Autor Tópico: Diz-me onde moras... (por Miguel Esteves Cardoso)  (Lida 15498 vezes)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Diz-me onde moras... (por Miguel Esteves Cardoso)
« em: 22 de Abril de 2010, 17:15 pm »

"Um dos grandes problemas da nossa sociedade é o trauma da morada.
Por exemplo, há uns anos, um grande amigo meu, que morava em Sete Rios, comprou um andar em Carnaxide.
Fica pertíssimo de Lisboa, é agradável, tem árvores e cafés. Só tinha um problema. Era em Carnaxide.
Nunca mais ninguém o viu.
Para quem vive em Lisboa, tinha emigrado para a Mauritânia!
Acontece o mesmo com todos os sítios acabados em -ide, como Carnide e Moscavide. Rimam com Tide e com Pide e as pessoas não lhes ligam
pevide.
Um palácio com sessenta quartos em Carnide é sempre mais traumático do que umas águas-furtadas em Cascais. É a injustiça do endereço.

Está-se numa festa e as pessoas perguntam, por boa educação ou por curiosidade, onde é que vivemos. O tamanho e a arquitectura da casa
não interessam. Mas morre imediatamente quem disser que mora em Massamá, Brandoa, Cumeada, Agualva-Cacém, Abuxarda, Alformelos,
Murtosa, Angeja. ou em qualquer outro sítio que soe à toponímia de Angola.

Para não falar na Cova da Piedade, na Coina, no Fogueteiro e na Cruz de Pau. (...)

Ao ler os nomes de alguns sítios - Penedo, Magoito, Porrais, Venda das Raparigas, compreende-se porque é que Portugal não está preparado para
entrar na Europa.

De facto, com sítios chamados Finca Joelhos (concelho de Avis) e Deixa o Resto (Santiago do Cacém), como é que a Europa nos vai querer integrar?

Compreende-se logo que o trauma de viver na Damaia ou na Reboleira não é nada comparado com certos nomes portugueses.

Imagine-se o impacto de dizer "Eu sou da Margalha" (Gavião) no meio de um jantar.

Veja-se a cena num chá dançante em que um rapaz pergunta delicadamente "E a menina de onde é?", e a menina diz: "Eu sou da Fonte da Rata"
(Espinho).

E suponhamos que, para aliviar, o senhor prossiga, perguntando "E onde mora, presentemente?", Só para ouvir dizer que a senhora habita na
Herdade da Chouriça (Estremoz).

É terrível. O que não será o choque psicológico da criança que acorda, logo depois do parto, para verificar que acaba de nascer na localidade
de Vergão Fundeiro?

Vergão Fundeiro, que fica no concelho de Proença-a-Nova, parece o nome de uma versão transmontana do Garganta Funda.

Aliás, que se pode dizer de um país que conta não com uma Vergadela (em Braga), mas com duas, contando com a Vergadela de Santo Tirso ?
Será ou não exagerado relatar a existência, no concelho de Arouca, de uma Vergadelas?

É evidente, na nossa cultura, que existe o trauma da "terra".

Ninguém é do Porto ou de Lisboa.

Toda a gente é de outra terra qualquer. Geralmente, como veremos, a nossa terra tem um nome profundamente embaraçante, daqueles que fazem
apetecer mentir.

Qualquer bilhete de identidade fica comprometido pela indicação de naturalidade que reze Fonte do Bebe e Vai-te (Oliveira do Bairro).

É absolutamente impossível explicar este acidente da natureza a amigos estrangeiros ("I am from the Fountain of Drink and Go Away...").
Apresente-se no aeroporto com o cartão de desembarque a denunciá-lo como sendo originário de Filha Boa.
Verá que não é bem atendido. (...) Não há limites. Há até um lugar chamado Cabrão, no concelho de Ponte de Lima !!!
Urge proceder à renomeação de todos estes apeadeiros.
Há que dar-lhes nomes civilizados e europeus, ou então parecidos com os nomes dos restaurantes giraços, tipo : Não Sei, A Mousse é Caseira,
Vai Mais um Rissol. (...)

Também deve ser difícil arranjar outro país onde se possa fazer um percurso que vá da Fome Aguda à Carne Assada (Sintra) passando pelo
Corte Pão e Água (Mértola), sem passar por Poriço (Vila Verde), e acabando a comprar rebuçados em Bombom do Bogadouro (Amarante), depois
de ter parado para fazer um chichi em Alçaperna (Lousã).

