Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 863651 vezes)

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #705 em: 22 de Setembro de 2014, 16:24 pm »
Olá a todos!

Gostava de vos perguntar, que oleo vocês recomendam para um clio II fase I motor 1,2i de 1998 de 60Cv (não dá para perceber na tabela inicial)? Queria colocar óleo 100% sintético (é o carro da minha mulher, já tem 158000 mas não vai ser agora que vamos descuidar a manutenção, visto que queremos que o carro dure). 

Obrigado desde já pela ajuda e por este tópico.

Abraços!

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #706 em: 22 de Setembro de 2014, 21:45 pm »
O recomendado é 10w40 mas podes sempre experimentar 5w30 100% sintético.

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #707 em: 23 de Setembro de 2014, 10:16 am »
Obrigado companheiro pela resposta. E se for 5w40 100% sintético? Qual a norma que o oleo tem que respeitar para este motor?

Abraços e obrigado.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 16:53 pm por rodinhas »

Offline expartano

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Garagem : clio 1.5dci
« Responder #708 em: 24 de Setembro de 2014, 13:48 pm »
Se cumprir a norma RN 710 É bom, seja ele qual for. A elf é a marca recomendada pela renault, no entanto também há outras marcas de renome com boa qualidade, se for por uma questão de € escolhe um que cumpra a norma RN.
Obrigado pela resposta. Provavelmente irei para o Elf, no entanto tenho ouvido maravilhas da Liqui Moly e sendo uma marca alemã e líder de vendas na Alemanha isso inclina-me para experimentá-lo. Cumpre com a norma RN 710 mas nas descrição do óleo refere entre outras coisas que é especialmente indicado para veículos com filtro de partículas. Não tendo o meu carro esse filtro, existe algum problema em utilizá-lo? E independentemente da marca que optar, e não querendo eu um 10w40, será sempre mais indicado um 5w40, certo? Obrigado uma vez mais pela ajuda. Já passei umas boas horas a explorar este forum/tópico mas estas coisas não são fáceis para um leigo...obrigado.
"Nascemos nus, vestimo-nos mais tarde..."

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #709 em: 24 de Setembro de 2014, 14:12 pm »
Olá companheiro, se o carro fosse meu eu ia para um óleo 100% sintético (mais aditivos e poder detergente)

Dito isto, na tabela inicial do tópico quais são os óleos que são recomendados para o teu motor? Eu ia pelo mais fino com ele a frio (por ex. 5Wxx em vez de 10Wxx) por causa do turbo e dos consumos.

Como tu não queres ELF coloca da Liqui Moly com a mesma viscosidade do óleo recomendado para o teu motor (ex. 5Wxx) e a cumprir a norma RN correspondente. Com a viscosidade recomendada para o teu bólide e a cumprir a norma RN para o teu pópó, não tens nada com que te preocupar.

Quando fizeres a troca vem cá relatar se o motor ficou com um cantar diferente a frio, se os consumos estão iguais ou não, se notas diferença no comportamento... Ok?

Abraços!
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 16:54 pm por rodinhas »

Offline expartano

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Garagem : clio 1.5dci
« Responder #710 em: 25 de Setembro de 2014, 14:51 pm »
Obrigado caro amigo pela ajuda. A tabela está um bocado desfocada, mas para além do 10w40 parece-me recomendar o elf evolution sxr 5w40. Vou acabar por comprar mas é o Elf Evolution 900 SXR 5W40 e não me chateio mais.
Estive a utilizar os guias de lubrificantes online de várias marcas e obtive as seguintes recomendações: MOTUL: Recomendado: Motul 8100 X-CESS 5W-40; MOBIL: Recomendado: Mobil 1 New Life 0W-40 (aqui já sugere um 0w40); CASTROL: Recomendado: Castrol EDGE 0W-40 A3/B4 (aqui também recomenda um 0w40); BP: Recomendado: BP Visco 7000 C 5W-40; Liqui Moly: Top Tec 4100 5W-40 (este acabou por ser uma desilusão pois não é 100% sintético, será tipo um "semi", chamam-lhe "tecnologia de sintese".). Há óleos para todos os gostos. Sendo todos eles óleos de qualidade e cumprindo eles as normas preconizadas pela Renault, já percebi que qualquer um deles será uma escolha válida. Mas gosto sempre de partilhar as minhas dúvidas com os craques que por aqui andam e ouvir sugestões fundamentadas a usar nas minhas escolhas a técnica do um do um-dó-li-tá. Obrigado.
"Nascemos nus, vestimo-nos mais tarde..."

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #711 em: 25 de Setembro de 2014, 15:08 pm »
Companheiro expartano se usares o ELF da tabela de certeza que ficas bem servido.

Olha aqui esse oleo:

Ler regras do fórum, sff.

Assim ficas com uma ideia de preços. Vê tambem a opinião/avaliação das pessoas no site.

Abraços!

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #712 em: 25 de Setembro de 2014, 15:17 pm »
Foi sem querer. Desculpem.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, 20:31 pm por rodinhas »

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #713 em: 15 de Outubro de 2014, 22:10 pm »
Atenção aos rótulos de alguns óleos que aparecem no mercado.
Vi isto hoje num hipermercado:

Um óleo 5W30, com indicação para dCi com FAP.
Mais abaixo aparece a norma Renault RN 0700.
Curioso que esta é a norma indicada para motores a gasolina.
A norma para diesel com FAP é a RN 0720.

Espectacular...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #714 em: 15 de Outubro de 2014, 23:31 pm »
A mim pouca diferença faz, óleos de hipermercados não entram nos motores dos meus carros.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #715 em: 16 de Outubro de 2014, 09:56 am »
Atenção aos rótulos de alguns óleos que aparecem no mercado.
Vi isto hoje num hipermercado:

Um óleo 5W30, com indicação para dCi com FAP.
Mais abaixo aparece a norma Renault RN 0700.
Curioso que esta é a norma indicada para motores a gasolina.
A norma para diesel com FAP é a RN 0720.

Espectacular...

Obrigado pelo aviso companheiro. Isso é óleo Auchan G9 5w30? Se sim, o pessoal Auchan deveria ter um pouco mais de conhecimentos e não deixar vir dessas coisas sob a marca deles.

Se alguem mandar um mail para a Auchan com esta info, cheira-me que isso fica resolvido em pouco tempo.

Abraços e obrigado mais uma vez pela info companheiro Rui.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #716 em: 20 de Outubro de 2014, 17:52 pm »
Ao colega acima mencionou que tinha um 1.2 e que queria um sintetico. O 5w30 não vale a pena é caro e não tens beneficios. Usa um 5w40 que é o melhor para esses motores. O meu com 208.000 nem consome óleo...

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #717 em: 20 de Outubro de 2014, 17:55 pm »
O meu Clio III 1.2 por acaso sempre bebeu o 5W30, também já me disseram que não vale a pena e que o 5W40 é bom, mas como sempre meteram o 5W30 e não em sai muito caro na loja onde compro.. vou pondo.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #718 em: 20 de Outubro de 2014, 17:57 pm »
Se não sai caro continua. Aliás uma coisa que sempre me disseram se o oleo é bom e o carro está habituado a ele, não mudes..

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #719 em: 20 de Outubro de 2014, 18:38 pm »
Ao colega acima mencionou que tinha um 1.2 e que queria um sintetico. O 5w30 não vale a pena é caro e não tens beneficios. Usa um 5w40 que é o melhor para esses motores. O meu com 208.000 nem consome óleo...
Obrigado companheiro pela dica. Já agora qual é o oleo que usa? Que médias faz nele (+/-)? Estive a estudar mais um pouco acerca de oleos e para eles serem "fuel economy" têm que respeitar a norma ACEA C2 ou C1 (para gasoleo) e as normas A1 ou A5/B5 (para gasolina).

Um oleo que respeita a norma ACEA C2 para gasóleo é o Mobil 1 ESP Formula 5W-30, mas não cumpre a norma RN.

Um oleo que respeita a norma ACEA A1 ou A5/B5 é o CASTROL MAGNATEC 5W-30 A1, mas tambem não cumpre a norma RN.

O Elf Evolution SXR 5W30 já respeita a norma ACEA A5/B5 e cumpre a norma RN700.

Quem descobrir um oleo que cumpra a norma ACEA C2 ou C1, que poste aqui. ok?

Se o oleo que vocês compram em 5W30 cumprir alguma das normas fuel economy que eu mencionei em cima ele paga-se com o tempo e ainda têm lucro em relação a um oleo "normal".

Abraços!