Autor Tópico: Duvida em fazer participaçao o seguro  (Lida 3298 vezes)

Offline rui20andre

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
Duvida em fazer participaçao o seguro
« em: 14 de Novembro de 2013, 11:57 am »
Boa tarde, ontem bateram me no carro e feito burro fui na cantiga de todos serem sérios e não fiz participaçao. Fui perguntar orçamentos e agora quem me bateu diz que é muito caro e que nem quer fazer participação.
O que devo fazer? Só tenho o contacto e a matrícula do carro.
Como devo fazer a participação?

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Duvida em fazer participaçao o seguro
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2013, 12:48 pm »
se tiveres mediador vai lá e fazes a participação pela tua parte.
se ele dentro de 30 dias não responder a seguradora dele assume tudo automaticamente, se ele responder tens que esperar que as seguradoras se entendam...

penso que seja assim

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2013, 13:56 pm »
já não vai ser assim tão simples como parece.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2013, 13:57 pm »
Sim, será mais ou menos isso. Já me aconteceu, não exactamente da mesma forma, mas num acidente com fuga do outro interveniente e foi assim que ficou resolvido.
Conselho para quem passar por uma situação dessas, se a outra pessoa quiser assumir a reparação sem meter ao seguro, preencham sempre a participação amigável, para terem alguma coisa caso depois se esquive a essa solução.

Offline haloweenj

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Megane R.S. 225
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2013, 23:20 pm »
Pelo que sei, o processo é o seguinte:

Vais a http://www.isp.pt/NR/exeres/09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098.htm e introduzes a matrícula do outro malandro para saberes a seguradora dele. Depois telefonas para a seguradora dele e dizes o que aconteceu e que, portanto, queres fazer uma reclamação. No meu caso a seguradora era a Allianz e tive de preencher uma declaração amigável assinada apenas por mim e enviei para o email que me indicaram. Depois é como já disseram: enviam uma carta ao malandro, que tem 30 dias para responder. Se não responder, a seguradora tem de decidir assumir a reparação ou levar o caso a outras instâncias. De qualquer forma, não convém reparares o carro antes de te contactarem para fazer a peritagem. Se o fizeres tira muitas fotos a todos os danos antes.

No meu caso estão agora a passar os 30 dias e ainda só me contactaram para fazer a peritagem. Já recebi uma carta a dizer que posso reparar o carro por minha conta enquanto eles tomam a sua posição, mas estou a deixar-me aguardar mais um pouco...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 15 de Novembro de 2013, 08:35 am »
E sempre que possivel, tirem umas fotos no local do acidente, de forma a conseguir-se identificar os veículos envolvidos, a rua onde ocorreu o acidente e a situação em que ocorreu o acidente.
É meio caminho andado para que as seguradoras se cheguem à frente, em situações em que os segurados, não apresentam a participação.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #6 em: 15 de Novembro de 2013, 08:55 am »
Não estou a ver como ele vai resolver o problema. Eles não cumpriram as normas fundamentais… 

Ex.:
Abandonar o local do acidente só apenas se houver feridos  (pouco tempo depois aparece-te um agente à perna).

Burocracia:
Declaração amigável devidamente preenchida e assinada pelos intervenientes (neste caso convém fazer o que o rodinhas disse).
Caso nenhum dos dois cheguem a uma conclusão ou entendimento, chamar as autoridades.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #7 em: 15 de Novembro de 2013, 09:59 am »
Caracol, o haloweenj ja explicou o processo. E funciona precisamente assim.