(Miguel Esteves Cardoso)
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline el_pibe

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gaia
Re: Diz-me onde moras... (por Miguel Esteves Cardoso)
« Responder #1 em: 22 de Abril de 2010, 17:56 pm »
lol, bem, está um texto e peras  :grin:

conhecia alguns nomes de terras nesse texto (poucos), mas que há cada nome de localidade esquisito, isso há...faltou imaginação, ou foi imaginação a mais?  :tongue:

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #2 em: 22 de Abril de 2010, 19:05 pm »
Massama e etc.
Conheço,magoito tambem etc.
Tá um bom texto sim senhora mas eu sendo a minha localidade pertencendo vá á parte de massama,brandoa,casal da mira etc continua sem vergonha alguma e com orgulho que moro em Belas e que Pero-Pinheiro é a minha terra.

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 22 de Abril de 2010, 20:38 pm »
Vou dar-vos uma aula de geografia :wink:

Não, não é palavrão, é apenas geografia!

Ora vejamos as localizações:

PICHA - no concelho de Pedrógão Grande.

RATA - em Arruda dos Vinhos, Beja, Castelo de Paiva, Espinho, Maia, Melgaço, Montemor-o-Novo, Santarém, Santiago do Cacém e Tondela.

Temos assim em Portugal uma Picha... para 11 Ratas!

O Que vale é que mesmo ao lado da Picha temos a Venda da Gaita , há 'Colhões ' perto de Coimbra ( ah, que saudades...de Coimbra claro!!) e anda uma Coina à solta lá para os lados do Barreiro!

Mas mais cómico ainda é se nos inserirmos no campo da Gastronomia dessa grande localidade, a Coina...O que dizem de um belo prato de 'Raita de Pepino'...Aqui vai a receita para as interessadas! LOL

A pedido de várias famílias ( pronto, só do Bragança) este post ficará em aberto e à espera de mais sugestões para nomes de localidades/freguesias cómicos.Aqui vão mais alguns com a colaboração do Bragança: Rossas, (nas)Ancas, BICOS, Bico!LOL Mas também há nomes bonitos, como Amor:)Colaborem vocês também!

Anais ( Ponte de Lima), Penso ( Sernancelhe), Paus ( Resende), Malhou ( Alcanena), Sarilhos Pequenos ( Moita), Porreiras ( Paredes de Coura), Buraca (Amadora), Matacães ( Torres Vedras), Vale do Porco ( Mogadouro), Cornalheira ( Meda), Cepos ( Arganil)...

Actualização bombástica, por ordem alfabética e tudo !LOL:

A-da-Gorda (Mafra); Aguçadoura (Póvoa de Varzim); Aliviada (Marco de Canaveses); Angústias (Paredes de Coura); Às dez ( Angra do Heroísmo); A-Ver-O-Mar (Póvoa de Varzim); Bagaceira (Calheta); Baleia (Mafra); Bexiga (Tomar); Bicha (Gondomar); Bicho (Santo Tirso); Cabeçudos (Marvão); Cabrão (Ponte de Lima); Cabrões (Santo Tirso); Cama Porca (Alhandra); Campa do Preto (Maia); Casal de Água de Todo o Ano (Abrantes); Casal Mil Homens (Leiria); Catraia do Buraco (Belmonte); Cemitério(Paços de Ferreira); Chiqueiro (Lousã); Coito (Várias}; Coxo (Vila da Praia da Vitória, Oliveira de Azeméis e Felgueiras); Crucifixo (Tramagal); Deserto (Alcoutim, Coruche e Estremoz); Endiabrada(Aljezur e Odemira); Esgaravatadouro (Monchique) Focinho de Cão (Aljustrel); Garanhão (Ponte da Barca); Hospício(Azeitão); Imaginário (Caldas da Rainha); Jerusalém do Romeu(Mirandela); Mal Lavado (Odemira); Mata Porcas(Lagos e Monchique); Monte dos Tesos (Avis); Namorados(Castro Verde e Mértola); Paitorto (Mirandela); Paixão (Celorico de Basto e Vieira do Minho); Paraíso (Vários}; Passado (Vila Verde); Pedaço Mau (Vila Nova de Ourém); Pés Escaldados (Arganil); Pobreza(Caminha) Porca(Ponte de Lima); Presa dos Mouros (Lagoa); Punhete(Valongo); Purgatório (Albufeira) Quinta de Comichão - (Guarda) Rabo de Porco - (Penela) Rato - (Barcelos e Vila Nova de Famalicão); Ratoeira(Vila Nova de Cerveira); Rego do Azar(Ponte de Lima) ; Rio Seco dos Marmelos (Ferreira do Alentejo) ; Senhora do Alívio (Baião); Sítio das Solteiras (Tavira); Terra da Gaja ( Lousã); Traseiros ( Oliveira de Azeméis); Vacalouras (Castanheira de Pêra); Vaginha(Vagos); Vale da Rata (Almodôvar); Vale de Mortos (Beja) Venda da Porca(Estremoz); Venda das Pulgas (Mafra); Venda das Raparigas (Alcobaça); Venda dos Pretos (Leiria); Vergas(Vagos); Vila Nova do Coito (Santarém); Vinha da Desgraça (Coruche); Violência (Paredes de Coura)!

