Autor Tópico: Ajuda Manutenção/Revisão Laguna I - 95 - 83000Km  (Lida 11768 vezes)

Offline kriptonite

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault Laguna 1.8 RXE GPL
Ajuda Manutenção/Revisão Laguna I - 95 - 83000Km
« em: 19 de Agosto de 2013, 15:09 pm »
Olá a todo o pessoal do forum, sou mais um novato à procura de alguma ajuda, com vontade de aprender alguma coisa por estes lados.

Enalteço desde já todos os que dedicam tempo a este espaço, e que ajudam imensa gente a melhorar os sues conhecimentos mecânicos dos seus Renaults.

Bem eu adquiri há cerca de 15 dias um Renault Laguna I - 1995 - 83.000 Km, que eu já tratei de o apresentar na devida secção:

Apresentação do Renault Laguna - 07/1995 - 83.000 Km

De acordo com o meu amigo que me vendeu o carro, ele dise para fazer uma mudança de óleo e do respectivo filtro, segundo o que ele me também disse, ele sempre colocou òleo Mineral 15W40 para 5000Km.

A minha questão é a seguinte:

Qual o melhor tipo de òleo para este carro tendo em conta a sua idade e os seus Km's?

Manter o 15W40 devido a idade e a possiveis folgas?

Mudar para 10W40 para que possa lavar melhor o motor?

Será que aplicar o 5W40 tem alguma vantagem, ou é desnecessário?

Se possivel digam meia dúzia de marcas/referências de óleos por ordem de qualidade, para ter uma ideia melhor do óleo a utilizar.

E já agora se possivel, digam quanto é que acham que custa o filtro do ar, óleo, combustivel, e habitáculo, e quanto isto poderá custar em conjunto juntamente com possivel mão-de-obra.

Por último se estiver a escrever na secção errada, avisem-me que tratarei de modificar o que for necessário.

Obrigado a todos  :cool:

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Ajuda Manutenção/Revisão Laguna I - 95 - 83000Km
« Responder #1 em: 19 de Agosto de 2013, 15:32 pm »
Eu se fosse a ti primeiro enfiava o 10W40 depois se não houver consumo de oleo 5w40,
Marcas de oleo para mim, o mais indicado será o dao ELF

Quanto ao resto aconselhava-te a colocar filtros purflux, optima relação qualidade preço e é a marca que equipa a maior parte dos filtros de origem.

Por ultimo penso que o melhor sitio para tratares do teu carro será o o Caçoilauto...

Cumps
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline kriptonite

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2013, 02:14 am »
Olá energy, obrigado pela tua ajuda no meu caso.

Eu tomei a liberdade de fazer 2 orçamentos um no mister-auto e outro no Oscaro, só para ter ideia dos preços, e gostava que tu e o resto do pessoal do forum dessem uma opinião acerca deles.

Assim sendo tenho estes 2 orçamentos:

MISTER-AUTO:

Óleo alterado para o seguinte na texóleo:

OSCARO:

Por último preciso de ajuda para umas velas de ignição boas, a minha dúvida é se é bom comprar uma sde 4 polos?

E a nivel de marcas convém ser umas da bosch, ou existem outras alternativas boas válidas para o assunto?

Mais uma vez obrigado pela vossa dedicação.  :grin:

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Ford Focus Tdci 109cv
« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2013, 10:30 am »
Mandando mais uma vez o meu bitaite, apesar de haver malta mais qualificada no forum, o oleo comprava da ELF, os filtros desconheço essa marca, portanto o feedback dela não posso dar, em relação ás velas, se esse motor for como era o E7F as unicas velas que ele gostava era mesmo a de origem, de resto os preços não parecem maus.....

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #4 em: 22 de Agosto de 2013, 14:52 pm »
Essas marcas de filtro nao conheço, costumo optar por purflux. As velas optava por umas ngk equivalentes a origem, cumprem bem a sua função. Se nunca trocaste os cabos de velas, seria agora uma boa altura para o fazer.

Oleo usa o ELF :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #5 em: 22 de Agosto de 2013, 15:01 pm »
Filtros BOLK são filtros feitas com padrões de qualidade inferior, posso-te dizer que em termos de filtro de óleo já apanhei um a rebentar montado num corsa B e filtros de ar a matéria que os compõe em nada têm a ver com material filtrante, é um plástico.

Muitos deles quase que são sugados pela admissão por incapacidade do material em deixar passar o Ar .

Offline kriptonite

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 23 de Agosto de 2013, 17:57 pm »
Mandando mais uma vez o meu bitaite, apesar de haver malta mais qualificada no forum, o oleo comprava da ELF, os filtros desconheço essa marca, portanto o feedback dela não posso dar, em relação ás velas, se esse motor for como era o E7F as unicas velas que ele gostava era mesmo a de origem, de resto os preços não parecem maus.....

Olá viva,

Obrigado pelo teu bitaite, uma pessoa vai sempre aprendendo com os bitaites do pessoal.

Já deu para ver que o óleo da Elf é uma boa escolha, a mim já me falaram bem dos filtros da pureflux, e da Wix, agora não sei bem a diferença.

A nivel de velas aconselharam-me uma NGK, Champion ou Eyquem, mas não sei bem ainda os modelos ao certo.

As que me sugeriram foram estas:

NGK Spark Plug - BP6ESZ
NGK Spark Plug - BPR6EIX com Iridium-IX
Champion Spark Plug - RN9YC

No entanto no manual só fala em Champion, Eyquem e Bosch, quais deva usar?

Essas marcas de filtro nao conheço, costumo optar por purflux. As velas optava por umas ngk equivalentes a origem, cumprem bem a sua função. Se nunca trocaste os cabos de velas, seria agora uma boa altura para o fazer.

