam a dar problemas.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #58 em: 06 de Junho de 2011, 22:13 pm »
MOTOR RENAULT ENERGY 1.6 dCi 130
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Novo 1.6 dci
« Responder #59 em: 04 de Julho de 2011, 13:50 pm »
MOTOR RENAULT ENERGY 1.6 dCi 130 CV NA "TVI24"
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: