Autor Tópico: [DIY] - Soldar Plástico  (Lida 9644 vezes)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
[DIY] - Soldar Plástico
« em: 03 de Julho de 2013, 01:33 am »
Como devem ter visto no meu DB, comprei um suporte dos faróis de nevoeiro que vinha partido. Uma solução para o arranjar, é soldar.
Aproveitei e fiz um DIY para mostrar como facilmente se consegue reparar uma peça deste género.

Soldar pástico

Convém ter em conta a utilidade da peça, se fica visível ou não, ou se vai suportar esforços, e depois fazer o reforço da peça com arame consoante a necessidade.

PS- Convém ver o vídeo em tamanho grande para se conseguir ler bem as legendas.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: [DIY] - Soldar Plástico
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2013, 02:06 am »
Essa ideia do ferrinho faz sentido!

Bom diy

Offline RAMMSTEINER

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Clio III 1.2 TCE Dynamic S 2007
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2013, 08:58 am »
Grande ferro de soldar!!! :grin:
Já fiz esa macacada na minha mota mas não usei arame ( os esforçoas também acho que eram bem menores) usei foi araldite no fim.
Hope For The Best Get Ready For The Worst

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2013, 09:22 am »
Fartei-me de fazer isso nalgumas peças partidas do R11. Só não concordo com o arame como reforço, aliás, de reforço não tem nada, só se for o inverso. Bem soldado é só com plástico, podemos é aumentar a espessura na zona da solda como reforço se necessário.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2013, 09:31 am »
quando tiver um bocadinho vou ver o video com muita calma que ja me vai dar jeito para uma coisa, obrigado pela contribuição rodinhas!
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2013, 11:58 am »
MRC, porque é que dizes que o arame não reforça?
Segundo  o que me explicaram ajuda a evitar que o plástico volte a abrir, porque a resistência, que o arame tem é superior à do plástico partido, e se for colocado desta forma, impede que o plástico volte a abrir. 

E sim, se possível retirar um pouco de plástico da peça ou de outra igual e reforçar a zona da fractura com esse plástico extra.

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #6 em: 03 de Julho de 2013, 13:11 pm »
Sempre a inovar o rodinhas
Muito bom trabalho :D
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #7 em: 03 de Julho de 2013, 14:22 pm »
Fartei-me de fazer isso nalgumas peças partidas do R11. Só não concordo com o arame como reforço, aliás, de reforço não tem nada, só se for o inverso. Bem soldado é só com plástico, podemos é aumentar a espessura na zona da solda como reforço se necessário.

desculpa mas não concordo contigo, inclusive há soluções no mercado, especificas para reparação de para choques e afins, que usam um sistema de ferro de soldar em que é inserido um arame que pode ser de diversas formas , esse arame é aquecido, entra na parte partida e ajuda imenso a reforçar a area partida, soldando e reforçando a mesma. Após isso, o acabamento é efetuado com plastico liquido que solidifca em contato com o ar, remove se o excesso e depois pinta se. Fica uniforme e como novo, é a tecnica utilizada para reparação de para choques e plasticos usada na actualidade

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #8 em: 03 de Julho de 2013, 15:15 pm »
Fui demasiado absoluto na resposta que dei, e por isso sim, em contrapartida com o que disse, tenho que concordar contigo, ressalvando que o uso do arame é importante em certas reparações, como o de plásticos grossos e flexiveis, como é o caso dos pára-choques, além de que da forma como referiste que é feita, arame bem aquecido antes de ser introduzido no plástico. Caso contrário introduzir o arame a frio e/ou em plásticos rijos/quebradiços/finos, o uso do arame só traz prejuizo, roubando volume necessário ao plástico a ser reparado, comprometendo a qualidade da reparação, uma vez que o plástico não adere ao arame quimicamente, da mesma forma que o plastico se liga entre si.

Como em todas as restantes soldas, o essencial para obter uma boa ligação entre as partes a serem soldadas, é atingir a temperatura ideal. :)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2013, 16:57 pm »
Os apoios da optica do meu Clio TCe foram reconstruídos dessa forma.
Usando arame juntamente com o plastico soldado.

Ainda hoje está lá bem apoiado. parece a outra nova.