Autor Tópico: Comprar um híbrido compensa?  (Lida 10069 vezes)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Comprar um híbrido compensa?
« em: 24 de Março de 2010, 00:58 am »
São bastante mais caros face a outros carros com consumo idêntico.

Esquecendo questões de estética, de status e de qualidade na condução automóvel - e centrando a questão apenas no preço, no consumo e nas emissões de CO2- comprar um híbrido pode não compensar.

Em Portugal existem apenas três modelos de carros que combinam um motor de combustão convencional (a gasolina) com um motor eléctrico. São eles: o Toyota Prius, o Honda Civic e o Lexus GS. O primeiro apresenta o menor consumo combinado num carro com motor a gasolina, 3,8 l/100 km. Mas, por outro lado, é bastante mais caro do que a larga maioria dos carros mais económicos a gasolina, cum um preço de venda ao público de acima dos 28.000 euros. Já no que toca às emissões de CO2, a diferença é considerável. O modelo híbrido emite 87 g/km, enquanto a generalidade dos carros com menor consumo emitem mais de 100 g/km. Ganha também em potência face à generalidade, com os seus 99 cavalos. Mas, se o Toyota Prius é o que mais se contém quando chega a altura ir à bomba de gasolina, o Honda Civic é o mais barato. Custa 23.320 euros e tem um consumo combinado de 4,6 l/100 km. Ou seja, custa mais 10.000 euros face a um modelo convencional com o mesmo consumo, por exemplo, o Toyota Aygo 1.0 Plus, que apresenta ainda o mesmo nível de emissões de dióxido de carbono: 109 g/km. Mas enquanto este Toyota tem apenas 68 cavalos de potência, o modelo híbrido conta com 95 cavalos. Já o Lexus GS corre noutro campeonato: com um consumo combinado de 7,9 l/100 km, 296 cavalos de potência e emissões de CO2 de 186 g/km, este não é um carro para quem está preocupado em poupar no combustível. Custa a módica quantia de 67.050 euros.

in Económico

Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Xmarine

• Visitante
Re: Comprar um híbrido compensa?
« Responder #1 em: 24 de Março de 2010, 01:04 am »
Acho a comparação completamente injusta. Não estão a comparar carros do mesmo segmento.....ou conseguem meter dentro de um Aygo o que metem dentro de um prius?

Acho que dentro do mesmo segmento, em termos de consumo para carro a gasolina, os hibridos batem a concorrência.

COmparem com o consumo de um mitsubishi lancer 1.4, com o de um megane 1.4 ou um corola 1.4 que são +- o equivalente ao prius e ao civic hibrid....

Acho que os hibridos compensam não como carro citadino, para isso ha propostas melhores, mas como um executivo para viagens medias-longas.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #2 em: 24 de Março de 2010, 01:26 am »
Este é um daqueles artigos que parece que foi escrito por um qualquer estagiário - essa de faco de se comparar um Civic com um Aygo é de bradar aos céus! É como afirmar "não compensa comprar um diesel, pois um BMW 530D consome mais que um Clio 1.2 a gasolina, e custa o quádruplo"  :rolleyes:

Se quisessem fazer um artigo com algum fundamento, pegavam nos consumos de carros a gasolina com cilindrada e potência equivalente, e com a diferença de preços e a diferença de consumos faziam as contas para ver ao fim de quantos km compensava a escolha de um híbrido, isto se o objectivo era efectuar uma comparação ou afirmar que "um híbrido pode não compensar".

Enfim...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #3 em: 24 de Março de 2010, 01:39 am »
Adoro ser eu a colocar estes artigos da polémica...

Cá vou eu lançar mais polémica em cima da que já criei. Ha coisa de uns tempos, a Auto Hoje salvo erro, fez um comparativo entre o civic hibrido, civic a gasolina (1.4) e ainda o civic cdti (não estou preciso quanto á motorização em causa), e curiosamente, no que toca a consumos etc etc é o diesel que se mostra mais apetecivel, nao um hibrido.

O comparativo mencionado por mim em cima tem lá comparações de si injustas, não sei se o rapaz que o escreveu tem algo contra a honda, mas pegando no exemplo dele, para o Prius face ao Aygo, a diferença ainda é maior no que toca a preços. Contudo são segmentos completamente diferentes, seria justo uma argumentação de um modelo equivalente aos em análise, não uma analise tao desproporcional.

Eu sou daqueles que ainda penso que os hibridos merecem uma maior desenvoltura, que ainda não chega o desenvolvimento que lhes está associado, que ainda é preciso algo mais para me convencerem. Contudo olhem para marcas tipo Honda, lançou o insight que está muito ao preço de um carro dos ditos "normais" e é um hibrido... Porque escapou esta hipotese á revista? huuuuuuuum!  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #4 em: 24 de Março de 2010, 01:54 am »
Não acho que exista aqui polémica nenhuma, simplesmente um artigo muito mal redigido - daqueles que se fosse um trabalho de um aluno meu, eu mandava para trás! Basta ter um mínimo de inteligência para perceber que a qualidade de argumentação não existe, e que está a comparar o que não é comparável.

E sim, eu também acho que ainda há um grande caminho a percorrer no que a híbridos diz respeito. É verdade que o consumo do prius, a ser verdadeiro, é muito bom, mas também duvido muito desses valores, tal como duvido de todos os valores "oficiai"s lançados pelas marcas - eu sei que têm que efectuar uma série de procedimentos standartizados para aferir os consumos; no entanto, e de todos os carros que eu tive, os consumos em cidade são sempre muito superiores aos avançados pela marca.

