Autor Tópico: FAP/ Catalizador/ Peliculas - Novas regras nas IPO´s  (Lida 6470 vezes)

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
FAP/ Catalizador/ Peliculas - Novas regras nas IPO´s
« em: 10 de Abril de 2013, 00:02 am »
Bem retirei esta noticia do forum dos focus e achei por bem partilhar aqui no nosso cantinho dado que é um assunto transversal a todos e que podera ser util no futuro

"Hoje estive a ler a portaria que define os requisitos técnicos a que os centros de inspeção devem obdecer e o cerco vai-se apertar!! Aquilo que eu já previa, deve estar para acontecer em breve: uma corrida aos FAP e catalisadores nas sucatas!
E não vai ficar por aqui... Películas e escapes demasiado abertos também vão ser controlados.
Se se derem ao trabalho de ler a portaria 221/2012 na diagonal, vão lá ver que os centros de inspeçao são obrigados a ter aguns equipamentos novos: equipamento de diagnóstico electrónico OBD, sonómetro, medidor fotometrico de transmissão luminosa e medidor de partículas!
Só não se sabe ainda qual o rigor com que irão utilizar o sonómetro mas se os centros são obrigados a adquiri-los certamente é para limitar o barulho dos escapes a pouco mais do que o barulho original.
Depois temos o medidor fotometrico de transmissão luminosa que vai lixar a vida aos chicos espertos que arranjaram formas de contornar a lei em vigor para as películas nos vidros. As películas vão passar a ser controladas nas ITV e os esquemas de colar películas sem homologação por cima de peliculas homologadas para escurecer mais o vidro e ficar lá com a homologação gravada vão ser desmontados com este equipamento!
O medidor de particulas acho que nem é preciso explicar o que irá fazer... O que vale este equipamento, apesar de já estár legislado, ainda não está a um nível que permita resultados fiáveis mas a solução não deverá demorar muito a chegar.
Quanto ao equipamento de diagnóstico é que não percebo muito bem a lógica... Com o dianóstico OBD só se conseguem ler códigos de avaria relacionados com os sistemas que controlam a emissão de poluentes, mas caso haja alguma avaria a luz de avaria do motor acende. Logo para que é que os centros ITV precisam da máquina de diagnostico? Mas alguém leva o carro à inspecção com uma luz de avaria acesa?
Deixo aqui a informação que li hoje. Agora quem tiver interesse que dê uma olhadela na portaria e que faça como entender melhor. No meu caso, ainda fiquei mais convencido de que tirar o FAP e o catalisador só mesmo quando arranjar um escape suplente para limpar aquilo e manter o meu material guardado em casa para ir às ITVs."

By User: Nuno8210
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: FAP/ Catalizador/ Peliculas - Novas regras nas IPO´s
« Responder #1 em: 10 de Abril de 2013, 00:18 am »
Se calhar a maquina de diagnóstico é para despistar aqueles que retiram as lâmpadas do quadrante para não se verem as avarias  :laugh:

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #2 em: 10 de Abril de 2013, 08:08 am »
ou se calhar para verem se a centralina está mexida...

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #3 em: 10 de Abril de 2013, 09:32 am »
por acaso a mim ocorreu-me as situações de km's martelados, mas posso estar a dizer uma grande asneira.
de resto acho bem que apertem em algumas coisas, no entanto e com a crise que anda não há nada que uma ou duas notas de 20 não resolvam.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #4 em: 10 de Abril de 2013, 12:11 pm »
A mim já me tinham aconselhado em fazer um repro com remoção do catalisador, ou pelo menos do miolo mas com esta nova lei, nem me meto em trabalhos...

Esperemos que ao menos eles nao impliquem com as repros, porque quero muito fazer uma...

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
« Responder #5 em: 10 de Abril de 2013, 22:06 pm »
Gosto muito dessa nova lei... aqui na minha zona parece que começou a moda(atrasadíssima) de saxos cup com escapes de remdimento e pronto fazem mesmo muita barulho

Offline syfen

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
« Responder #6 em: 10 de Abril de 2013, 22:23 pm »
Como disse o depx com uma notinha de 20 ate sem travões o carro passa!  :laugh: