Com este DIY, venho explicar como retirar o suporte e o espelho retrovisor exterior, retirar a capa do espelho, substituir o mecanismo de regulação do espelho e como encaixar o eixo do suporte do espelho.
Já existe um DIY semelhante para o clio III
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6126.0, no que toca a retirar o espelho e a capa do suporte do espelho.
Vou descrever os passos necessários para encaixar o eixo do suporte do espelho, para isso vai ser necessário desmontar o suporte praticamente todo. Por isso os passos necessários para qualquer das outras funções do DIY vão ser descritas.
1º passo, será retirar o suporte da porta
Retirar o friso, basta puxar com força e jeito.
Este plástico pode vir agarrado ou friso ou não. Quando for para colocar no lugar novamente, prender primeiro ao friso e só depois encaixar o friso na porta.
Retirar a tampa preta.
E soltar a ficha.
Desapertar os 3 parafusos, cuidado para o suporte do espelho não cair para o chão (convêm segurar quando se tiver a desapertar o ultimo parafuso)
E retira-se o suporte.
2º passo, será retirar o espelho propriamente dito
Com a mão empurrar o espelho completamente para dentro.
Com a ajuda de uma chaves de fendas levantar o espelho, soltando as molas que prendem ao mecanismo de regulação.
Até se conseguir soltar o espelho.
Ver também o DIY -
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6126.0 pois o processo é semelhante.
Atenção que os espelhos da Britax podem-se partir mais facilmente que este das fotos, porque o plástico que o envolve é mais fraco.
Desligar as fichas do desembaciador dos espelhos.
3º passo, retirar o mecanismo de regulação do espelho
Desapertar os parafusos que prendem o mecanismo.
Retirar a base do mecanismo, basta puxar, pode-se usar uma chaves de fendas para auxiliar.
Solta-se a ficha.
Quando da colocação do mecanismo convém limpar as fichas com spray de limpeza para contactos eléctricos.
4º passo, retirar a capa do espelho
Soltar as molas assinaladas a vermelho, com a ajuda de uma chaves de fendas ir afastando a capa, ao mesmo tempo que se vai soltando as molas com os dedos ou com uma chaves de fendas.
Ver também o DIY -
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6126.0 pois o processo é semelhante.
5º passo, encaixar o eixo do suporte do espelho
Como se pode ver nas fotos seguintes, o espelho tem um eixo metálico com uma mola, que prende ao suporte que fica preso à porta. Este eixo entra numa determinada posição e depois tem que ser rodado para ficar preso. Esta mola faz bastante força, e é necessário ter o suporte fixo num sitio onde se possa fazer força à vontade, por exemplo num torno.
Vai ser necessário utilizar um alicate universal para colocar o eixo no sitio.
Como se pode ver na foto, assinalado a vermelho estão as saliências do eixo que prendem ao suporte já depois de colocado no sitio.
Assinalado a laranja, estão os batentes onde as saliências do eixo devem bater e impedir que o eixo rode e se solte. Acontece é que com o frequente encolher dos espelhos, ou devido a pancadas que estes sofram, estes batentes de plástico acabam por ficar gastos, acabando por deixar que o eixo rode. Caso seja frequente o eixo rodar, é aconselhável reforçar os batentes, por exemplo usando o ferro de soldar.
A verde está assinalado o local por onde deve entrar a saliência do eixo para depois se rodar para que fique bem encaixado.
Pormenor da abertura do suporte
Pormenor do eixo
Com as duas partes separadas, começa-se por retirar a cablagem fazendo-a passar pelo eixo metálico.
E depois passa-se para o lado de dentro do suporte, para que durante o processo de encaixe do eixo, não se danifique a cablagem.
Depois desapertam-se estes 3 parafusos, para se soltar o suporte do eixo, do resto da capa do espelho.
Com o alicate, faz-se força para baixo e roda-se para soltar o eixo do suporte. Aproveitar para limpar o eixo e a mola de sujidades
Colocar o suporte do espelho que fica preso à porta num lucal fixo onde se possa fazer força, por exemplo num torno.
Colocar o suporte do eixo, encaixado no suporte do espelho que fica preso à porta, na posição em que o espelho fica aberto normalmente, ou seja , é na posição em que o espaço entre os 2 suportes é quase nulo.
Coloca-se primeiro a mola e depois o eixo dentro do suporte. Tendo o cuidado de colocar uma das saliências do eixo virada para a abertura assinalada a verde na foto do inicio deste passo.
Com a ajuda do alicate , faz-se força para baixo até que o eixo baixe o máximo possÃvel, praticamente fica à face da parte mais baixa do suporte do eixo, e quando chegar ai então roda-se até o eixo ficar preso.
Depois de preso o eixo deve ficar assim.
Depois de colocado o eixo, já se pode rodar, a fim de verificar se ficou bem encaixado
O eixo na posição normal do espelho aberto.
Para se colocar a capa da frente do espelho é necessário rodar o eixo para a frente, ou seja, imaginemos que vamos recolher o espelho, rodamos o eixo por forma a ficar virado para o vidro da porta do carro, certo?
Para encaixar a capa, temos que fazer o movimento oposto, ou seja rodamos o eixo para a frente, como se fossemos colocar as costas do espelho encostado ao vidro da frente.
Depois é só voltar a montar tudo
e colocar no sitio.