E acrescento mais - também já li que esta febre dos híbridos é pior para o ambiente, pois para extrair o lítio necessário para as baterias o ambiente sofre e muito, e que há uma zona qualquer nos Estados Unidos onde fica localizada uma mina gigantesca que está a ficar árida - para além do destino a dar às baterias no final de vida do automóvel...

E em Portugal acredito que uma versão gasóleo seja mais económica para o utilizador. Agora, não esquecer que na maioria dos países da UE o gasóleo não é "subsidiado" pelo Estado com menor carga fiscal, quando comparado com a gasolina. No pico dos preços dos combustíveis, em Maio de 2008, na maioria dos países europeus o gasóleo estava mais caro que a gasolina - nessa situação, e a ser verdadeiro o consumo medio de 3.8 l do Prius, dificilmente seria batido em termos de economia num carro da mesma gama.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #5 em: 24 de Março de 2010, 01:56 am »
Acho a comparação completamente injusta. Não estão a comparar carros do mesmo segmento.....ou conseguem meter dentro de um Aygo o que metem dentro de um prius?

Acho que dentro do mesmo segmento, em termos de consumo para carro a gasolina, os hibridos batem a concorrência.

COmparem com o consumo de um mitsubishi lancer 1.4, com o de um megane 1.4 ou um corola 1.4 que são +- o equivalente ao prius e ao civic hibrid....

Acho que os hibridos compensam não como carro citadino, para isso ha propostas melhores, mas como um executivo para viagens medias-longas.

Concordo.
Não se pode comparar assim, são segmentos diferentes, motores diferentes etc

Abraço!

MRC

• Visitante
« Responder #6 em: 24 de Março de 2010, 02:28 am »
Que triste comparativo, a meu ver, desprovido de qualquer lógica!

Quanto ao assunto, compensa é andar de bicicleta, a pé ou de transportes públicos, tanto para o ambiente como para a carteira. Quando o carro for a única saída, praticar condução económica. O assunto dos híbridos é transmitido de forma muito bonita, mas o reverso da medalha é as consequências que advêm e que já foram referidas.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #7 em: 24 de Março de 2010, 09:29 am »
Assunto polémico mas muito interessante.
Sistemas perfeitos não existem e todos têm os seus prós e contras.
Hibridos emitem menos CO2, mas o que fazer com as baterias quando chegam ao fim de vida.
Vi em tempos um comparativo entre um Prius e um Hummer, e apesar de poder ser tendencioso (revista americana) o resultado foi de que num ciclo de vida de 6 anos o Hummer era globalmente menos poluidor que o Prius.
Na minha modesta opinião, acho que os americanos só estão a defender aquela sucata do exército modificada para alguns palhaços andarem na estrada.
Relativamente á condução de um hibrido, tive a oportunidade de conduzir um Prius. Tenho um amigo que é absolutamente fanático da Toyota e que segundo ele no mundo só existem 2 marcas: a Toyota e os Outros (Enfim gostos...).
Ele deixou na revisão o Avensis SW e o carro que lhe emprestaram foi o Prius, e digo-vos sinceramente em algumas situações é estranho, requer habituação, mas comparando com um carro com motor diesel ou gasolina, o Prius tem uma grande capacidade de aceleração e retoma de aceleração. Em casos em que é pedido mais ao sistema os 2 motores entram em simultâneo e como o motor eléctrico tem um binário constante é uma grande ajuda.
O Honda Insight só conheço dos testes das revistas, condução nicles.
Existe ainda o sistema do Chevrolet Volt / Opel Ampera em que o motor a gasolina apenas serve para carregar as baterias, pois o funcionamento do carro é puramente eléctrico.
A Renault e Nissan, como sabem, vão lançar a curto prazo uma gama de veículos 100% eléctricos.
Há alguns anos andavam os construtores malucos com as pilhas de combustivel e o hidrogénio, mas ultimamente parece que o assunto está em hibernação.
Concluindo, acho que os hibridos são uma solução de compromisso para não chatear muito o lobby do petróleo.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #8 em: 24 de Março de 2010, 10:48 am »
Boas.

Quanto aos consumos do Toyota, tenho um colega q tem um e os consumos diz  q se situam nos cerca 5.5 em andamentos normais, mistos e sem preocupaçao..

Ele nao é um acelera...(por ex: nao passa dos 140 em AE)

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

MRC

• Visitante
« Responder #9 em: 24 de Março de 2010, 12:33 pm »
A solução vai surgir quando se conseguir extrair hidrogénio de uma forma sustentável e o porem, não carros eléctricos (células de combustível), mas em motores de explosão interna, como a Ford já fez no protótipo de um Focus a hidrogénio.

E também quando deixarem de abafar aqueles que trazem ao mundo excelentes invenções, mas que infelizmente não consomem petróleo... :rolleyes:

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #10 em: 24 de Março de 2010, 12:45 pm »
nada como os STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA) a hidrogenio :)

e levam para cima de 50pessoas.. :) so' nao sei a autonomia dos BICHOS.. :)

Offline el_pibe

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gaia
« Responder #11 em: 24 de Março de 2010, 14:44 pm »
Segundo ouvi dizer esses a hidrogénio da stcp iam deixar de rodar porque pelos vistos não estava a compensar muito...  :tongue:

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #12 em: 24 de Março de 2010, 16:52 pm »
e' pena, porque e' 100% limpo.. :(

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #13 em: 24 de Março de 2010, 16:58 pm »
O grande problema do hidrogénio é o armazenamento e distribuição porque é muito volátil.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: