Autor Tópico: Clio II dCi tem ABS?  (Lida 11007 vezes)

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guarda
  • Garagem : Renault Clio II 1.5 dCi
Clio II dCi tem ABS?
« em: 26 de Dezembro de 2013, 19:08 pm »
Questão muito simples e directa, porque sinceramente não pesco muito do assunto, e porque o meu mecânico abriu o capô, olhou não sei bem para onde e disse que não tem ABS. No entanto, hoje ao efectuar uma travagem a fundo em piso molhado, senti o típico "prende-solta" do ABS durante a travagem.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Clio II dCi tem ABS?
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2013, 19:21 pm »
Clio II fase I ou Fase II acima?

(Sem certezas), mas o único 1.5 DCi que conheço sem ABS foi o fase 1. De resto já vinham em todos os que vi e andei (2001 e mais recentes).

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2013, 20:58 pm »
Os fase 1 ainda não vinham equipados com motor dCi, só apareceu nos fase 2. O meu é dos primeiros fase 2, Dezembro de 2001.

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2013, 21:07 pm »
Vinham sim, os últimos Clio II Ph1 já sairam com o 1.5 DCI (os tais que deram raia que se farta a nível de injecção)   :wink:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2013, 21:08 pm »
não, os 1ºs 1.5DCi's 65cv vieram nos Clios II fase 1 :)

Uma série problemática por sinal, devido a um problema nos injectores. Foi também em 2001, mesmo na ultima "fase" de venda dos fase 1

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 26 de Dezembro de 2013, 21:16 pm »
Hum, ok, sendo assim desculpem a minha ignorância.  :embarrassed:

Quer dizer então que o meu, um fase 2, já tem ABS. Foi só para confirmar, porque aquele comportamento na travagem não engana ninguém... O mecânico é que me enganou a mim, mas é por essa e por outras que acabou de perder um cliente. :assobio:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 26 de Dezembro de 2013, 21:55 pm »
lol em relação à pergunta que fizeste ninguém respondeu  :laugh:
É assim, para identificares se tens ABS ou não, assim tipo o teu mecânico que abriu o capot e espreitou lá para dentro, há duas coisas características do ABS, a bomba do ABS, que se encontra à parte de trás do motor ao pé da cava da roda do lado direito, e a bomba central de travão, aquela que tem o deposito para o fluido de travões, se tiver ABS em principio só tem 2 saídas, se não tiver ABS quase de certeza que tem 4 saídas.

Por exemplo nesta imagem só tens 2 saídas (com abs) se tiveres 4 tubos de aço a sair da bomba não tens abs.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #7 em: 26 de Dezembro de 2013, 23:28 pm »
pah, de certa forma tinha respondido rodinhas  :laugh: lololol

(Sem certezas), mas o único 1.5 DCi que conheço sem ABS foi o fase 1. De resto já vinham em todos os que vi e andei (2001 e mais recentes).

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 27 de Dezembro de 2013, 01:01 am »
Ya, mas ninguem explicou como é que o mecanico chegou a quela feliz conclusão  :laugh: e ele queria saber como  é que se via se tinha ou não abs. É que essa teoria dos modelos x ou y já tem abs cai por terra se for fora da europa ou um carro importado sabe-se lá da onde ;)

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 27 de Dezembro de 2013, 15:08 pm »
lol em relação à pergunta que fizeste ninguém respondeu  :laugh:
É assim, para identificares se tens ABS ou não, assim tipo o teu mecânico que abriu o capot e espreitou lá para dentro, há duas coisas características do ABS, a bomba do ABS, que se encontra à parte de trás do motor ao pé da cava da roda do lado direito, e a bomba central de travão, aquela que tem o deposito para o fluido de travões, se tiver ABS em principio só tem 2 saídas, se não tiver ABS quase de certeza que tem 4 saídas.

Por exemplo nesta imagem só tens 2 saídas (com abs) se tiveres 4 tubos de aço a sair da bomba não tens abs.

http://img607.imageshack.us/img607/8494/ptdc0041.jpg

Já estive a ver e o meu tem exactamente a mesma configuração que nessa foto, portanto depreendo que tenha mesmo ABS.

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #10 em: 27 de Dezembro de 2013, 17:51 pm »
Será assim tão difícil testar se tem ou não ABS? eu no teu lugar tinha feito um teste simples, num espaço amplo acelerava um pouco até atingir uma boa velocidade, travava a fundo e virava o máximo para um dos lados, se fores sempre em frente não tem ABS, se fizer mais ou menos a curva para aonde viras-te é porque as rodas não bloquearam (função do ABS.....)

Opá não percebo nada disto mas acho que este teste já tira algumas duvidas sem sequer abrir o capô do carro...

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 27 de Dezembro de 2013, 22:16 pm »
angelocampia, como eu já disse foi ao fazer uma travagem a fundo em piso molhado que senti o ABS a funcionar. Apenas coloquei aqui a questão para confirmar, pois fui a um mecânico (antes disso) para tratar de outro problema nos travões, e o indivíduo disse-me que não tinha. Fiquei na dúvida, pois senti o comportamento típico do ABS, mas poderia ter sido alguma irregularidade no piso, pois supostamente o mecânico perceberia alguma coisa do assunto... supostamente. :azn:

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #12 em: 27 de Dezembro de 2013, 23:06 pm »
E depois pummm
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #13 em: 28 de Dezembro de 2013, 02:06 am »
Eu disse e bem espaço amplo...
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 07:49 am por rodinhas »

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #14 em: 28 de Dezembro de 2013, 02:09 am »
Desculpa insistir mas existem fase 1 com ABS e se não acham verdade amanha mesmo peço ao meu colega e coloco umas fotos do carro de 2001 fase 1 com motor 1.5 dci...