Autor Tópico: Pressão da gasolina dentro do deposito  (Lida 12862 vezes)

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Pressão da gasolina dentro do deposito
« em: 26 de Junho de 2013, 13:54 pm »
Ora venho partilhar uma pequena informação, não sei se sabiam ou não, mas a gasolina/gasóleo dentro do deposito de combustível de um carro apresenta pressões diferentes de marca para marca, ou seja, um deposito de um carro com gasóleo da BP e outro da Repsol as pressões são diferentes, sendo a pressão do da BP maior que o da Repsol. Alguém sabia ou tinha noção disto??

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: Pressão da gasolina dentro do deposito
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2013, 14:23 pm »
Já ouvi falar que a pressão criada dentro do depósito varia consoante a temperatura exterior. Será que isso não terá também a ver com o tipo de bombas utilizadas? Eu na utilizo a pistola a "meio gás", acho que sai com muita pressão. Ou então afinal o gasoleo não é mesmo todo igual.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2013, 14:25 pm »
edit: "Eu na BP utilizo a pistola a "meio gás" "

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2013, 14:31 pm »
Pois o que sei e depois de alguns testes feitos a pressão dentro do deposito do carro é diferente de marca para marca, agora se terá a ver com a pressão da pistola ai já não sei, suponho que a pressão da pistola seja a mesma em todas as bombas

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #4 em: 26 de Junho de 2013, 15:30 pm »
A pressão para mim tem mais a ver com a temperatura exterior, e consequentemente com a temperatura no interior do deposito... A gasolina evapora muito, o gasóleo muito menos. Isso de variar em função das marcas das bombas parece-me mito. O que pode acontecer e é o mais certo, é variar consoante o posto de abastecimento pelas condições dos reservatórios onde são armazenados os combustiveis.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #5 em: 26 de Junho de 2013, 16:11 pm »
Mito acho que não será, porque para já referente a este problema http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5533.msg100222#msg100222 desde que deixei de meter na BP  e passei para a repsol isto deixou de acontecer e pelo menos foi essa a informação dada pela renault francesa ;) a não ser que o problema volte e ai poderei dizer que é mito.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 27 de Junho de 2013, 02:36 am »
Tens que ter em conta que mesmo o combustível da mesma marca é diferente de abastecimento para abastecimento, quanto mais de marca para marca.
Basta que a percentagem de humidade do combustível seja diferente para que depois os comportamentos físico-químicos do combustível face às alterações térmicas variem.
Até essas conclusões serem 100% reais, tinha que se fazer um teste reproduzindo as mesmas condições com os diferentes combustíveis.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #7 em: 27 de Junho de 2013, 08:38 am »
Então pelo que dizes e seguindo o raciocínio do carlosjcm, o gasóleo da BP é uma mer** porque contém muita humidade.  :assobio:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 27 de Junho de 2013, 10:26 am »
A questão não é essa, a verdade é que os teores de humidade vão mudando ao longo do dia, tudo depende da humidade relativa do ar e da temperatura, etc alem de que podem ser só valores residuais, pouco significativos, mas que há variações há. É necessário ter em conta também os ditos aditivos que adicionam ao combustível, o que é que são ou o que é que fazem, é que ninguém sabe  :laugh: 

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #9 em: 27 de Junho de 2013, 18:53 pm »
BP nunca mais :D pelo menos nesta bomba, como em Viseu só existe esta, se existisse mais ainda tentava assim nicles :D

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2013, 21:21 pm »
Princípio básico de quem estuda engenharia: não é possível comparar caudal de pistola com a pressão que fica dentro do depósito. Até porque quando introduzimos o combustível no depósito, não é a vácuo, entra sempre uma mínima percentagem de ar (penso eu).
A pressão pode variar com temperatura e volume, e o volume pode variar com concentração e composição do líquido.
Não defendo melhor ou pior combustível... apenas são composições diferentes, por isso, concordo com o rodinhas.
E quem estudou Termodinâmica em engenharia, pode confirmar o que falo ;)
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, 21:23 pm por gclio »
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #11 em: 28 de Junho de 2013, 00:22 am »
Mas agora rodinhas vê aqui uma coisa engraçada e na qual eu pessoalmente custa-me a acreditar, e esquecendo algumas leis da ciência, porque nem a ciência consegue explicar isto, vê bem isto: Atesto o carro com gasoleo BP depois de atestado limpo o bocal e nos primeiros kms não verte nada quando começa a chegar a meio do deposito  até entrar na reserva verte gasóleo pelo bocal, (esquecendo a parte das peças que já foram trocadas varias vezes e na qual das peças não é), mudo para a repsol e aquilo anda seco zero de humidade de gasóleo, agora como explicas este problema, o que achas que pode ser.....porque é que não verte quando está atestado???? Tem que existir aqui alguma coisa....ou seja, aqui só tiro uma conclusão que quanto menos gasóleo mais pressão ganha o gasoleo neste caso da BP
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 00:24 am por carlosjcm »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 28 de Junho de 2013, 01:00 am »
Sim, lá realmente é estranho.... mas o deposito tem um respiro, que faz com que entre ar para dentro do deposito à medida que vai saindo o gasóleo.  Só não sei se não faz o inverso também, deixar sair o ar quando há pressão a mais dentro do deposito, e o problema pode ser dai ;)
A tampa pode ficar com retenções de combustível na zona das roscas e borrachas, e depois com o aumento da pressão acaba por deixar sair essas acumulações.
Já viste se noutros carros esse problema acontece? Se for só no teu, o problema está no equipamento e não no combustível.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #13 em: 28 de Junho de 2013, 07:59 am »
Eu é que já estou a ficar maluco :rolleyes:
Carlos, esse fenómeno que relatas não tem rigorosamente nada a ver com pressão. O depósito de combustivel é aberto, logo não tens variações de pressão. Só se ele não "respira".
Quanto muito podem existir diferenças de densidade e/ou viscosidade entre os 2 diesel. Ou ainda um deles ser ligeiramente mais volátil que o outro.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #14 em: 28 de Junho de 2013, 08:50 am »
Princípio básico de quem estuda engenharia: não é possível comparar caudal de pistola com a pressão que fica dentro do depósito. Até porque quando introduzimos o combustível no depósito, não é a vácuo, entra sempre uma mínima percentagem de ar (penso eu).

Acho que não percebeu o que queria dizer, mas explico. Ex.: Quando abasteço o bidão de gasóleo (acontece) tenho que ter sempre o cuidado de dar meio gás à pistola caso contrário fico com meio bidão de gasóleo e outro meio com espuma. A mim também me ensinaram (uma das não sei quantas técnicas que alguns de nós já as conhece) de nunca abastecer o carro com a pistola no máximo porque a velocidade que ela entra no depósito acelera a evaporação do mesmo. Mito? Talvez…
Não estudo engenharia por isso não exijas muito de mim   :tongue: