Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 863483 vezes)

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #765 em: 01 de Março de 2015, 22:02 pm »
Boas.

Os 4 citados cumprem as normas RN0700 e RN0710.

Obrigado.
« Última modificação: 02 de Março de 2015, 08:55 am por rodinhas »
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline ELCUPRA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: portugal
« Responder #766 em: 01 de Março de 2015, 22:59 pm »
Boas comprei um megane 1.9 dci cabriolet 150cv 2005
Sabem disser.me que tipo de oleo leva?
Obrigado

Xmarine

• Visitante
« Responder #767 em: 06 de Março de 2015, 07:55 am »
Um megane com um PD 150 la   metido??

Opaa... mete do Galo virgem extra ;)

Sent from my german car with flying parts!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #768 em: 06 de Março de 2015, 12:31 pm »
Pessoalmente, eu na minha Laguna 2 usava, desde o turbo partido, o Shell Helix Ultra 5w40 (nenhum dos que tu indicaste, eu sei...), que cumpre as especificações RN0710, para veículos diesel sem filtros de partículas. Li muito bem sobre ele na net, e 0 problemas de motor e turbo - na última revisão antes de a vender, pedi para verem a saúde do turbo e o mecânico disse que o turbo estava em excelente estado, sem nenhuma passagem, 120.000 km depois do novo turbo - e a qualidade do óleo é fundamental para a saúde do turbo.

Agora, cumprindo os óleos as especificações relativas à Renault (em particular, para esse motor, a RN0710 - pelo menos o 3º dessa lista não cumpre a referida especificação), em princípio qualquer um será bom, passando mais por gostos pessoais (e subjetivos) do que por dados concretos - acho que ninguém que por aqui ande seja "engenheiro de óleos" para te poder dizer "A é melhor que B porque ...".

Sendo eu, da referida lista, iria para o Elf ou o Castrol... Agora se são melhores que os outros? Não sei, e duvido que alguém tenha conhecimentos para poder dar uma opinião fundamentada...

Abraço
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #769 em: 06 de Março de 2015, 12:51 pm »
Obrigado nelsonjrgomes.

Pode haver quem tenha conhecimentos técnicos e pode também haver quem possa falar da experiência pessoal.

Tenho usado o Castrol, mas as análises ao óleo tem dado valores acima do recomendados no silicone, desta vez estou tentado a mudar, tenho na ideia o usado e recomendado pela Renault, o Elf Evolution 900 SXR 5W-40, por outro lado tenho ouvido falar muito bem do Fuchs GT1 Titan 5W-40, mas vale o que vale.

Obrigado mais uma vez.
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #770 em: 06 de Março de 2015, 14:48 pm »
Força no Elf SXR.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #771 em: 06 de Março de 2015, 14:58 pm »
Obrigado nelsonjrgomes.

Pode haver quem tenha conhecimentos técnicos e pode também haver quem possa falar da experiência pessoal.

Tenho usado o Castrol, mas as análises ao óleo tem dado valores acima do recomendados no silicone, desta vez estou tentado a mudar, tenho na ideia o usado e recomendado pela Renault, o Elf Evolution 900 SXR 5W-40, por outro lado tenho ouvido falar muito bem do Fuchs GT1 Titan 5W-40, mas vale o que vale.

Obrigado mais uma vez.
Esse fuchs é capaz de ser melhor a frio, por causa do menor valor de viscosidade a 40ºC, por isso a frio ele vai fluir melhor e mais rapidamente.

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #772 em: 06 de Março de 2015, 15:02 pm »
Boas comprei um megane 1.9 dci cabriolet 150cv 2005
Sabem disser.me que tipo de oleo leva?
Obrigado
Se tiver que cumprir a RN710 ouve as indicações dadas para o Gerimbeta, se tiver que cumprir a RN720 (carros com filtro de particulas) coloca o ELF Evolution Full Tech FE 5W-30.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #773 em: 06 de Março de 2015, 18:27 pm »
Obrigado nelsonjrgomes.

Obrigado mais uma vez.

Não percebendo eu grande coisa do assunto, mas tendo lido em tempos uma discussão sobre o tema, não será o "silicone" a mais (acho que não é silicone que queres dizer, mas silício, mas corrijam-me se estiver enganado sff) resultado do filtro de ar sujo ou má vedação da caixa de ar, e ao deixar entrar poeiras (areias quase microscópicas), que um dos componentes é o referido silício, resulte na existência de quantidades superiores aos normais de silício que se vão acumulando no óleo?

(Desculpem o off-topic...)
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #774 em: 06 de Março de 2015, 18:32 pm »
Tens razão em toda descrição, excepto no composto, é mesmo o silicone. Também não sendo um expert já tenho ouvido opiniões além dessa que passa por haver óleos que têm mais silicone, daí querer meter outra marca. Além disso o sistema de entrada e filtro de ar está tudo ok.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #775 em: 07 de Março de 2015, 11:40 am »
Nos sites das marcas de óleo, costuma haver umas fichas técnicas do óleo, onde descreve os constituintes e propriedades dos óleos.
É um bom ponto de partida para analisarem as diferenças entre marcas, para ajudar na escolha ;)

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #776 em: 07 de Março de 2015, 15:38 pm »
É uma ideia corninho.

Mas para quem percebe pouco da poda torna-se mais complicado.

Offline Fenix_Down

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Elvas
  • Garagem : Renault Clio 1.2 16v 75cv Dymamic s 2010
« Responder #777 em: 12 de Março de 2015, 18:01 pm »
Boa tarde a todos eu tenho um Clio 1.2 16 v 75cv de 2010 e gostava de saber qual o oleo recomendado para este motor.

Aguardo resposta.

Continuação de bom trabalho.

Offline RAMMSTEINER

• 1.0 SCe
  • *
  • Clio III 1.2 TCE Dynamic S 2007
« Responder #778 em: 13 de Março de 2015, 17:28 pm »
Das 51 paginas anteriores não descobriste ninguém com um carro igual ao teu e uma pergunta identica?
Elf Evolution 900 SXR 5W40
« Última modificação: 13 de Março de 2015, 17:42 pm por rodinhas »
Hope For The Best Get Ready For The Worst

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #779 em: 13 de Março de 2015, 21:16 pm »
Errado.... o 10w40 ou o 5W30
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe