Autor Tópico: Estacionamento em 2ª Fila = Multa  (Lida 22956 vezes)

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Estacionamento em 2ª Fila = Multa
« Responder #30 em: 23 de Maio de 2013, 17:55 pm »
Eu disse que eras obrigado? Não. Eu apenas disse que é recomendado fazer o DEPOSITO (diferente de pagamento) de forma a não acontecer o que o policia te disse.. o aumento da coima. Tu claro que fazes o que quiseres... tens a opção que falas de não pagamento e reclamar, deposito e fazeres o que quiseres depois no prazo de 15 dias, ou pagar e aceitar a multa.

Já que me parece que não sabes do que estou a falar tens aqui uma noticia sobre o que é o "deposito":

"O depósito só se converte em pagamento final da coima quando não for apresentada contestação ou, quando seja apresentada contestação, com a decisão final condenatória"

in: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1797964

Mas voltando ao tema principal.

O facto de terem como provar ou não se o carro andou, pode ser muito difícil. Ou simples, caso por exemplo haja uma multa pelo mesmo agente (por exemplo) no mesmo local entre as tuas duas multas. Caso por acaso tivesses o "azar" de afinal eles terem como provar, gostaria de ver qual seria a resposta deles por isso.

Porque, o local pode ser o mesmo, mas .. 1 cm ao lado não é o mesmo local... mas independentemente se é o mesmo local exacto ou não (visto ser irrelevante) o que tu estás a fazer não passa de uma pequena burla de forma a safares-te de uma coima, o que é de todo errado. Porque se realmente tens razão na história, o porquê de teres que distorcer o que realmente se passou e dizer que o carro esteve sempre parado lá?

A questão é essa. Porque, por causa dessa tua "treta" podes ainda vir a dar chamadas de atenção e afins ao agente pelo seu superior por ele ter feito o seu trabalho ao multar-te duas vezes, por TU não teres respeitado o código de estrada duas vezes, mesmo sabendo que não podias... e que até é normal haver multas ali... à espera!

Não foi tu que os "desafiaste.. eles é que andam à caça para encherem os cofres!  :wink:
« Última modificação: 23 de Maio de 2013, 17:57 pm por henriqe »

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #31 em: 23 de Maio de 2013, 19:59 pm »
Dass onde isto vai parar... Já vi que passaram a multa e nem a marca do carro viram. Ou melhor nem do carro tiraram a peida. Não entres na onda o "pagar e calar".

Reclama porque não te podem multar duas vezes no mesmo local e pela mesma causa em menos de 24h.

Aposto que os que te atenderam na esquadra eram "miúdos".

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #32 em: 23 de Maio de 2013, 20:35 pm »
Mais uma acha para a fogueira.... Não podes estacionar em 2ª fila, mas podes para para efectuar cargas e descargas. No entanto provar que é uma coisa ou outra é muito difícil.
Eu já uma vez fui multado num sitio por estar mal estacionado quando na verdade estava a fazer uma carga/descarga, e mesmo contestando não valeu de nada, e tive que pagar na mesma, apesar de naquela situação ser uma aberração ao código da estrada, pois à luz do código, não se pode estacionar ou parar numa rotunda, apesar de no sitio onde estava parado em 2ª fila, ser uma área de parqueamento e estar fora dos limites imaginários da rotunda, porque não existe lá qualquer risco que limite a rotunda.
Resumindo, paga e acabou.

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
« Responder #33 em: 24 de Maio de 2013, 10:17 am »
Reclama porque não te podem multar duas vezes no mesmo local e pela mesma causa em menos de 24h.

Toda a gente diz isso mas para ser valido preciso da lei ou nº do artigo. 

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #34 em: 24 de Maio de 2013, 10:47 am »
Julgo que será este - art. 29º/5 CRP

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #35 em: 24 de Maio de 2013, 13:40 pm »
Carga e descarga tem procedimentos. Os quatro piscas estava ligado? Onde está a guia/factura de transporte? Isso ainda era para ter mais uma multa.

Julgo que será este - art. 29º/5 CRP

Se for o artigo 29, implicava que fosse um crime. Aqui, trata-se apenas de uma coima. Todavia, a Contra Infracção não é a mesma. Por isso, não percebo o porque estarem a tentar distorcer a realidade e a encorajar ao user a se defender de forma fraudulenta ao distorcer a verdade do que realmente se passou (até porque sempre pensei que o próprio fórum, RenaultPT, fosse de todo contra isso).

Isso das 24horas não sei onde está previsto no código da estrada.. tenho mesmo curiosidade! Penso que estamos a discutir aqui com "leis" de cafés.

