Mas com esses sistemas Start/Stop o motor de arranque e a bateria são adaptados e reforçados, para que se mantenham as caracteristicas de fiabilidade dos tradicionais. E depois há, pelo menos nos que conheço, a possibilidade de desligar esse sistema e já não há start/stop.
Os motores de arranque são do tipo de excitação série, tem o induzido ligado em série com indutor. Isso faz com que tenham mesmo muita força mas pouca velocidade de rotação, são motores que de natureza tem um desgaste muito mais prematuro quando comparado com outros tipos de motores elétricos, mas para rodarem um motor de combustão interna para este arrancar são excelentes, por isso é que atualmente são só utilizados praticamente para esse fim, nem mesmo para fins industriais estes motores são utilizados devido á sua elevada manutenção e desgaste.
Isto para dizer o quê, por melhor que seja a construção do motor, garanto-te que se fizeres mais de 20 arranques por dia, o motor de arranque pouco tempo te vai durar.
Para atenuar o desgaste de bateria podem colocar uma de maior amperagem mas isso vai exigir um alternador com um débito muito superior que por sua vez provoca mais inércia ao motor térmico, logo mais consumo.
E ainda temos o motor térmico, que posso-te assegurar que quantas menos vezes ele ligar e desligar mais te dura, pergunta a qualquer mecânico.
Em relação a essas novas tecnologias tipo; egr´s, filtros de particulas e stop/start, estou muito com a perna atráz. Podem ser muito amigas do ambiente mas prejudicam muito a fiabilidade dos motores e olhem que as marcas sabem disso.
Não vou referir quais há muitas marcas que colocam juntas cegas nas egr´s de modo a estas não fazerem a recirculação.