Autor Tópico: Amortecedores "novos" com pouca aderência ao solo  (Lida 5395 vezes)

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
Amortecedores "novos" com pouca aderência ao solo
« em: 08 de Julho de 2013, 15:31 pm »
Boas,

Na minha Laguna II Break meti uns Kayaba a gás no eixo traseiro o ano passado. Passados 15.000 km's fizeram-me um teste de suspensão (oferta, não porque tenha detectado nada no andamento da carrinha) e os amortecedores acusam uma aderência ao solo de apenas 29% e 30% em cada roda.
Comentei com a oficina onde instalei os amortecedores (que se prontificaram a mudá-los, se fosse essa a minha intenção), mas indicaram que os amortecedores em causa privilegiam mais o conforto do que a aerodinâmica e que esses valores baixos são por serem "moles". Deram até o exemplo que no eixo dianteiro (amortecedores de origem) registar valores na casa dos 60%, que é por causa do peso do motor.
Eu sei que uns amortecedores acabados de instalar nunca têm 100% de aderência, mas honestamente estava à espera que ao fim de um ano com uma utilização normal (maioritariamente citadina, sem andar em estradas más, tendo algum cuidado com buracos, etc, sem andar com a carrinha carregada) que eles apresentassem valores superiores a 60%.
Ora, têm metade do que estava à espera!
Por este andar, daqui a pouco tenho estes amortecedores como os que troquei (tb no eixo traseiro), que tinham 22% e 20% de aderência.
Qual a v/ opinião? Faz sentido o que me disseram? Vocês trocavam?

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Amortecedores "novos" com pouca aderência ao solo
« Responder #1 em: 08 de Julho de 2013, 16:41 pm »
Que testes são esses? Só conhecia os do IPO que nada tem haver com a eficiência real...

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #2 em: 08 de Julho de 2013, 21:47 pm »
também gostava de saber como se faz um teste desses

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 08 de Julho de 2013, 21:54 pm »
Ele deve estar a referir-se à eficiência dos amortecedores, aquele valor em % que aparece quando se faz o teste dos amortecedores no IPO

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #4 em: 08 de Julho de 2013, 22:22 pm »
Mas essa eficácia nada tem a haver com o desempenho real. Apenas é para verificar diferenças no mesmo eixo... ou estou errado?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 08 de Julho de 2013, 22:28 pm »
Pelo que me explicaram o sistema vibra, e depois mede a frequência da vibração transmitida, depois compara a frequência emitida com a recebida e o resultado é dado em %. O mesmo é feito nas duas rodas. A diferença entre as duas rodas, não pode ser superior a 20%.

Ou seja, mesmo que estejam a 40% mas que não haja uma diferença superior a 20% entre eles, o carro passa sem problemas.

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 09 de Julho de 2013, 00:24 am »
É isso mesmo.

É assim algo tão invulgar? Em qualquer oficina (Bosch, Precision, casas especializadas de pneus encontramos essas máquinas...).

E o que acham das percentagens?
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, 00:41 am por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2013, 00:46 am »
Estes valores dependem de muita coisa, não é só dos amortecedores, os sino-blocos também influenciam o valor.
O peso do veiculo também. Esses amortecedores eram os adequados para o teu carro??

Por exemplo, no meu trabalho colocamos uns amortecedores novos no jeep, e depois ele foi à inspecção e o valor dos amortecedores novos, não foi superior a 60%, e os amortecedores tinham sido colocados no dia anterior.
Se os valores são normais, não sei dizer.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #8 em: 09 de Julho de 2013, 00:47 am »
yap, há maquinas para fazer teste de eficiencia aos amortecedores, a auto cambota por exemplo, tem uma
uma coisa é diferença entre amortecedores, vulgar ipo
outra coisa é eficiencia ao solo, que foi o caso
amortecedores acabados de montar raramente passam dos 70%, 60%

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 09 de Julho de 2013, 23:10 pm »
Estes valores dependem de muita coisa, não é só dos amortecedores, os sino-blocos também influenciam o valor.
O peso do veiculo também. Esses amortecedores eram os adequados para o teu carro??

Por exemplo, no meu trabalho colocamos uns amortecedores novos no jeep, e depois ele foi à inspecção e o valor dos amortecedores novos, não foi superior a 60%, e os amortecedores tinham sido colocados no dia anterior.
Se os valores são normais, não sei dizer.

Sim, por indicação da oficina onde os instalei. São kayaba, que julgo ser o que vem esta carrinha de origem...

Eu só acho estranho é estarem a 30%. Quando troquei os anteriores, que estavam rebentados (a babar óleo), os mesmos apresentavam eficácia de cerca 22%!

Por este andar daqui a uns meses estes tb estão rebentados!