De qualquer forma capacitem-se que a melhor solução é mesmo efectuar o deposito e depois então reclamar.. assim evita-se riscos de as coimas serem ainda aumentadas depois caso o condutor tenha realmente razão. Fazer o deposito é diferente de "aceitar" a multa porque permite defender e caso ganhe recuperar o dinheiro.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #36 em: 24 de Maio de 2013, 14:13 pm »
Como eu disse anteriormente, é pagar e andar, porque é difícil de provar alem de que os custos são superiores aos valores da coima.
Ninguem está a incentivar o user a contornar a verdade, ele está agir por conta própria, apesar de por várias vezes termos chamado a atenção que reclamar  ou não querer pagar não ia levar a lado nenhum e alem do mais é incorrecto. 
E indicar um artigo da constituição portuguesa não é incentivar, é informar. Cada um faz o que quiser com a informação ;)

No meu caso, estava a carregar um conjunto de artigos, estava parado junto a uma casa comercial e o policia estava a passar o auto e eu com as coisas na mão. Não adiantou, veio com a treta da rotunda e tal, o objectivo era..... não se pode dizer  :laugh:

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #37 em: 24 de Maio de 2013, 14:26 pm »
Atenção que em altura nenhuma eu referi que não iria pagar, se reclamar estou no meu direito, pois todos os cidadãos tem esse direito.
Pois se realmente existe um artigo ou uma lei que diga ou demonstre que não posso ser multado pela mesma infracção/crime o que o agente fez foi abuso do poder para poder ganhar uns trocos a mais.

Obrigado ao rodinhas por me ter facultado o numero do artigo.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #38 em: 24 de Maio de 2013, 17:06 pm »
Mas qual foi a mesma infracção?

Abusivo onde? Por teres feito a mesma coisa duas vezes? Não serás tu quem abusou aqui? Duas vezes ainda por cima? Que lei tu tens a teu favor? Nenhuma lol

Ele quer ganhar mais uns trocos onde? Tens consciência que isso é de todo mentira? Que ele não ganhar mais por isso nem leva nenhuma palmadinha nas costas?

Qual é a piada de chamar os outros "incompetentes" quando quem é a vitima aqui não és tu? Acho que devias de reflectir bem sobre o assunto que estás aqui a tentar "defender" porque o que tu estás a tentar fazer é mesmo errado - tanto legalmente como moralmente.

Mas pronto, eu desisto disso.

Que fique tudo resolvido no fim, e espero que se for para alguém se lixar na historia que seja tu e não o agente por ter feito o seu trabalho correctamente que foi multar-te em duas situações distintas.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #39 em: 24 de Maio de 2013, 20:36 pm »
...

Isso das 24horas não sei onde está previsto no código da estrada.. tenho mesmo curiosidade! Penso que estamos a discutir aqui com "leis" de cafés.

...

Disse o meu irmão à um tempo atrás. Acho que não preciso de dizer o que ele é. Henrique, não sei qual é o seu conhecimento das leis, mas neste caso acho que ele deve tentar a sorte dele. Até porque neste caso(não afirmo), ele estava a causar "transtornos" na via publica, não permitindo o livre acesso ao veiculo estacionado ao lado dele, o que a única  coisa que a policia poderia fazer era primeiro o tal "aviso" e de seguida era colocado o bloqueio e remoção do veiculo. E não uma segunda multa.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #40 em: 24 de Maio de 2013, 22:03 pm »
Um bom exemplo (mau por sinal), acontece com os camionistas em portugal, se forem apanhados com excesso de horário, pagam a multa e podem seguir viagem, é como se tivessem feito o descanso obrigatório, e aquele disco já não pode ser novamente multado.
Em Espanha apreendem-te os documentos e só tos entregam depois de efectuares o descanso obrigatório.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #41 em: 24 de Maio de 2013, 22:38 pm »
Caracol, pergunta ao teu irmão qual é a lei. Tenho mesmo curiosidade, porque apesar de desconhecer a existencia, não significa que não existe porque efectivamente não sei nem metade das leis por ser apenas um curioso.

No entanto, explica a ele o caso exacto.

Se forem ler o que sempre escrevi, eu nunca fui contra a se defenderem... alias, se efectivamente existir essa regra das 24h problemas resolvido!

A única coisa que sou contra desde sempre, foi isso:

Sim o carro circulou mas ninguém tem como comprovar isso, pois o carro podia ter ficado em 2ª fila esse tempo todo.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #42 em: 25 de Maio de 2013, 01:25 am »
(até porque sempre pensei que o próprio fórum, RenaultPT, fosse de todo contra isso).

O forum nada tem a ver com este assunto e acho que nesse ponto, misturas te tudo. O forum não se revê nesses criterios que referes mas tambem não deixa de deixar espaço de liberdade aos utilizadores

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #43 em: 11 de Junho de 2013, 16:05 pm »
Situação resolvida, depois de ter parado numa operação STOP mais um colega, o agente que mandou encostar era conhecido do meu colega.
Depois de verifica que estava tudo em conformidade, virei-me para o agente e expliquei a minha situação e por coincidência ou não o agente que me tinha multado encontrava-se também la no local e estivemos breves momentos a conversa a qual se resume:
O agente disse que me retirava a multa a questão foi que já tinha passado alguns meses e que já não era possível, a outra questão é que se a segunda multa tivesse sido passada até 12 horas após a primeira não teria que pagar a 2ª.
Também referiu que tinha a opção de poder reclamar e em 60% destas situações as pessoas são ilibadas.

Offtopico
E como podem ver ninguém esta a agir de ma fé como foi dito, e podia muito bem ter recorrido não o fiz por razões pessoais. 

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #44 em: 11 de Junho de 2013, 17:00 pm »
Eu só critiquei o facto de ocultares coisas para te safares, apenas isso.

Mas obrigado por partilhares o desfecho, é uma mais valia para outros casos semelhantes.  :azn: