Autor TĂłpico: Turbo - Pressao e Quebra Acentuada !!URGENTE!!  (Lida 4383 vezes)

Offline Drio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: quarteira
  • Garagem : Megane 2 1.9DCI
Turbo - Pressao e Quebra Acentuada !!URGENTE!!
« em: 30 de Dezembro de 2013, 20:31 pm »
Boas pessoal, ocorreu me um problema com o meu megane 1.9DCI e gostava de saber se alguem tem tido ou teve o mesmo problema!

O que se passa e' que o meu megane sempre andou sem qualquer problema e nunca me deu chatices com a reprogramacao que eu tinha, mas a cerca de uma semana (digo uma semana pq foi ao tempo que me apercebi) a pressao do turbo tem uma variacao muito grande, se acelero mais a fundo, o pico de pressao do turbo vai aos 1.7bar e dps tem uma quebra a 0.8 e volta a subir estabilizando a 1.1!

Ja tenho andado de roda de isto e nao conseguimos encontrar o problema!

Ja testamos:

-sensor MAP novo
-N75 nova
-retirar a egr e meter junta sega visto que anteriormente tinha os pratos soldados mas ela no sitio
-verificamos tubagem que nos foi possivel aceder sem desmontar muito o motor e a restante foi colocada sobre pressao e nao se encontrou qualquer fuga

-Proximo passo e' substituicao da valvula controladora de geometria, e se n ficar resolvido vamos desmontar tudo do sistema de tubagem e verificar fora do carro e intercooler, se alguem entretanto ja ter tido o mesmo problema e resolveu, uma dica ajudava muito.

Offline Drio

• 1.0 SCe
  • *
Re: Turbo - Pressao e Quebra Acentuada !!URGENTE!!
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro de 2014, 14:26 pm »
ola rapazes, problema resolvido...
pelos vistos o problema do carro vinha do mapa original da centralina, o mapa vem defenido de fabrica com determinados valores, que controlam a abertura da geometria, que estao defenidos para abrir demasiado tarde, o que provoca picos de pressao no turbo, por isso a phase 1, quebra muitos turbos.
a solucao foi colocar um mapa novo com a geometria corrigida, e a verdade, Ă© que com menos pressao que a original do carro, eu tenho desempenhos totalmente diferentes

Offline mebocaina_

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Válega-Ovar
« Responder #2 em: 03 de Fevereiro de 2014, 22:48 pm »
Boa noite, eu tambem estou com o mesmo problema no meu laguna, quando acelero pica muita pressao e depois quebra e recuprera e torna a subir e anda assim para tras e para a frente, mas também me acontece algo que gostava de saber se tambem te aconteceu, basicamente tenho pouco binario em baixas, eu encosto pedal as 1500rpm e o carro so anda das 2100 para cima e só quando o turbo atinge 1bar e daí para a frente é a mesma dança de picos e quebras!

Offline Drio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2014, 01:16 am »
Dependa da quebra, normalmente o que a pressao tem de fazer por exemplo e' o seguinte:

Quando aceleras o carro 'a medida que abre o turbo deve fazer um pico de 1.5 (exemplo n tem de ser obrigatorio esta pressao), ainda em aceleracao, a pressao deve quebrar por volta de 1.1 / 1.2 e depois voltar a subir e estabilizar supomos que a 1.4...

No meu caso o que acontecia era que o carro estava defenido a picos de 1.5 e ele fazia picos de 1.7, o problema era as quebras, porque mesmo que ele fize-se o pico a 1.7 mas dps nao baixace mais do que 1.3 nao havia problema, o problema era que depois do pico a 1.7 ele quebrava a 0.8 / 1.0, ou seja a quebra era demasiada, e quando voltava a subir para estabilizar, nao se notava o desenvolver que era para ser notado...

Se o problema que tens no teu e parecido ao meu, tens a solucao escrita no comentario anterior...
De qualquer forma se teres possibilidade mete o carro em quarta a cerca de 1200rpm e pisa a fundo e ve qual o pico maximo que faz e qual a quebra que apresenta logo de seguida ao pico, isto com o pedal sempre a fundo e posta dps aqui