Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 864192 vezes)

Xmarine

• Visitante
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #840 em: 10 de Agosto de 2015, 19:30 pm »
É uma escola, basicamente. Onde se aprende aquilo que não vem nos livros e a apertar parafusos. É onde se iniciam os futuros profissionais. E se não fossem essas oficinas a dar oportunidade a quem não sabe mas quer aprender, qualquer um acabaria como engenheiro de esquentadores que não sabe apertar um parafuso.
Há sempre a questão dos "professores". Neste caso, os chefes. Posso dizer que tive a sorte de ter um que só não ensinava o que não sabia.... mas havia outros que só sabiam olhar para tabelas e números e f****r a cabeça aos subordinados....

Quanto aos materiais... As vezes é preciso perceber um pouco de carros e menos de desenhos de esquentadores para saber que todos os produtos desde os óleos, aos pneus e às pastilhas de travão são fabricados por fabricantes de renome. Depois levam o carimbo e a caixa da Norauto, da Feu-Vert, da Midas da Renault, da Toyota etc etc conforme o lote que lá calhar na máquina :D

E depois comprar o material e levar a alguém que faça... já agora é melhor levar também a ferramenta e o puto para lavar as peças. É nas oficinas e nos restaurantes. Ainda ontem levei o bife e as batatas a um restaurante e pedi para eles fazerem o bitoque. Espectacular :) :)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 19:41 pm por Pisse ( para os amigos , ou amigas ) »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #841 em: 10 de Agosto de 2015, 22:03 pm »
lol tens que me dizer onde é esse restaurante, para eu levar o bacalhau e o grão  :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #842 em: 10 de Agosto de 2015, 22:18 pm »
Leva só o bacalhau e os grelos. Para eles fazerem as punhetas de bacalhau com grelo à vista

Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #843 em: 10 de Agosto de 2015, 23:26 pm »
Eu não teria dito/escrito melhor...  :wink:

@Tony do atrelado: quando me referi a essas oficinas, e como em tudo na vida, há bons e maus profissionais em qualquer lado, e para isso devemos sempre recorrer às pessoas de confiança para que tratem do nossos carros, ou então, como muitos de vós fazem, compram o material e fazem vocês mesmos... Agora, sabendo-se que nem todo o material tem a mesma qualidade (eu não me acredito nisso das etiquetas diferentes mas a qualidade é a mesma, porque senão custava tudo o mesmo, ou praticamente o mesmo) quando me refiro a essas oficinas falo sim do material, não acho que tenha a qualidade que os nossos carros precisam...

Eu vi bem o estado em que o filtro do ar saiu do meu C2 ao fim de 15000kms... Conclusão: na revisão seguinte, levei o carro a uma oficina de confiança, escolhi o material que queria e acabei por pagar pouco mais (a diferença não chegou a 25€)

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
« Responder #844 em: 11 de Agosto de 2015, 09:23 am »
Pessoal, sobre o material que é fabricado e a sua qualidade, deixo-vos aqui uma noção do que se passa em algumas fábricas de componentes electrónicos. O exemplo que vos deixo é real e refere-se a uma marca de discos rígidos, cujo nome não posso referenciar, mas passa-se também com outros componentes.

Esta marca fabrica todos os discos, de 1TB por exemplo, da mesma forma e na mesma linha de produção, apesar de vender discos com diferentes "níveis de qualidade". Como fazem?

Todos os discos/lotes de discos produzidos são sujeitos a um conjunto de testes, sucessivos em que o nível de exigência vai aumentando:

1º Teste-o produto tem de funcionar e obedecer a padrões mínimos de fiabilidade/velocidade
Não passou -> é deitado fora
Passou -> passa ao teste seguinte

2º Teste-o produto tem de aceitar uma utilização regular, diária.
Não passou -> É vendido sem marca com a indicação de produto de baixo custo
Passou -> teste seguinte

3º Teste-o produto tem de suportar uma utilização normal diária.
Não passou -> É vendido como disco de linha branca com garantia de fiabilidade
Passou -> teste seguinte

4º Teste-o produto tem de suportar utilizações intensivas e prolongadas
Não passou -> É vendido com a própria marca e outras como disco de desktop doméstico;
Passou -> Teste seguinte

5º Teste-...
Não passou -> É vendido com a própria marca e outras de renome como disco de desktop empresarial;
Passou -> Teste seguinte

6º Teste-...
Não passou -> É vendido como disco para servidores de utilização média;
Passou -> É vendido como disco para servidores de utilização intensiva, 24 horas por dia, 365 dias por ano;

Do 1º teste até ao 6º vão subindo as temperaturas, a quantidade de dados lidos/escritos, as vibrações aplicadas ao disco, em resumo, vão subindo as exigências de utilização e vão piorando as condições...
E por cada teste são analisados os tempos de leitura e escrita, o número de falhas ocorridas, quantas vezes o disco conseguiu recuperar dessas falhas e diversos outros pontos.
Em alguns casos os primeiros testes são feitos por amostra - x número de discos por lote - e os últimos já são testes individuais, disco a disco.

Resumindo, assumem que a linha de produção tem de ser preparada para fornecer o produto com a melhor qualidade possível - é aí que conseguem obter maiores margens de lucro e manter a boa imagem da marca.

Mas também assumem que não há linhas de produção perfeitas, que o próprio desenho do produto pode não ser o ideal e pode ser melhorado ao longo do tempo e que os materiais utilizados também podem nem sempre obedecer a todas as exigências o que é algo a melhorar ao longo do tempo.

