Autor Tópico: [DIY] - Pintar Jantes  (Lida 8423 vezes)

Offline HTeixeira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: castelo Branco
  • Garagem : Renault Clio II mk2 DCI 65cv
[DIY] - Pintar Jantes
« em: 30 de Outubro de 2013, 23:03 pm »
Boas.

Mais um DIY :evil:

Desta vez, são uma jantes 15 para o meu clio.

Tenho visto recentemente em carros novos o contraste entre carros branco com jantes pretas metalizadas e gostei. Principalmente um corsa aqui na minha rua, totalmente branco e com jantes pretas reluzentes.

Adquiri umas jantes no OLX. Já eram pretas, mas pintadas a spray pelo antigo dono, um preto basso. Nem estava muito mal, mas acho uma certa piada às pinturas.. lol

Em primeiro lugar, o material. Arranjei um preto metalizado. Muito importante. A mascara! Este spray metalizado tem dois contras. Um é que se gasta demasiado depressa, outra é que sendo metalizado faz muito mal aos pulmões. As particulas metalicas voam por todo o lado sem dar-mos conta.

Comprei também betume para as mossas mais fundas, mas acabei por utilizar betume em spray como DIY dos frizos pois com bastante lixa e um pouco de betume em spray, a coisa remedeia.

Nas fichas técnicas do spray metalizado, recomendam utilizar como base tinta cinzenta para aumentar o efeito do metalizado.

Não uzei primario uma vez que as jantes já vinham pintadas. Foi só lixar. É claro que primeiro tirei os pesos, os centros e as válvulas.

Depois de betumada e com uma camada de spray cinzento metalizado do meu anterior clio, passei ao preto.

Sempre com o termoventilador a acelarar as coisas.

Ou seja, lixa-se os defeitos com lixa 400. Depois toda a jante com 600 e por fim 1000. O spray metalizado cobre bem, não necessita lixar com lixas mais finas tal é a camada que ele deixa.

Entre demãos esperei 1 hora sempre com o termoventilador apontado à jante.

Como são 4 e tive perguiça de fazer uma bancada onde pudesse trabalhar as 4 ao mesmo tempo, tornou-se um processo moroso fazer uma a uma. Por vezes pus o preciosismo de lado já por falta de paciencia.

Continuando. Dei uma demão de preto e deixei para o dia seguinte. Depois levou segunda demão e ainda terceira. Já não me sobrou spray para os interiores, mas como são pretos e não são totalmente visiveis deixei ficar como estava. (Gastei duas latas de spray metalizado e devo ainda percisar de outra para os centros).

Depois de secas, foi a vez do verniz. Dei uma boa demão, deixei passar 1 hora e dei segunda demão.

Neste momento estão assim:

Agora ficam 24 horas a secar. Depois vejo se lhe dou outra demão ou não. Como as jantes sofrem muito, uma boa camada de verniz é sempre bom. No fim disto é a vez de polir.

Os centros infelizmente, eram 3 originais e um adaptado. Ando á procura de 4 lisos universais para colocar mas só encontro para por o simbolo. Alguem sabe de onde se possa vender isso? No ebay já encontrei mas é caro.

Encomendei ainda 4 válvulas de scooter que são mais pequenas, assim que chegarem depois meto mais fotos. Estas jantes traziam, não as 4, válvulas ocultas, mas acho-as perigosas. Se perder-mos a chave ou empenar naquele sitio ficamos apeados.

Aguardem novas fotos  :wink:

Cumps

Offline HTeixeira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: castelo Branco
  • Garagem : Renault Clio II mk2 DCI 65cv
Re: [DIY] - Pintar Jantes
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2013, 23:09 pm »
Só agora reparei, não dá para editar tópicos?? Queria editar e corrigir alguns pontos no post...

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2013, 10:44 am »
Fala com alguém da administração que eles podem ajudar-te nisso.

E claro obrigado pela partilha, é sempre util
« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 10:57 am por mascondez »

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2013, 10:46 am »
Obrigado pela partilha, bom DIY

Nota: para editares tens de ser user privilege, vê este tópico http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1567.0

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2013, 19:55 pm »
Bom DIY! :) Pena que as acabam por ser um pouco injustas nos resultados, pois o antes e o depois parecem quase iguais.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline antonioalbertoonline

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Peso da Régua
  • Garagem : Renault Kangoo
« Responder #5 em: 05 de Abril de 2015, 04:12 am »
Antes demais parabéns ficaram altamente.

Quanto aos centros das jantes tenta procurar numa loja L'auto do E'leclerc pelo menos aqui há dessas tampas universais para jantes e ronda entre os 3 a 5€ cada uma.

Offline clio2000

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #6 em: 27 de Julho de 2015, 20:39 pm »
muito bom post DIY... gostei do resultado final... e a carteira agradece!