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Partida do motor
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Autor
Tópico: Partida do motor (Lida 6703 vezes)
Unique01
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Mensagens: 6
Partida do motor
«
em:
18 de Janeiro de 2014, 15:38 pm »
Boas,
tenho um megane coupe 1.4 16v de 2000 que me está a dar conta do juÃzo. Embora a bateria esteja boa e já tenha sido testado com outra, o alternador também está bom... quando rodo a ignição, dá aquela falha como se a bateria estivesse fraca, o computador de bordo fica a 0's mas tudo o resto (radio, relogio etc..) permanece inalterado. Ultimamente faz isto a frio e a quando o motor está quente, se o parar por 5 minutos (meter gasolina por exemplo) quando vou liga-lo...parece que fiquei sem bateria. se o deixar esfriar um pouco...pega. Já estive a ler...uns falam no sensor tdc, outros no sensor de ar...
alguma ideia seria bem-vinda...
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k0mpaL
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Mensagens: 30
Garagem : Clio 1.5Dci 2004
Re: Partida do motor
«
Responder #1 em:
18 de Janeiro de 2014, 17:28 pm »
Boas!
Posso-te dizer que ja tive esse problema (Clio 2004) e resolveu mudando apenas o fusÃvel, estando ele bom!
Vi a bateria, alternador etc, estava tudo bom mas acusava falha de energia, as vezes o proprio radio voltava a pedir o código.
Cumprimentos
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HugoT
1.5 DCi
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Mensagens: 422
Megane 1.6 16V
Garagem : Sim
Re: Partida do motor
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Responder #2 em:
18 de Janeiro de 2014, 19:58 pm »
então e qual foi o fusÃvel que mudas-te?
Eu uma vez tive um problema no Hyundai que não pegava a quente (apenas a quente), e teve de se mudar o sensor de posicionamento da cambota.... o problema pareçe-me diferente, mas é mais uma hipótese a considerar!!!
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DB Megas 2 1.6L (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0
Unique01
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Mensagens: 6
Re: Partida do motor
«
Responder #3 em:
19 de Janeiro de 2014, 00:07 am »
Já troquei o sensor da cambota e o problema persiste... Já me falaram também no sensor da arvore de cames que costuma também dar o mesmo problema. Será? Não estou mesmo a ver...
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Sls a GPL
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Utilizador: sls
Mensagens: 14602
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Partida do motor
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Responder #4 em:
19 de Janeiro de 2014, 10:44 am »
E já fizeste um diagnóstico electrónico? E não aparecem erros?
Registado
Unique01
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Mensagens: 6
Re: Partida do motor
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Responder #5 em:
19 de Janeiro de 2014, 12:07 pm »
Ainda não fiz amigo, estava primeiro a sondar se alguém já teria sido contemplado com o mesmo, uma vez que infelizmente não há casos "únicos" nos nossos renaults.
Registado
Xmarine
Visitante
Re: Partida do motor
«
Responder #6 em:
19 de Janeiro de 2014, 23:12 pm »
Motor de arranque.
No 1.4 16v o motor de arranque fica logo abaixo do colector de escape. O aquecimento provoca a sua avaria.
Tenho exactamente os mesmos sintomas no meu R19, a quente simplesmente não pega. e já foi diagnosticado o motor de arranque.
HugoT, os sensores, podes trocar os que quiseres, nunca provocam quebra de corrente no sistema. O motor roda roda e não pega. Não é o caso do autor do tópico cujo motor não roda por uma aparente falta de corrente.
Obviamente um diagnóstico electrónico não serve de nada no caso de perdas de corrente no circuito de arranque. Só se vocês pensam que os vossos carros são como o mercedes classe E e S e o Audi A8 que têm centralina para o circuito de arranque e carga....
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Unique01
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Mensagens: 6
Re: Partida do motor
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Responder #7 em:
20 de Janeiro de 2014, 09:28 am »
Mas neste caso não há quebra de corrente. Se der à chave a quente o motor roda, mas como se rodasse com a bateria com pouca carga o que faz com que não pegue. Se fosse motor de arranque não haveria sequer sinal após dar à chave, certo?
Registado
Xmarine
Visitante
Re: Partida do motor
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Responder #8 em:
20 de Janeiro de 2014, 10:16 am »
tas a ser contraditorio. se dizes que o motor roda como se a bateria tivesse fraca embora ela esteja boa como é que pode nao haver uma perda de corrente??
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Unique01
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Mensagens: 6
Re: Partida do motor
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Responder #9 em:
20 de Janeiro de 2014, 10:24 am »
Peço desculpa... Ok há uma quebra de corrente. O que queria dizer era, que segundo já me aconteceu antes noutros carros...o motor de arranque quando vai às lonas, simplesmente não dá sinal...ficam as luzes do painel ligadas, mas dás à chave e não há qualquer sinal. E foi só para dizer que não é o caso...
O carro só depois de uma viagem de mais de 20 minutos, se o desligar e ligar de seguida pega, se esperar para aà uns 30 segundos já não pega...é como se tentasses pegar um carro com a bateria descarregada...
Registado
Xmarine
Visitante
Re: Partida do motor
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Responder #10 em:
20 de Janeiro de 2014, 22:10 pm »
Sim, quando as escovas estão gastas ele não roda.
No caso do teu carro e do meu, é a resina de isolamento do enrolamento que derrete e assim faz um enorme consumo de corrente e não roda
Alguns motores onde esse problema é frequente, como o F7P, F7R, C2Jt, trazem uma peça para isolamento térmico por cima do motor de arranque precisamente por causa deste problema
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