A linha de produção, o desenho e os materiais vão sendo melhorados e a qualidade média do produto final também.
Este processo tem um revés cada vez que se muda o tipo/tamanho do disco produzido na referida linha.

Isto é um caso real e que explica como a mesma fábrica pode produzir produtos similares mas com diferentes níveis de qualidade não querendo dizer que todas aplicam a mesma metodologia.

Offline xptoh

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio
« Responder #845 em: 19 de Agosto de 2015, 19:41 pm »
Boas,

Adquiri 5 litros de Castrol Edge Titanium 5W-40, mas pus-me a pensar (e a ler por ai na net) e agora estou com receio em trocar o óleo por este..

O carro é um Clio de 2000, 1.2, 8v, tem quase 120mil Km, e que eu saiba sempre levou óleos semi-sintéticos, será que se lá meter um sintético 5W-40 vou ficar com fugas de óleo no motor ou outros problemas??

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Holzkirchen
« Responder #846 em: 19 de Agosto de 2015, 20:10 pm »
O Castrol Edge Titanium Fast tem a norma RN0700, segundo sei a que o teu carro precisa (isto cruzando os dados deste óleo com os da shell para esse modelo)
"09 Megane III 1.6 16v 110 Dynamique (D)+ "99 Micra K11 1.0 16v 54cv Salsa (D)
Holzkirhen - Germany

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #847 em: 19 de Agosto de 2015, 20:10 pm »
FST aliás
Holzkirhen - Germany

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #848 em: 19 de Agosto de 2015, 20:17 pm »
Pode fazer mal á carteira

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #849 em: 19 de Agosto de 2015, 20:20 pm »
Sem duvida que não é das opções mais em conta, mas cuidar do motor não faz mal a ninguem.

Neste momento para o Micra escolhi Mannoil que estou muito satisfeito com ele e a pensar se colocarei ou não no megane na próxima muda porque o preço é excelente (16€ já com portes para 5L) e preenche todos os requisitos do megane,  para o Micra esta muito acima do que ele precisa
Holzkirhen - Germany

Offline xptoh

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio
« Responder #850 em: 19 de Agosto de 2015, 20:28 pm »
Agradeço as vossas respostas  :grin:  mas a minha dúvida esta na viscosidade e o tipo de óleo..

Posso substituir o óleo semi-sintético que esta no motor por um sintético sem problema?

A viscosidade do óleo que se encontra no motor é 10w40 ou 15w40 agora não me recordo bem, mas se trocar por um 5w40 não vai achar fugas por ser um óleo mais fino??

Estas são as minha preocupações...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #851 em: 19 de Agosto de 2015, 20:35 pm »
O 10w ou 5 w refere-se À viscosidade a frio, ou seja quando o motor está frio, o 5w flui mais facilmente que o 10w.
Não faz mal colocares esse óleo, pois como já disseram é melhor do que aquele que usas. Eu também estou a usar o 5w40 e antes usava um 10w40, e não notei consumos de oleo depois da mudança, e o meu já vai com 320 mil km.
Na primeira utilização, é provável que notes um ligeiro aumento do consumo de óleo, mas se notares um consumo exagerado nas próximas utilizações, volta para o 10w40

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #852 em: 19 de Agosto de 2015, 20:51 pm »
Para Portugal um 10w neste tipo de motores chega perfeitamente,  no entanto já o tendo, ou mesmo antes de comprar eu optaria pelo 5w exactamente pelo que o Tony explicou.

Por vezes a diferença entre 5w e 10w são tão pequenas (menos de 10€) que não pensaria duas vezes.

O meu Micra 1.0 de 99 e o Megane 1.6 de 2009 andam ambos com 5w40, sendo que pondero passar a 0w40 no Megane devido ao frio que aqui passam.
Holzkirhen - Germany

Offline profiesta

• João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Low profile
« Responder #853 em: 19 de Agosto de 2015, 23:27 pm »
Ando com Mobil 1 0w40 no Corsa e 5w30 no Hyundai devido ao inverno alemão.
Não concordo quando se diz que para Portugal basta o 10w40. Tem que se ver sempre o que recomenda marca para aquele carro e o tipo de uso que se dá.

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #854 em: 20 de Agosto de 2015, 00:47 am »
Profiesta , repara que disse "um 10w neste tipo de motores chega perfeitamente ", não disse que era para todos os carros da gama, para toda e qualquer idade etc.

Se fores a ver no livro de bordo tens quase sempre uma norma a respeitar e depois a viscosidade a escolher dependendo da utilização e ou temperaturas.

No geral em Portugal os óleos mais usados vão de 5w30 a 15w40 enquanto na Alemanha vão de 0w30 a 10w40.

Na tua zona é para o carro em questao (corsa) um óleo Dexos 2 5w30 é o aconselhável, se fores para uma zona mais fria como a que eu estou aí sim se costumam usar óleos na ordem do 0-5w.

O Hyundai penso mesmo que 5w30 é o óleo correcto.

Voltando ao corsa, dou o exemplo do meu megane, até -25 graus devo usar o 5w40, abaixo dessa temperatura devo usar o 0w40. Sendo que -20 são uma presença certa a cada inverno, os -25 raros mas podem acontecer,  já ponderei baixar para 0w40 ou mesmo 0w30 (outra possibilidade)  mas esta faria mais sentido caso não fizesse a viagem a Portugal no verão, como tal 5w40 ou 0w40
Holzkirhen - Germany