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #4 em: 22 de Abril de 2010, 21:45 pm »
Massama e etc.
Conheço,magoito tambem etc.
Tá um bom texto sim senhora mas eu sendo a minha localidade pertencendo vá á parte de massama,brandoa,casal da mira etc continua sem vergonha alguma e com orgulho que moro em Belas e que Pero-Pinheiro é a minha terra.

Eia.... pero pinheiro é a tua terra?
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #5 em: 22 de Abril de 2010, 22:57 pm »
sim pode-se dizer que sim.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #6 em: 22 de Abril de 2010, 23:18 pm »
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline men_on_fire

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #7 em: 04 de Maio de 2010, 10:56 am »
AH AH AH AH AH.....Brutal...boa ideia...

Da minha parte....Reboleira...quer dizer...

Txxxe, so da Rebolera

PS: perto de segura [idanha a nova, castelo branco] á uma territa que se chama p*** do vinho...tirei uma foto com o placar...a ver se a acho para postar.

Cumprimentos
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #8 em: 04 de Maio de 2010, 11:36 am »
My place - Lisboa - Ameixoeira  :angel:

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #9 em: 04 de Maio de 2010, 13:09 pm »
Eu sou de Sacavém "City", conhecida não só pela loiça, mas também pelo seu Wisky...... ah pois é....
Infelizmente a policia decidiu acabar com a produção desse tão apreciado nectar.

Abraço!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #10 em: 04 de Maio de 2010, 13:33 pm »
Só uma pequena correcção, Xmarine - o que há  próximo de Coimbra é Covões, e alguém se divertiu a editar a imagem emudar o v por um lh...

Mas era bem pensado uma terra de nome Colhões... Os habitantes chamar-se-iam chatos!!!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Xmarine

• Visitante
« Responder #11 em: 04 de Maio de 2010, 13:45 pm »
Só uma pequena correcção, Xmarine - o que há  próximo de Coimbra é Covões, e alguém se divertiu a editar a imagem emudar o v por um lh...

Mas era bem pensado uma terra de nome Colhões... Os habitantes chamar-se-iam chatos!!!

LOOOOL. Como não conheço a zona, a imagem parceu verdade eheheh.

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #12 em: 04 de Maio de 2010, 14:25 pm »
Eu sou de Sacavém "City", conhecida não só pela loiça, mas também pelo seu Wisky...... ah pois é....
Infelizmente a policia decidiu acabar com a produção desse tão apreciado nectar.

Abraço!

LOL es de Sacavide, Moscavém

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #13 em: 04 de Maio de 2010, 14:31 pm »
Cabrão (Ponte de Lima)

Não sei se tem algo a ver com esta, mas em Outubro passado num passeio á zona do Gerês, fui visitar uns amigos a Arcos de Valdevez e quando circulava na zona chego a um cruzamento onde existia uma placa com a indicação "Rio Cabrão". :grin:
Parei o carro e tirei uma foto. Tenho que a encontrar para postar aqui.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline DanielNogueira78

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
« Responder #14 em: 04 de Maio de 2010, 15:53 pm »
Onde saiu este texto? O MEC é fenomenal.. Eu acho que gostava de poder dizer:
"Eu de onde sou? Sou da Aldeia do Futuro! (Grândola)"

A lista está boa, tanto a do MEC como a outra a seguir. Eu deixo apenas um contributo. Sem montagens.

http://minhoto.fotopic.net/p7071655.html

Vimos esta placa eu e mais um tipo, (um antigo amigo..) numa road-trip, algures perdidos na Beira-Alta. Ficou para a estória, e deu o mote para todo o tipo de nomes de indule "cuningulesca", chegamos até a manter uma lista que chegou a ser actualizada diariamente...

Badala-mos!

DN
(Mental Note 2Myself: tenho de me lembrar de limpar esta e outras galerias, tá tudo cheio de fotos que "já num interessam a ninguém.." )
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a