Oleo usa o ELF :)

Pois eu nunca troquei de velas, e penso que era uma boa altura como dizes, porque o carro a frio paga, mas noto que tenho de dar à chave um pouco mais de tempo que o normal, não é muito, mas penso que seja já um sintoma...

E obrigado pela dica do óleo.

Filtros BOLK são filtros feitas com padrões de qualidade inferior, posso-te dizer que em termos de filtro de óleo já apanhei um a rebentar montado num corsa B e filtros de ar a matéria que os compõe em nada têm a ver com material filtrante, é um plástico.

Muitos deles quase que são sugados pela admissão por incapacidade do material em deixar passar o Ar .

Olá caçoila, eu acredito que sejam de qualidade inferior, simplesmente é mesmo disso que procuro, opiniões e experiência de quem usou, ou sabe quem usou, sempre é mais fácil tomar a decisão correcta.

Falaram-me de filtros Wix, achas que são bons, ou nem por isso?

E depois diz o que achas das velas que me recomendaram e escrevi acima.

Obrigado a todos.

PS: aqui fica o orçamento que me deram para filtros Wix na Texóleo:

E o respectivo orçamento:

WIX - DWA6313 – 7.20€

WIX - DWL7254 – 5.30€

WIX - DWF8102 – 13.50€

WIX - DWP6844 – 8.20€

Os preços apresentados incluem IVA.

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Ford Focus Tdci 109cv
« Responder #7 em: 27 de Agosto de 2013, 13:26 pm »
Não compres WIX, experimentei no focus e a nível de qualidade deixam a desejar, compra Purflux que são bem melhores, se te tentarem enfiar da Millard, também não aceites, todos eles tem padrões de qualidade e de construção bem mais fracos que os da purflux, também já me falaram bem da coopers Fiamm...

Cumps

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #8 em: 27 de Agosto de 2013, 13:32 pm »
Sofima ou purflux = Carros europeus
VIC = carros japoneses

O resto é qualidade inferior ao original . Claro que o preço tb é inferio pois não seria de esperar outra coisa.

Dilema = Compensa??

Offline ok_computer

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
« Responder #9 em: 27 de Agosto de 2013, 14:41 pm »
eu tenho usado da marca Mahle e têm sido de boa qualidade.  Aliás os filtros originais da volvo são mahle, já estive com eles fora da caixa e são iguais.

A WIX é fornecedora OEM de várias marcas automoveis, como por exemplo a Porsche. Tinha ideia que eram de boa qualidade.

Fiaam e Sofima, já usei e não me pareceram grande coisa

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Ford Focus Tdci 109cv
« Responder #10 em: 27 de Agosto de 2013, 15:25 pm »
Dos WIX que vi, não gostei de nenhum sinceramente, padrão de qualidade muito baixo mesmo....

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #11 em: 17 de Outubro de 2013, 02:23 am »
Muito honestamente eu na tempra, o filtro de oleo é sempre millard, e posso recomendar os mesmos, até agora em questoes de qualidade aparentam ser bons... :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline kriptonite

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 27 de Fevereiro de 2014, 11:04 am »
Olá pessoal, cá estou eu de novo, eu entretanto tive ausente por falta de tempo, enfim, trabalho...

Entretanto já fiz a revisão ao dito cujo:

Levou os Seguintes Componentes:

Óleo Galp Premium Plus 10W40 (ACEA A3/B3; A3/B4) + Carga AC + Filtro de Óleo BOSCH + Alinhamento Direcção +  Check-Up = 29,90 @ Carmat Via SapoVoucher

Posto por Mim e comprado @ Oscaro.es

Filtro Combustível BOSCH 0 450 905 903                              10,75 €   1   10,75 €
Filtro de Ar BOSCH                                                                    6,30 €1   6,30 €
Filtro, Habitáculo BOSCH 1 987 432 027                                       11,76 €1   11,76 €
4 Velas 4 Polos BOSCH 0 242 232 505                                         3,10 €4   12,40 €
2 Pneus Michelin Energy Semi-Novos C/Montagem                       25,00€ 2   50,00 €

Total Gasto= 121,11€

-------------------------------------

Orçamento Norauto= 125,00€
Incluía
- Mudança de Óleo 10w40 Norauto
- Filtro Óleo Norauto
- Filtro Ar Norauto
- Filtro Combustível Norauto
- Filtro Habitáculo Norauto
- 4 Velas 1Polo  Norauto
- Reposição de Níveis

--------------------------------------------------------------------------------------------

O que acham da revisão que fiz ao bicho?

Até ver já tem cerca de 6000Km na minha mão e nunca me deixou ficar mal, e já deu 180Km em recta na minha mão.

Tive que lhe meter água pouco depois de o comprar porque o antigo dono devia ter-se esquecido, desde que o atestei de água, não gasta água nem óleo (do novo óleo já leva 1700Km feitos e ainda não mexeu o nivel do óleo).

Parece-me que pelo preço não fiquei muito mal servido, só espero que me dure algum tempo até arranjar alguma coisa melhor...

Opinem para aí!

E claro obrigado a todos os que por aqui ajudam os outros novatos como eu a perceber um pouco mais sobre os renaults!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 27 de Fevereiro de 2014, 11:24 am »
Só tens que ter em atenção é aos pneus michelin, normalmente eles duram e duram e duram com piso bom, mas a borracha fica ressequida, o que se torna perigoso. Quando vires que eles ficam muito gretados, apesar de ter bom piso, depois tens que os trocar ;)

Offline kriptonite

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 27 de Fevereiro de 2014, 12:09 pm »
Mas esses pneus costumam ficar assim com facilidade?

Eu comprei-os ainda com cerca de 80% do piso, o notei bem a diferença para os slicks que tinha no carro...

Mas estarei atento nas laterais para o caso disso acontecer...