Autor Tópico: Nivel do Combustivel  (Lida 8343 vezes)

Offline oiz

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: braga
Nivel do Combustivel
« em: 06 de Maio de 2013, 20:53 pm »
Boa Noite
Venho aqui com uma Grande duvida

Decidi testar a ver se o computador de bordo estava a contar bem os consumos de combustível e por duas vezes deparei me com uma diferença de 3litros com o que marca na bomba

o que fiz foi quando entrou na reserva abasteci logo e na bomba deu me cerca de 22l e qualquer coisa e quando voltou a entrar na reserva marcava me um consumo de 19l

O que sera a bomba ou o computador de bordo que não esta a contar bem :/

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Nivel do Combustivel
« Responder #1 em: 06 de Maio de 2013, 21:27 pm »
Isso depende muito da media que facas, se tiveres uma media de 7 a luz vai acender mais depressa em comparacao com uma media de 5

Offline oiz

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: braga
« Responder #2 em: 06 de Maio de 2013, 21:33 pm »
Eu não estou a falar a "velocidade" com que a reserva se acende
Claro quanto mais altas as medias for mais rapido o gasoleo vai

Estou a falar em haver um erro de contagem de litros entre o que marca na bomba de combustivel e o computador de bordo de 3l

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 06 de Maio de 2013, 21:52 pm »
Acima de tudo, convém ter em atenção que o cb dá estimativas, e não é 100% fiável, basta teres o carro mais inclinado, ou com peso, e a reserva acende mais cedo ou mais tarde, depende da posição da bóia.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #4 em: 07 de Maio de 2013, 09:12 am »
Poderá ter a ver com ar no depósito? De qualquer forma como já disseram, o CB não é algo em que se deva confiar.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #5 em: 07 de Maio de 2013, 09:50 am »
Esse erro tem muito que se lhe diga, o CB não é fiavél a 100% e a bomba será??? Já não é a primeira pessoa que vejo a reclamar com a bomba x por marcar que levou tantos litros e na realidade no carro nao ter esses litros ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 07 de Maio de 2013, 10:10 am »
A bomba tem a obrigação de ser fiável  :wink: apesar de ter uma margem de erro admissível os valores apresentados devem corresponder o mais possível ao real. Mas se houver duvidas, e houver a certeza que a bomba está a enganar é apresentar queixa à asae.   

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #7 em: 07 de Maio de 2013, 10:13 am »
Elas até costumam ser inspeccionadas não é verdade? Há tantos rumores tipo que se deve abastecer de manhã ou à noite.
Também já vi um vídeo em que a bomba contava uns cêntimos sem estar a deitar combustível lol

Offline RAMMSTEINER

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Clio III 1.2 TCE Dynamic S 2007
« Responder #8 em: 08 de Maio de 2013, 09:32 am »
O meu cb (clio 3 tce 2007) abaixo dos 30km/h não dá o consumo instantaneo será que abaixo dos 30 ele também não contabiliza os litros gastos? Pode ser isso.
Por exemplo em todas as minhs contas o consumo médio do cb fica sempre +/- 0.3l/100 abaixo das contas feitas com o método dos litros ao atestar.
Hope For The Best Get Ready For The Worst

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #9 em: 08 de Maio de 2013, 09:33 am »
Acho que não. O CB tem sempre erro na média.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #10 em: 08 de Maio de 2013, 10:20 am »
Média= (litros gastos x 100) / distância percorrida

Se pegarem nos litros gastos e na distância percorrida, vão ver que as contas que o CB faz à média batem certo.
O problema aqui é termos vários factores de erro ou desvios. Em 1º lugar qual a temos a quantidade de litros gastos e depois a distância percorrida. Qualquer um destes parâmetros pode apresentar desvios em relação à realidade e aqui é que residem as diferênças determinadas com contas feitas a encher o depósito.

O facto de o consumo instantâneo não aparecer abaixo dos 30 km/h, não tem nada a ver com isso. Constitui apenas uma opção da Renault, o que por um lado até não é mau pois muita malta de certeza que se assustava com os consumos a baixa velocidade e com o carro parado.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
« Responder #11 em: 08 de Maio de 2013, 12:09 pm »
O CB do Honda Jazz cá de casa apresenta normalmente um desvio de 0,2 a 0,4 litros.
Estarás a abastecer mesmo a 100%? Pergunto porque, no meu Super 5, tenho de ter bastante cuidado a atestar, porque se me fiar na primeira vez que a bomba pára automaticamente, o depósito fica bastante longe de estar cheio. Ainda consegue levar mais uns 5 litros. Mas isto é num carro velho, no Jazz e possivelmente no teu isso não acontece.
Outra hipótese: reparei em mensagens tuas antigas que tens o carro reprogramado. Não será por isso?
Última hipótese: tens jantes ou pneus bastante diferentes dos originais?
« Última modificação: 08 de Maio de 2013, 12:12 pm por carvalhovsky »

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
« Responder #12 em: 08 de Maio de 2013, 12:15 pm »
Apercebi-me agora que não falaste dos consumos (lt/100km) mas sim da quantidade de litros.
A minha sugestão é atestares o carro, andares umas centenas de quilómetros, atestares novamente e, aí sim, fazeres as contas ao consumo realizado. Vê qual a diferença entre as contas do CB e as tuas contas.

Offline RAMMSTEINER

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Clio III 1.2 TCE Dynamic S 2007
« Responder #13 em: 10 de Maio de 2013, 09:43 am »

O facto de o consumo instantâneo não aparecer abaixo dos 30 km/h, não tem nada a ver com isso. Constitui apenas uma opção da Renault, o que por um lado até não é mau pois muita malta de certeza que se assustava com os consumos a baixa velocidade e com o carro parado.

O que eu quis dizer é : não aparecendo os consumos abaixo dos 30 eles são à mesma contabilizados para a média?
talvez não sejam porque a média do cb é sempre mais baixa do que a média calculada por mim.

Abasteci ontem e deu-me uma diferença de 1.5 litros do atestado para o gasto no cb, mais que normal na minha opinião
Hope For The Best Get Ready For The Worst

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #14 em: 10 de Maio de 2013, 09:45 am »
Todos percebemos a tua duvida e já respondemos. Penso que o facto de não te mostrar não significa que não seja contabilizado.